sexta-feira, 11 de abril de 2025

RITOS INICIAIS -MSAUDAÇÃO E BÊNÇÃO DOS RAMOS

           RITOS INICIAIS

 1 CANTO DE ABERTURA

 Solo: Hosana ao Filho de Davi! Ass.: Hosana ao Filho de Davi! 1. Bendito o que vem em nome do Senhor! 2. Rei de Israel, hosana nas alturas! (MR, p. 216)

 

2 SAUDAÇÃO

P. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.

T. Amém.

 P. A graça e a paz de Deus, nosso Pai, e de Jesus Cristo, nosso Senhor, estejam convosco.

T. Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.

 P. Meus irmãos e minhas irmãs: durante as cinco semanas da Quaresma preparamos o nosso coração pela penitência e obras de caridade. Hoje aqui nos reunimos e iniciamos, com toda a Igreja, a celebração do mistério pascal de nosso Senhor, sua morte e ressurreição. Para consumá-lo, Cristo entrou em Jerusalém, sua cidade. Por isso, celebrando com fé e piedade a memória desta entrada, sigamos os passos de nosso Salvador para que, associados pela graça à sua cruz, participemos também de sua ressurreição e de sua vida.

3 BÊNÇÃO DOS RAMOS

P. Oremos: (silêncio) Deus eterno e todo-poderoso, santificai + estes ramos com a vossa bênção para que possamos chegar à eterna Jerusalém, seguindo com alegria o Cristo, nosso Rei. Que vive e reina pelos séculos dos séculos. T. Amém.

 Aquele que preside asperge os ramos, em silêncio. Como de costume, proclama-se o Evangelho da entrada do Senhor em Jerusalém

 EVANGELHO 4 (Lc 19,28-40)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.

 – Naquele tempo, 28Jesus caminhava à frente dos discípulos, subindo para Jerusalém. 29Quando se aproximou de Betfagé e Betânia, perto do monte chamado das Oliveiras, enviou dois de seus discípulos, dizendo: 30“Ide ao povoado ali na frente. Logo na entrada encontrareis um jumentinho amarrado, que nunca foi montado. Desamarrai-o e trazei-o aqui. 31Se alguém, por acaso, vos perguntar: ‘Por que desamarrais o jumentinho?’, respondereis assim: ‘O Senhor precisa dele’”. 32Os enviados partiram e encontraram tudo exatamente como Jesus lhes havia dito. 33Quando desamarravam o jumentinho, os donos perguntaram: “Por que estais desamarrando o jumentinho?” 34Eles responderam: “O Senhor precisa dele”. 35E levaram o jumentinho a Jesus. Então puseram seus mantos sobre o animal e ajudaram Jesus a montar. 36E enquanto Jesus passava, o povo ia estendendo suas roupas no caminho. 37Quando chegou perto da descida do monte das Oliveiras, a multidão dos discípulos, aos gritos e cheia de alegria, começou a louvar a Deus por todos os milagres que tinha visto. 38Todos gritavam: “Bendito o rei, que vem em nome do Senhor! Paz no céu e glória nas alturas!” 39Do meio da multidão, alguns dos fariseus disseram a Jesus: “Mestre, repreende teus discípulos!” 40Jesus, porém, respondeu: “Eu vos declaro: se eles se calarem, as pedras gritarão”.

– Palavra da salvação. T. Glória a vós, Senhor

. Após o Evangelho, pode haver uma breve homilia. Em seguida, o sacerdote ou o diácono dá início à procissão:

P. Meus irmãos e minhas irmãs, imitando o povo que aclamou Jesus, comecemos com alegria nossa procissão.

5 CANTOS DE PROCISSÃO [L.: MR e Sl 23 | M.: José Alves

] Antífona 1: “Pueri” Os filhos dos hebreus com ramos de oliveira foram ao encontro do Senhor clamando: Hosana ao Filho de Davi! Hosana ao Filho de Davi!

1.      Ao Senhor pertence a terra e o que ela encerra, * o mundo inteiro com os seres que o povoam. 2. “Quem subirá até o monte do Senhor, * quem ficará em sua santa habitação?” 3. “Quem tem mãos puras e inocente coração, * nem jura falso para o dano de seu próximo. 4. Sobre este desce a bênção do Senhor, * e a recompensa de seu Deus e Salvador”. 5. “Ó portas, levantai vossos frontões, * a fim de que o Rei da glória possa entrar! 6. Dizei-nos: “Quem é este Rei da glória?” * “É o Senhor, o valoroso, o onipotente!” [L.: MR e Sl 46 | M.: José Alves]

 

 

Antífona] Hino a Cristo Rei Glória, louvor e honra a ti, Cristo Rei, Redentor!

1.      De Israel Rei esperado; / de Davi ilustre filho; / o Senhor é que te envia; / ouve, pois, nosso estribilho! 2. Todos juntos te celebram, / quer na terra ou nas alturas; / cantam todos teus louvores, / anjos, homens, criaturas! 3. Veio a ti o povo hebraico, / com seus ramos e suas palmas; / também hoje, te trazemos / nossos hinos, nossas almas! 4. Festejaram tua entrada, / que ao Calvário conduzia; / mas agora que tu reinas, / bem maior é nossa alegria! 5. Agradaram-te os seus hinos, / nossos hinos, igualmente; / o que é bom tu sempre acolhes, / Rei bondoso, Rei clemente! (L: MR | M.: José Alves)

 

Ao entrar na igreja, canta-se este responsório:

 

 Responsório: “Ingrediente” 1. Entrando o Senhor na cidade santa, os filhos dos Hebreus anunciavam a ressurreição da vida. Com ramos de palmeiras, clamavam dizendo: Hosana, hosana nas alturas! 2. Ouvindo o povo que Jesus viria a Jerusalém, saiu ao seu encontro. Com ramos de palmeiras, clamavam dizendo:

 

 6 COLETA P. Oremos: (silêncio) Deus eterno e todo-poderoso, para dar ao gênero humano um exemplo de humildade, quisestes que o nosso Salvador assumisse a condição humana e morresse na cruz. Concedei-nos aprender os ensinamentos de sua paixão e participar de sua ressurreição. Ele, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. T. Amém.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário