quinta-feira, 31 de outubro de 2024

II-OLÁ! PRA COMEÇO DE CONVERSA.

 

 

 

II-OLÁ! PRA COMEÇO DE CONVERSA.

 

2.1-Irmãos e irmãs, sejam todos bem-vindos!

 

Reunimo-nos para celebrar nossa fé e nossa esperança em Deus, que em Jesus Cristo na sua morte e ressurreição, nos garante a vida eterna.

Reunidos em Comunidade, na Comemoração dos Fiéis Defuntos, fazemos memória de nossos entes queridos e amigos falecidos. Embora seja um dos maiores dramas da pessoa humana, a morte não tem a última palavra para aquele que tem fé. Não é vontade de Deus que seus filhos sofram. Por isso, Ele fez da morte e ressurreição de seu Filho Jesus a nossa passagem para a vida eterna. Hoje não é dia de tristeza e de sofrimento, mas dia de esperança. Hoje não é dia de pesar, mas de nos consolarmos por meio da fé na ressurreição, pois todos os que em vida contemplam a face do Filho de Deus o contemplarão também, face a face, no último dia.

rmãos e irmãs, neste dia, a Igreja reza em sufrágio de todos os fiéis defuntos. Vivemos feridos pela morte. Ela nos entristece e frustra nossas expectativas. Mas, como cristãos, não nos iludimos e sabemos que não fomos criados para ela, mas para vida. Por isso, Deus enviou seu Filho, que afirmou: “Eu sou a Ressurreição e a Vida”. Ele morreu de nossa morte para que não morrêssemos sozinhos e para que, morrendo como ele, também ressuscitássemos com Ele. Portanto, para nós, a morte não tem mais a última palavra, pois Cristo nos liberta dela e nos dá a vida para sempre. Neste dia de oração pelos que faleceram, lembremos de nossos parentes e amigos, mas também daqueles que não têm quem reze por eles.

No dia em que celebramos a comemoração de todos os fiéis falecidos, sustentados em Jesus Cristo que morreu e ressuscitou, temos a esperança e a alegria da certeza de que morrer é viver. A fé na ressurreição nos faz compreender que já nessa vida devemos lutar pela imortalidade e com isso ter a convicção de que é preciso viver o amor para que a vida prevaleça. Em Cristo está nossa certeza de que, vivendo e construindo o Reino aqui, também o herdaremos na eternidade. Rezando por todos os falecidos esperamos, também nós, sermos considerados dignos de um dia participarmos da glória eterna.

 

2.2- Por que rezamos pelos Mortos?

 

As orações, na intenção das pessoas que já faleceram, são expressão da ligação e do amor que temos para com elas. Através das nossas preces gostaríamos de ajudá-las, no momento da morte a se decidirem por Deus. É um sinal do nosso amor e da nossa solidariedade.

 

A prática de rezar pelos mortos foi incentivada por religiosos e papas ao longo dos séculos X e XI, onde pediam que se dedicasse ao menos um dia no ano para orarem aos mortos.

Hoje, no dia 02 de Novembro, celebramos em todas as Igrejas do mundo o dia de finados, ou a solenidade dos fiéis defuntos. Onde fazemos memória de todos os fiéis que já nos deixaram e rezamos em especial pelas almas do Purgatório

Nenhum comentário:

Postar um comentário