VIII-
SANTO
AGOSTINO E A EUCARISTIA
Sermão 227 A
Eucaristia.
Para o dia de Páscoa. Aos
recém-batizados. Santo Agostinho Análise Após ter recordado que a Eucaristia é
realmente o corpo e o sangue de Jesus Cristo, Santo Agostinho quer mostrar que
esse sacramento é também um símbolo de união. Que união admirável entre os
grãos de trigo que compõem o pão eucarístico! Assim, ao nos convidar
solenemente para elevarmos nossos corações rumo a Deus e ao nos dar o santo
beijo da paz, a Igreja nos repete que devemos estar ligados pelo amor a Deus e
aos nossos irmãos. Tomemos cuidado para não profanarmos um sacramento tão
poderoso.
01
– O pão eucarístico é um sinal de unidade. Eu não esqueci meu compromisso. A
vocês que acabam de ser batizados eu prometi um sermão sobre o sacramento da
mesa sagrada- Santo Agostinho – Sermão 227 (A Eucaristia)
2 da; sacramento que vocês contemplam neste
exato momento e do qual vocês participaram na última noite. Vocês devem
conhecer, de fato, o que vocês receberam, o que receberão e o que devem receber
a cada dia. Este pão então que vocês veem sobre o altar, uma vez santificado
pela palavra de Deus, é o corpo de Cristo. Este cálice __ ou melhor, o que
contém este cálice __ uma vez santificado também pela palavra de Deus é o
sangue de Cristo e Cristo Nosso Senhor quis com isso propor, à nossa veneração,
seu próprio corpo e o sangue que ele derramou a nosso favor para a remissão dos
pecados. Mas, se vocês os receberam bem, vocês são o que vocês receberam, sem
nenhuma dúvida. De fato, diz o Apóstolo: Nós, embora sendo muitos, formamos um
só corpo, porque todos nós comungamos do mesmo pão1 . Assim, ele mostrou o
significado deste sacramento, recebido na mesa do Senhor: embora sendo muitos,
formamos um só corpo, porque todos nós comungamos do mesmo pão. Esse pão
sagrado nos ensina então o quanto devemos amar a união. De fato, ele é formado
por um só grão? Ele não é, pelo contrário, formado por muitos grãos de trigo?
Esses grãos, antes de terem sido transformados em pão, estavam separados uns
dos outros e a água serviu para uni-los, depois de terem sido moídos, pois se o
trigo 1 1 Coríntios 10: 17. Santo Agostinho – Sermão 227 (A Eucaristia)
3
não for moído e se a farinha não for embebida pela água, jamais se faz um pão.
Assim, nestes dias passados vocês foram, em certo sentido, esmagados sob o peso
das aflições do jejum e das práticas misteriosas do exorcismo. A água do
batismo veio como que penetrá-los em seguida, para fazer de vocês uma espécie
de massa espiritual. Mas não há pão sem o calor do fogo. O que simboliza aqui o
fogo? O Santo Crisma, pois o óleo que mantém o fogo entre nós é o símbolo do
Espírito Santo. Fiquem atentos à leitura dos Atos dos Apóstolos. É neste
momento, é hoje mesmo que se começa a ler esta obra e todo aquele que quer
fazer progressos na virtude encontra nela os meios para conseguir isso. Quando
vocês vierem à Igreja, deixem de lado suas preocupações fúteis e apliquem-se em
estudar as Escrituras. Somos para vocês como que os livros que as contém.
Observem então e reconheçam que o Espírito Santo descerá no dia de Pentecostes.
