sexta-feira, 6 de setembro de 2024

XIII-SANTO AGOSTINHO E A BÍBLIA SAGRADA Primazia na conversão de Santo Agostinho

 

 

XIII-SANTO AGOSTINHO E A BÍBLIA SAGRADA

Primazia na conversão de Santo Agostinho

 

 

A Bíblia Sagrada exerce grande influência na vida dos cristãos. Enquanto católicos, é importante conhecermos a Palavra de Deus, pois ela nos aproxima dEle e nos dá revelações sobre a vida. Em setembro celebramos o mês da Bíblia. Um mês inteiramente dedicado à Sagrada Escritura. Um período especial para conhecermos profundamente o que Deus nos fala e amá-lo com ainda mais intensidade. 

 

Além de ser o livro mais vendido e conhecido do mundo, a Bíblia Sagrada apresenta revelações. Todas as promessas feitas no Antigo Testamento, Jesus Cristo cumpre em Sua vinda. E como católicos e seguidores dos ensinamentos de Santo Agostinho, entendemos que só é possível amar aquilo que conhecemos. Por isso, a extrema importância em lermos e meditarmos a Sagrada Escritura. Só conseguimos fielmente amar a Deus, conhecendo sua Palavra, Seus desígnios e o que Ele deseja para nossa vida. 

 

Você tem facilidade para ler a Bíblia? Consegue compreender o que Deus quer nos falar? Santo Agostinho, doutor da Igreja, era um homem estudioso e tinha grande contato com  a filosofia. No livro “Confissões”, ele afirma que decidiu dedicar-se ao estudo da Bíblia para conhecê-lá, porém, à primeira vista, não teve uma experiência positiva com a leitura da Palavra.

“Ao fixar nela a atenção, não pensei o que agora estou dizendo, mas simplesmente me pareceu indigna de ser comparada com a majestade dos escritos de Cícero. Meu orgulho recusava sua simplicidade e minha mente não lhe penetrava o íntimo. Contudo, a agudeza desta visão haveria de crescer com os pequenos; mas eu de nenhum modo queria ser dança e, enfatuado de soberba, considerava-me grande”. 

 

Santo Agostinho já conhecia a Bíblia, frequentava as missas e tinha um grande exemplo católico dentro de casa. Sua mãe, Santa Mônica, sempre orou fervorosamente pedindo pela conversão do filho. Saiba mais sobre como se deu a conversão do Doutor da Igreja.

Mesmo assim, Agostinho, um homem inteligente e estudioso, apesar de ter tido a boa intenção em conhecer a Bíblia, teve um resultado negativo. Ele queria saber se a força encontrada em tantas leituras filosóficas por ele, era também vista nos livros da Sagrada Escritura, mas sofreu com a interpretação e não aprovou a linguagem dos textos. 

Porém, é a mesma leitura antes negada, que converte Santo Agostinho. Uma experiência de fé faz com que ele abrisse a Bíblia em um capítulo qualquer e lesse um versículo que foi o divisor de águas na vida do santo, como ele conta em seu livro “Confissões”:

“Li em silêncio o primeiro capítulo em que pus os olhos: ‘Não caminheis em glutonarias e embriaguez, nem em desonestidades e dissoluções, nem em contendas e rixas; mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e não procureis a satisfação da carne com seus apetites’ (Romanos 13, 13). Não quis ler mais, nem era necessário. Apenas acabei de ler estas frases, penetrou-me no coração uma espécie de luz serena e todas as trevas da dúvida fugiram”. 

A Bíblia Sagrada, com tantos ensinamentos deixados por Jesus, é fonte de respostas e modelo de vida para nós, católicos. Em nenhum outro livro encontramos um amor tão grande e misericordioso, que revela o sacrifício do Pai para a salvação de Seu povo, como fala Agostinho. 

 

A conversão de Santo Agostinho a partir da leitura e compreensão dos textos bíblicos, tornaram-o um grande conhecedor dos desígnios de Deus e proporcionaram a nós, textos enriquecedores escritos pelo santo e que nos auxiliam a uma vida de acordo com o que Deus deseja para Seu povo. 

 

Para Agostinho, a Palavra Encarnada foi a via primeira para sua santidade. Para nós, ela também pode ser. Conhecer, desfrutar e entender o que o Pai nos fala através da Sagrada Escritura nos leva à santidade. Ela é para todos! Não deixemos para depois, o quanto antes nos dedicarmos a ler a Palavra, antes compreenderemos o amor tão grande de Deus pela humanidade. 

 

Como fala Santo Agostinho: “Tarde Te amei, ó Beleza tão antiga e tão nova… Tarde Te amei! Trinta anos estive longe de Deus. Mas, durante esse tempo, algo se movia dentro do meu coração… Eu era inquieto, alguém que buscava a felicidade, buscava algo que não achava… Mas Tu Te compadecestes de mim e tudo mudou, porque Tu me deixaste conhecer-Te. Entrei no meu íntimo sob a Tua guia e consegui, porque Tu Te fizeste meu auxílio”. 

 

O caminho terreno mais seguro para chegarmos ao Céu é através da Bíblia Sagrada. Aprendamos com o Doutor da Igreja para que assim, possamos reconhecer nossa pequenez diante do Criador, a misericórdia infinita dEle para com nós e o tesouro tão grande encontrado em Suas Palavras.

 

Quer seguir os passos de Santo Agostinho na vocação? Fale com nossos promotores vocacionais!

 

Ele ensina que a perseverança nos auxilia na busca pela santidade, nos faz mergulhar no conhecimento sobre a Palavra e nos aproxima de Deus. A Sagrada Escritura é fundamental para uma vida de oração, ela nos mostra Cristo e nos revela a intenção de Deus para nossa existência.  

 

Contatos para as regiões Sul/Sudeste/Centro-Oeste:

Número: (28) 99937-8933

E-mail: stvvocacional@gmail.com

 

Contatos para as regiões Norte/Nordeste:

Número: (91) 98118-8662

E-mail: vocacionalrecoletosnorte@gmail.com

 

https://www.stvvocacional.com.br/blog/biblia-sagrada-primazia-na-conversao-de-santo-agostinho-/#:~:text=Ele%20ensina%20que%20a%20perseveran%C3%A7a%20nos%20auxilia%20na,revela%20a%20inten%C3%A7%C3%A3o%20de%20Deus%20para%20nossa%20exist%C3%AAncia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário