V- CAMPANHA MISSIONÁRIA
As Pontifícias Obras Missionárias (POM) deram início à sua tão
aguardada Campanha Missionária deste ano, atividade que tem o objetivo de
fortalecer os laços de solidariedade e promover a animação missionária. O
lançamento oficial ocorre nesta sexta, 15 de março, em uma cerimônia especial
realizada na sede das POM, reunindo bispos referenciais da missão, lideranças
do Conselho Missionário Nacional (COMINA) e instituições parceiras.
Para inspirar as atividades da Campanha Missionária, foi lançada
a arte oficial que vai animar o mês missionário em toda a Igreja no Brasil e
que terá o lema “Ide, convidai a todos para o banquete”, frase inspirada no
texto de Mateus 22,9 e escolhida pelo Papa Francisco. O tema será “Com a força
do Espírito, testemunhas de Cristo”, nos fazendo permanecer em comunhão com a
Igreja da América que se prepara para viver o 6º Congresso Missionário
Americano, o CAM6, em novembro deste ano, em Porto Rico.
Acesse o site oficial da Campanha
Missionária 2024
5.’- Dia Mundial das Missões
Uma das iniciativas mais emblemáticas das Pontifícias Obras
Missionárias é o Dia Mundial das Missões, que neste ano acontece nos dias 19 e
20 de outubro. No Brasil, foi assumida a Campanha Missionária durante o mês de
outubro e que tem como objetivo principal conscientizar os fiéis sobre a
importância da missão na Igreja e angariar recursos para apoiar os esforços
missionários em diferentes partes do mundo.
Através da Campanha Missionária e de outras iniciativas, as
Pontifícias Obras Missionárias reafirmam o compromisso da Igreja Católica com a
missão evangelizadora, inspirando os fiéis a se engajarem ativamente na difusão
do Evangelho e na construção de um mundo mais justo, solidário e fraterno.
Durante esse mês especial, são organizadas diversas atividades
nas paróquias, escolas e comunidades católicas, incluindo celebrações,
formações, novenas e experiências missionárias, lembrando a solidariedade com
os povos em situação de vulnerabilidade.
Além de sensibilizar os fiéis, a campanha também tem um
importante aspecto de arrecadação de fundos. As doações recebidas durante esse
período são destinadas ao Fundo Mundial de Solidariedade em Roma, que apoia
projetos de evangelização, educação, saúde, desenvolvimento comunitário e assistência
social em áreas de missão ao redor do mundo.
No Brasil, a Campanha Missionária é uma atividade que, desde
1972, ajuda a fortalecer a identidade missionária da Igreja. É uma iniciativa
que acontece em comunhão com o Conselho Missionário Nacional (COMINA) e a
Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
5.2-Nova
marca da CM
A
Campanha Missionária tem um nova identidade visual, marcando os seus 50 anos de
jornada para promover a animação missionária em todo o mundo. A nova logomarca
destaca a cruz, símbolo de nossa existência, e a sigla “CM” em um globo
terrestre estilizado, rodeado por pontos que se entrelaçam em um gesto de
solidariedade que ocupa o centro do design. Este ícone reflete a visão da
Campanha Missionária de criar uma comunidade global que se expande para todos
os cantos do mundo.
Ao
lançar a nova marca da Campanha Missionária, as Pontifícias Obras Missionárias
(POM) pretende reafirmar o trabalho de tantas pessoas envolvidas com a missão
além-fronteiras, assim como trazer mais identidade para esta ação que faz parte
da essência da vida cristã. Este é um símbolo do compromisso contínuo da
Campanha Missionária em construir um mundo mais justo e compassivo.
Com informações: POM
VI-Outubro
Rosa– Mês de Conscientização
Sobre o Câncer de Mama
Outubro Rosa é um
movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama,
criado no início da década de 1990 pela Fundação
Susan G. Komen for the Cure.
A data, celebrada
anualmente, tem o objetivo de compartilhar informações e promover a
conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de
diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.
