segunda-feira, 27 de janeiro de 2025

SEJA BEM-VINDO AO SB SABENDO BEM DE 02 DE FEVERIRO DE 2025 FESTA DA APRESENTAÇÃO DO SENHOR

 

 

Sabendo Bem

A linguagem da cruz é loucura para os que se perdem, mas, para os que foram salvos, para nós, é uma força divina. (I Coríntios 1, 18).

DOMINGO, 02 DE FEVEREIRO DE 2025        

 

FESTA DA APRESENTAÇÃO DO SENHOR

 

Ano Jubilar 2025 - Peregrinos de esperança

 

Dia Mundial da Vida Consagrada

 

UMA LUZ BRILHOU PARA OS GENTIOS

https://youtu.be/hhR10XCpwio

 

https://youtu.be/hhR10XCpwio?si=lMFAEguNszhfT1Bk

 

 

SEJA BEM-VINDO!

DOMINGO, 02 DE FEVEREIRO DE 2025

SEJA BEM-VINDO AO SB SABENDO BEM DA FESTA DA APRESENTAÇÃO DO SENHOR – ANO C

 

I-             SEJA BEM-VINDO AO SB SABENDO BEM DA FESTA DA APRESENTAÇÃO DO SENHOR – ANO C

 

II-            SB SABENDO BEM DA FESTA DA APRESENTAÇÃO DO SENHOR  ANO C

2.1-OLÁ! PRA COMEÇO DE CONVERSA....

2.2- Liturgia Festa da Apresentação do Senhor -Ano C;

III-Você já ouviu falar sobre o Fevereiro Roxo?

 

 

IV- LEITURAS DA FESTA DA APRESENTAÇÃO DO SENHOR ANO C;

 

V-LEITURAS PARA A SEMANA: DE 03 DE FEVEREIRO A 09 DE FEVEREIRO DE 2025

 

VI-          REFLEXÃO DOMINICAL I: 

VII=REFLEXÃO DOMINICAL II

 

VIII-REFLEXÃO DOMINICAL III:

IX-ESTILO DE VIDA:

X- REFLETINDO COM LINDOLIVO SOARES MOURA

 

XI-SANTO AGOSTINHO

XII-       DICAS DE LEITURAS

XIII-     SB SABENDO BEM DE 02 DE FEVEREIRO DE 2025 INFORMA.

 

 

 

I- OLÁ PRA COMEÇO DE CONVERSA...

 

I-         OLÁ PRA COMEÇO DE CONVERSA... 

1.1-        Sejam bem-vndos irmãs e irmãos

Preparar o espaço celebrativo com simplicidade e que expresse alegria e esperança. Convidar casais com crianças recém-nascidas e ou recém-batizadas, e um casal de idosos para o momento da apresentação dos dons. Preparar a recordação da vida. Para iniciar a celebração, cantar de forma orante o refrão

(Neste momento uma pessoa da equipe de liturgia acende as velas do Altar.) (Antônio Cartageno) Chama viva da minha esperança, este canto suba para Ti! Seio eterno de infinita vida, no caminho eu confio em Ti! (Terminando o refrão, todos ficam em pé e inicia-se o canto inicial.)

Irmãos e irmãs, há quarenta dias celebrávamos com alegria o Natal do Senhor.Hoje chegou o dia em que Jesus foi apresentado ao templo por Maria e José. Exteriormente cumpriu a lei, mas na realidade veio ao encontro do seu povo fiel. Impulsionados pelo Espírito Santo, o velho Simeão e a profetisa Ana vieram também ao templo. Iluminados pelo mesmo Espírito, reconheceram o seu Senhor e o anunciaram com júbilo. Assim também nós, congregados pelo Espírito Santo, vamos nos dirigir à casa de Deus, ao encontro de Cristo. Nós o encontraremos e o reconheceremos na fração do pão, enquanto esperamos a sua vinda na glória.(INTRODUÇÃO AO FOLHETO POVO DE DEUS).

. Sejam bem-vindos, irmãos e irmãs, para juntos celebrarmos o dia em que recordamos a Apresentação do Senhor no Templo

. A Festa da Apresentação de Jesus no Templo (cf. Lc 2,21-35) teve origem no Oriente com o nome de "Hipapante", isto é, "Encontro". No séc. VI, estendeu-se ao Ocidente com desdobramentos próprios: em Roma, com caráter mais penitencial e, na Gália, com a solene bênção e procissão das velas, que desenvolve o símbolo da luz e deu origem ao termo "Candelaria". No sinal visível das velas, a Igreja encontra e acolhe, na fé, aquele que é a "a luz dos homens" e o anuncia a todas as nações

BÊNÇÃO E PROCISSÃO DAS VELAS –

Refrão para acender as velas: "Caminhamos pela luz de Deus..." n° 09 ou "Eu sou a luz do mundo..." n° 23. D. Irmãos e irmãs, há quarenta dias celebrávamos com alegria o Natal do Senhor. Hoje chegou o dia em que Jesus foi apresentado ao templo por Maria e José. Exteriormente cumpriu a lei, mas na realidade veio ao encontro do seu povo fiel. Impulsionados pelo Espírito Santo, o velho Simeão e a profetisa Ana vieram também ao templo. Iluminados pelo mesmo Espírito, reconheceram o seu Senhor e o anunciaram com júbilo. Assim também nós, congregados pelo Espírito Santo, vamos nos dirigir à casa de Deus, ao encontro de Cristo. Nós o encontraremos e o reconheceremos nos Mistérios celebrados, enquanto esperamos a sua vinda na glória. Antes de nossa procissão, façamos a bênção das velas. Oremos: Deus, fonte e origem de toda luz, que hoje mostrastes ao justo Simeão a luz que ilumina as nações, nós vos pedimos humildemente: santificai com a vossa bênção estas velas e atendei as preces do vosso povo que se reuniu, trazendo-as para o louvor do vosso nome. Fazei que, seguindo o caminho da virtude, possamos chegar à luz que não se apaga, Jesus Cristo, que vive e reina pelos séculos dos sé- culos. Amém. (asperge as velas com água benta) D. Em procissão, sigamos em paz, com nossas velas acesas: Brilhe a vossa luz... nº 910.

 

 

.1.2- Refletindo sobre a Indulgência Jubilar 2025 (ler para a assembleia)

 [...] “Os fiéis peregrinos de esperança, poderão obter a Indulgência Jubilar concedida pelo Santo Padre se empreenderem uma piedosa peregrinação: Durante o Jubileu Ordinário de 2025, somos convidados a participar de uma piedosa peregrinação a qualquer lugar sagrado Jubilar, e aí dedicarem um tempo à adoração eucarística e à meditação, concluindo com o Pai-Nosso profissão de Fé e invocações a Maria, Mãe de Deus.]. A indulgência está, portanto, ligada também às obras de misericórdia e de penitência. Os fiéis, seguindo o exemplo e o mandato de Cristo, sejam encorajados a praticar mais frequentemente as obras de caridade ou misericórdia espirituais e corporais” [...]. Em nossa Diocese, os locais para as Sagradas Peregrinações e piedosas visitas aos lugares Sagrados são: - Catedral do Sagrado Coração de Jesus- Colatina. - Santuário Diocesano da Bem- aventurada Virgem da Saúde - Ibiraçu. (Dicastério para a Evangelização - Ed. CNBB

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

II-            Liturgia do Festa da Apresentação do Senhor- Ano C

- A profecia de Malaquias aponta para o Dia do Senhor. O nome "Malaquias" significa "meu mensageiro" e apresenta como mensagem central a necessidade da conversão de um povo. Deus não permite as ações dos malvados, por mais que pensemos que isso aconteça. Todavia, ninguém resistirá a Sua vinda no tempo oportuno. A cada um será concedido o prêmio merecido nesta vida. O Mensageiro é que prepara a vinda do Senhor e nos alerta sempre, a mudarmos enquanto há tempo. Este é o arauto que prepara o caminho para o procurado por todos: o Messias. Para nós, Ele é Jesus de Nazaré!

- A figura do mensageiro serve para animar um povo que se perdeu em sua fé. Por vezes, duvidamos do amor de Deus, de sua compaixão para conosco e facilmente o abandonamos. Quando desconfiamos da força divina, a tendência é buscar em outros ídolos a resolução de nossos problemas. Precisamos confiar em Deus e na sua bondade, que, em sua onipotência, realiza maravilhas. Na transmissão da fé, somos defensores da esperança, cristãos capazes de dar razões de seu seguimento a Jesus.

- A Carta aos Hebreus evidencia a missão de Jesus encarnado em nosso meio. Ele, após ter sofrido as tentações, socorre-nos em nossas tribulações, ajudando-nos a vencer as tentações. O Sumo Sacerdote não mais oferece holocausto e oblações, mas se oferece a si próprio, como expiação de nossas faltas. Na morte de Jesus, a morte é destruída. Fomos libertados pelo sangue do Senhor. O diabo já não tem mais poder. A escravidão do pecado a qual estávamos presos já não tem mais o seu poderio. Todos nós fomos redimidos com a oferta de Cristo na cruz.

- Qual a nossa parcela de contribuição na manifestação do Reino de Deus? Somos capazes de nos doar a cada dia em vista de um mundo onde ralmente haja vida e não morte?

- No Evangelho de Lucas, na pessoa de Simeão, o Antigo Testamento se encontra com o Novo, Jesus Cristo. De fato, a esperança deste senhor se realizou. Agora a salvação é concreta, e ele pode descansar em paz, pois a Paz habitou na terra. Muitos quiseram ver a salvação, desfrutando dela. Que alegria para Simeão ter em seus braços o autor da vida, aquele que junto do Pai, criou o universo. Ele pode enxergar o Deus encarnado, a novidade mais esperada por todos os profetas: "Deus se fez homem."

- Ana se junta a Simeão para contemplar a beleza da encarnação. Semelhante a uma escrava que ganha sua alforria, Ana se maravilha, pois seu coração se enche de esperança: nasceu o Salvador. Simeão e Ana representam um povo cheio de esperança que vê na dinâmica da vida a encarnação acontecer nas pequenas coisas. É Deus que faz morada, e não está longe, mas perto e sente as necessidades de seu povo. O mistério da Encarnação do Senhor celebrada na sua Apresentação enche o coração de vida e, ao mesmo tempo, aponta para a sua missão: dar a vida pelos seus! É na cruz que vemos a prova de amor acontecer em sua plenitude.

- Maria e José, Simeão e Ana representam todos as pessoas, povos e cultura, que se

 encontram com Mistério do Reino, mesmo diante os desafios do tempo presente. Ao cumprirem a Lei mosaica, eles mostram que Deus veio caminhar com o seu povo e se encarnou nos costumes, nas realidades, na vida. Ele está no meio de nós!

- A Festa do Encontro revela que Jesus é o menino que "há de ser causa de salvação e queda para muitos". Ele é a luz para o povo que andava nas trevas do desânimo e, para os que estavam sobre a sombra da morte, eis que surgiu o sol da justiça para iluminar os seus caminhos.

- Nossos olhos não viram a mesma cena que Simeão e Ana, José e Maria, mas por nossa fé, sentimos a Luz que brilha para sempre em nossos corações, pois participamos da Glória de Deus pelo Batismo. Peçamos a força do Espírito Santo para sermos sempre guiados ao encontro com o Deus Menino que veio trazer para o mundo a libertação. Que sejamos peregrinos de Esperança, num mundo marcado pelo pessimismo estéril, para levar o Reino de justiça e paz a todos. Que a luz de Cristo habite em nossos corações!

https://diocesedesaomateus.org.br/wp-content/uploads/2025/01/02_02_25.pdf

III-FESTA DA APRESENTAÇÃO DO SENHOR Cardeal Orani João Tempesta Arcebispo do Rio de Janeiro (RJ)

 

III-FESTA DA APRESENTAÇÃO DO SENHOR

Cardeal Orani João Tempesta
Arcebispo do Rio de Janeiro (RJ)

 

Celebramos neste dia 02 de Fevereiro a Festa da Apresentação do Menino Jesus no Templo, ou também chamada de festa das luzes. Essa celebração faz memória ao dia em que o Menino Jesus, no quadragésimo dia de vida, foi levado ao Templo de Jerusalém por Maria e José e apresentado aos sacerdotes e consagrado a Deus. Todo primogênito do sexo masculino deveria ser consagrado ao Senhor, José cumpria a risca todos os preceitos da religião Judaica.

A festa da Apresentação do Senhor é chamada de festa das luzes, porque o Menino Jesus é a luz que veio para iluminar as trevas do pecado. No tempo do Advento quando nos preparamos para o Natal acendemos as velas da coroa do Advento, significando que a luz que é Jesus se aproxima. Na Vigília de Natal, durante o anúncio do Natal acendemos as nossas velas, para significar que a luz de Deus está entre nós e venceu as trevas.

No rito da festa da celebração da Apresentação do Senhor somos convidados a acendermos nossas velas e irmos até a porta da Igreja e entrarmos com nossas velas em procissão significando que a luz de Deus está entre nós. Por isso a festa da Apresentação do Senhor é a festa das luzes, pois desde o tempo do advento nos preparamos para receber em nosso meio a luz de Deus, que nos vem por meio de Jesus Cristo.

A festa da apresentação do Senhor fecha as celebrações natalinas, por mais que não estamos mais no tempo litúrgico do Natal. Essa celebração encerra as grandes festividades ligadas ao Natal, como por exemplo: a festa da Epifania e do Batismo do Senhor. Essa celebração assim como as outras ligadas ao Natal, nos apontam para a festa central do calendário cristão que é a Páscoa. Esse mesmo menino que é apresentado no Templo e consagrado a Deus, depois com a sua morte e ressurreição, consagra o templo do seu corpo a Deus.

Recordamos nessa celebração muitas famílias que apresentam seus filhos a Deus em nossas paróquias, antes de realizarem o batismo. É de extrema importância apresentar os nossos filhos a Deus assim que eles nascem e antes mesmo do batismo, a apresentação serve como uma preparação ante o batismo que virá.

Que todos nós possamos renovar nesse dia a nossa consagração a Deus e a nossa vida possa estar voltada sempre para o Senhor. Somos chamados a viver a santidade no dia a dia e sermos luz para quem encontrarmos. Temos que cuidar do templo do nosso corpo, e não deixar que ele se manche ou seja destruído pelo pecado.

No templo a Sagrada Família foi recebida pelo profeta Simeão e profetiza Ana, num encontro descrito da seguinte maneira por São Lucas em seu evangelho: “Concluídos os dias da sua purificação segundo a Lei de Moisés, levaram-no a Jerusalém para o apresentar ao Senhor, conforme o que está escrito na Lei do Senhor: “Todo primogênito do sexo masculino será consagrado ao Senhor” (Ex 13,2); e para oferecerem o sacrifício prescrito pela Lei do Senhor, um par de rolas ou dois pombinho.” (Cf. Lc 2, 22-24).

Simeão aguardava a consolação de Israel, era um homem muito piedoso e dizia que não morreria sem antes ver o Messias que viria da parte de Deus. O Espírito Santo estava com ele e o profeta não saía do templo dia e noite. Movido por esse mesmo Espírito ele vai até o templo e encontra Maria, José e o menino. Ele toma o menino nos braços, bendiz a Deus e diz: “Agora, Senhor, deixai o vosso servo ir em paz, segundo a vossa palavra. Porque os meus olhos viram a vossa salvação que preparastes diante de todos os povos, como luz para iluminar as nações, e para a glória de vosso povo de Israel”.(Cf. Lc 2,29-32)

José e Maria ficaram maravilhados com aquilo que era dito sobre o menino, Simeão os abençoa e diz a Maria: “Eis que este menino está destinado a ser uma causa de queda e de soerguimento para muitos homens em Israel, e a ser um sinal que provocará contradições” (Cf. Lc 2,34)

Simeão e Ana reconheceram em Jesus o Messias esperado e profetizaram o sofrimento e a glória que viriam para ele e para a família. É por meio da tradição nessa profecia que se baseia a outra festa comemorada nessa data, a de Nossa Senhora da Candelária, ou da Luz, e ainda Nossa Senhora dos Navegantes.

