sexta-feira, 27 de dezembro de 2024

II- OLÁ! PRA COMEÇO DE CONVERSA...

 

II-             OLÁ! PRA COMEÇO DE CONVERSA...

2.1- Sejam bem-vindos amados irmãos e irmãs!

. Irmãos e irmãs, sejam bem-vindos! Neste dia, estamos em comunhão com nossa Igreja Diocesana que abre oficialmente, na Catedral em São Mateus, o Ano Jubilar. "Peregrinos de esperança", cantemos.

A liturgia deste domingo, depois do Natal, nos convida a refletir sobre a Sagrada Família de Nazaré. Jesus, Maria e José nos convidam a viver a harmonia familiar e a criar dentro de nossas famílias laços de amor, diálogo e acolhida. Olhando a família de Nazaré, peçamos nesta celebração, para que aprendendo de sua convivência e seguindo seus exemplos, nossas famílias se tornem uma verdadeira Igreja doméstica, fonte de vida e caminho de transformação da sociedade. Acolhamos em nosso meio a imagem da Sagrada Família de Nazaré

Celebrando o mistério do nascimento de Cristo, a Igreja comemora hoje a Sagrada Família de Nazaré: Jesus, Maria e José. Nes- sa família nasceu e cresceu o Verbo de Deus, para um dia assumir sua missão salvadora no mundo. Em Nazaré, a família vivia em torno de Jesus. Da mesma forma, deve viver a família cristã. Somente as- sim poderá experimentar o dom da paz. Hoje, nossa Arquidiocese, em comunhão com a Igreja no mundo inteiro, realiza a Abertura do Ano Jubilar, com o tema: "Peregrinos de Esperança". Rezemos para que nos- sas famílias e comunidades trilhem o caminho da esperança, no desejo e na busca do bem.(Introdução do folheto o Povo de Deus SP)

2,2- 0Jubileu 2025: Peregrinos de Esperança

 

O Ano Jubilar de 2025, proclamado pelo Papa Francisco, que tem como tema “Peregrinos de Esperança” remonta a inscrição bíblica, do livro do Levítico que era o ano do descanso da terra, o ano que todas as coisas retornam para Deus, também de acordo com as palavras de Jesus, citando o profeta Isaías: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque Ele me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me a proclamar a libertação aos presos e aos cegos a recuperação da vista, para restituir a liberdade aos oprimidos e para proclamar um ano de graça do Senhor” (Lc 4,18-19).

De acordo com a tradição da Igreja, ordinariamente o Jubileu é convocado a cada 25 anos, celebrando, assim, a Encarnação de nosso Senhor Jesus Cristo. O último Jubileu Ordinário aconteceu no ano de 2000, quando o Papa São João Paulo II convocou a todos para a entrada do novo milênio. Em 2025, celebraremos, então, esta chance de participar da santidade do Senhor que é derramada sobre todos os fiéis, possibilitando a participação da graça Jubilar, vivência de peregrinação e participação dos Sacramentos e da Indulgência Plenária.

https://site.diocesedeumuarama.org.br/jubileu-2025-peregrinos-de-esperanca/

Nenhum comentário:

Postar um comentário