Como ele virá? Como um fogo, já que ele se mostrou sob a forma de línguas de
fogo. É ele, de fato, que nos inspira o amor, para nos inflamar de ardor para
com Deus e infundir em nós o desprezo pelo mundo e também para consumir em nós
o que temos de palha e purificar nossos corações, como se faz com o ouro. Santo
Agostinho – Sermão 227 (A Eucaristia)
4
Portanto, o Espírito Santo virá como o fogo depois da água e vocês se tornarão
um pão sagrado: o corpo de Jesus Cristo. Não é verdade então que o sacramento
da mesa santa nos lembra a unidade? Vejam também como os mistérios do
sacrifício se seguem naturalmente. Depois de terem rezado, vocês são primeiro
convidados a voltar seus corações para o alto. Não é isto o que devem fazer os
membros de Cristo? Vocês se tornaram os membros de Cristo, mas onde está a
Cabeça de vocês? Os membros possuem uma Cabeça e se a Cabeça não caminha na
frente, os membros não a seguirão. Aonde foi então a Cabeça de vocês? O que
vocês repetiram no Símbolo? “No terceiro dia ele ressuscitou dos mortos, subiu
ao céu e está sentado à direita do Pai”. Então, nossa Cabeça está no céu. É por
isso que, quando vocês são convidados a voltar seus corações para o alto, vocês
respondem: “Nosso coração está em Deus”. É de se temer, no entanto, que vocês atribuam
às suas forças, aos seus méritos, aos seus esforços, terem voltado seus
corações para o Senhor, enquanto que vocês só o fizeram por causa da graça de
Deus. Assim, quando o povo respondeu: “Nosso coração está em Deus”, o bispo __
ou o sacerdote que celebra __ continua e diz: “Demos graças ao Senhor nosso
Deus”, por nosso coração estar junto Santo Agostinho – Sermão 227 (A
Eucaristia)
5
a ele. Vamos dar graças a Deus, então, pois, sem ele, esse coração permaneceria
na terra. Por isso vocês aplaudem também ao responderem: “É justo e
necessário”, que demos graças Àquele que nos propicia ter nossos corações
erguidos para nossa Cabeça. Em seguida, depois da consagração do divino
sacrifício, como ele queria que também nós fôssemos esse sacrifício __ como é
demonstrado no momento em que se coloca no altar o sacrifício de Deus e também
nós, ou seja, o signo e a coisa significada que somos nós __ recita-se a Oração
do Senhor, que foi ensinada para vocês e que vocês repetiram. Depois, na
sequência desta oração, é dito: “A paz esteja com vocês” e os cristãos se dão
então um beijo santo. Este beijo é um símbolo de paz e o que os lábios
demonstram devem acontecer no coração. Da mesma forma como seus lábios se
aproximam dos lábios do seu irmão, assim também seu coração não deve se afastar
do dele. Que grandes, que profundos sacramentos! Vocês querem saber a ideia que
vocês devem ter deles? Todo aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor
indignamente será culpável do corpo e do sangue do Senhor2 , diz o Apóstolo. 2
1 Coríntios 11: 27. Santo Agostinho – Sermão 227 (A Eucaristia)
6 O que é recebê-los indignamente? É
recebê-los com escárnio, com desprezo. Não despreze o que você vê. O que você
vê passa, sem dúvida, mas a realidade invisível não passa; ela permanece.
Recebe-se, come-se, consome-se; mas o que se consome? É o corpo de Jesus
Cristo? É a Igreja? São seus membros? De forma alguma. Seus membros, pelo
contrário, retiram daí a santidade, para receberem, em outro lugar, a coroa. É
por isso que a realidade invisível sobreviverá eternamente, embora se vejam
passar os emblemas sagrados. Recebe-os então, mas com recolhimento, para terem
a união no coração e para terem constantemente seus corações fixados no céu.
Sim, coloquem suas esperanças no céu e não na terra. Que a fé de vocês em Deus
seja firme e que ela seja agradável a Deus, pois o que vocês acreditam agora
sem ver, vocês verão na pátria onde a alegria de vocês será sem fim.
Créditos © 2020 Teodoro Editor: Niterói – Rio de Janeiro
– Brasil. Traduzido de Œuvres complètes de Saint Augustin. Organizada pelo
Abade Raulx. Bar-Le-Duc: L. Guérin & Cie, Editeurs, 1868, por Souza Campos,
E. L. de. Cotejado com as versões em italiano e espanhol, da Ordem de Santo
Agostinho. Traduzido do latim para o francês pelo Abade Raulx
Nenhum comentário:
Postar um comentário