Desde 2020, com a
pandemia COVID-19, os grupos que atuam em câncer de mama tiveram que repensar
suas campanhas do Outubro Rosa e aumentar sua presença virtual. Por meio de
intervenções, campanhas e mensagens inovadoras, eles mostraram que a promoção
da saúde pública pode assumir várias formas e gerar um forte impacto no acesso
à saúde. Qual a melhor forma de adaptar uma campanha? Por que a parceria com
outros grupos pode aumentar o alcance das mensagens compartilhadas? Como
avaliar o impacto de uma campanha virtual?
Para tentar responder
essas questões, em 21/9/2021, a Union for International Cancer Control (UICC)
compartilhou estudos de caso de diferentes grupos e regiões para inspirar
ideias e compartilhar lições aprendidas nas campanhas de 2020 para aproveitar
ao máximo a campanha do Mês de Conscientização do Câncer de Mama deste ano.
No Brasil, em 2018, a Lei nº 13.733 instituiu o Mês de conscientização sobre o câncer
de mama – outubro rosa, período em que devem ser desenvolvidas as seguintes
atividades, entre outras:
I – iluminação de
prédios públicos com luzes de cor rosa;
II – promoção de palestras, eventos e atividades educativas;
III – veiculação de campanhas de mídia e disponibilização à população de
informações em banners , em folders e em outros materiais ilustrativos e
exemplificativos sobre a prevenção ao câncer, que contemplem a generalidade do
tema.
O
Instituto Nacional de Câncer (INCA), participa do movimento desde 2010 e
promove eventos técnicos, debates e apresentações sobre o assunto, assim como
produz materiais e outros recursos educativos para disseminar informações sobre
fatores protetores e detecção precoce do câncer de mama.
Este
ano, o INCA adotou o slogan: Eu
cuido da minha saúde todos os dias. E você?
O
câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em
países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. Cerca de 2,3 milhões
de casos novos foram estimados para o ano de 2020 em todo o mundo, o que
representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas nas
mulheres. As taxas de incidência variam entre as diferentes regiões do planeta,
com as maiores taxas nos países desenvolvidos.
Para o
Brasil, a estimativa foi de 66.280 casos novos de câncer de mama em 2021, com
um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres.
Esse
tipo de câncer também ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre
as mulheres no Brasil, com taxa de mortalidade ajustada por idade, pela
população mundial, para 2019, de 14,23/100 mil. As maiores taxas de incidência
e de mortalidade estão nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.
Os
principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo),
geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com
casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de
líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou
na região das axilas.
Fontes:
Instituto
Nacional de Câncer (INCA)
Union
for International Cancer Control (UICC)
https://bvsms.saude.gov.br/outubro-rosa-mes-de-conscientizacao-sobre-o-cancer-de-mama-2/
VII-Sugestões de Cantos para o Mês
Missionário • Outubro
1. Entrada1:
VENHAM TRABALHAR NA MINHA VINHA
Entrada2: AGORA É TEMPO DE SER IGREJA
Entrada3: E PELO MUNDO EU VOU
Entrada4: MISSÃO DA IGREJA
2. Aclamação1: NO EVANGELHO DA VIDA
Aclamação2: COMO SÃO BELOS
Aclamação3: ALELUIA, IDE PELO MUNDO
Aclamação4: ALELUIA, VAI E ANUNCIA
3. Oferendas1: BENDITO SEJAIS POR TODOS OS DONS
Oferendas2: MUITOS GRÃOS DE TRIGO
Oferendas3: A FÉ É COMPROMISSO
Oferendas4: VAMOS PREPARAR A CEIA
4. Comunhão1: É COMUNHÃO, É COMUNHÃO
Comunhão2: É BOM ESTARMOS JUNTOS
Comunhão3: CANTAR A BELEZA DA VIDA
Comunhão4: VEM, EU MOSTRAREI
5. Final1: É MISSÃO DE TODOS NÓS
Final2: E PELO MUNDO EU VOU
Final3: IDE POR TODO O UNIVERSO
Final4: NOSSA MISSÃO
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