Portanto, Simeão e Ana veem no Messias aquele que restauraria o povo de Israel e por meio de Jesus o povo de Israel veria a salvação que viria da parte de Deus. Por meio do sofrimento (morte de Cruz) e da glória (ressurreição) todo o povo de Israel seria contemplado pela salvação de Deus. E Jesus nos deixou o Espírito Santo para nos defender do mal, esse mesmo Espírito em que foi movido Simeão ao encontrar a Sagrada Família com o Menino Jesus, nós move hoje para o encontra-lo em cada Eucaristia.

Na festa litúrgica da Apresentação de Jesus no Templo, celebra-se todos os anos o Dia Mundial da Vida Consagrada. Será um dia de oração pelas vocações e de ação de graças ao Senhor pelo dom de tantos consagrados e consagradas que, em terras de missão e no trabalho cotidiano, vivendo tantas vezes em contextos difíceis, cuidam dos últimos e mais vulneráveis, testemunhando e anunciando a presença de Deus no mundo. Nesta ocasião do Dia Mundial da Vida Consagrada, todos os consagrados renovam seu compromisso de ser luz do mundo e sal da terra, de trabalhar pela paz e pela fraternidade, acolhendo o convite do Pontífice para serem “homens e mulheres que iluminam o futuro. Rezemos, aqui na nossa Arquidiocese, por todos os religiosos e consagrados. Em nossa Arquidiocese irei presidir a Missa do dia da Vida Consagrada – 25º Dia Mundial – numa iniciativa da Conferência dos Religiosos do Brasil – CRB/BR que terá como tema: “Testemunhas de uma certeza” e como  Lema: “Eu sei em quem acreditei” (2Tim 1,12), na  Paróquia Nossa Senhora da Glória – Largo do Machado, às 1810hs, com transmissão pelas mídias sociais da Arquidiocese e pela WebTV Redentor. Que todos os religiosos e consagrados contem com nossa gratidão e nossas especiais orações pela sua dedicação!

Por outro lado, quando contemplamos as figuras venerandas dos idosos Simeão e Ana, o Papa Francisco, no último domingo, dia 31 de janeiro, o Papa Francisco instituiu o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, a ser celebrado pela primeira vez no 4º. Domingo de Julho, data próxima da Festa de São Joaquim e de Santana, avós de Jesus e pais da Virgem Maria. Segundo o Papa Francisco a nossa memória, as raízes dos povos, a ligação entre gerações, um tesouro a ser preservado. Isto é o que os idosos e os avós são no pensamento do Papa, um verdadeiro “presente” cuja riqueza muitas vezes esquecemos. Rezemos, também, neste dia da Apresentação do Senhor, por tantos avós e idosos que vivem isolados e esquecidos em tempos de pandemia. Que eles tenham a nossa proximidade espiritual.

Irmãos e Irmãs celebremos com alegria a festa da Apresentação do Senhor nesse dia 02 de Fevereiro, procuremos um tempo para participarmos da Santa Eucaristia e o Espírito Santo nos ajude a sermos luz para quem nós encontrarmos e nos ajude a trilhar um caminho de santidade, para não destruirmos o templo do nosso corpo. Neste dia

Que a Virgem Maria, a Virgem das Luzes nos guie e proteja sempre. Amém.

 

https://www.cnbb.org.br/festa-da-apresentacao-do-senhor/

IV-Você já ouviu falar sobre o Fevereiro Roxo?

 

IV-Você já ouviu falar sobre o Fevereiro Roxo?

Nos últimos anos, alguns meses vêm sendo associados a cores, já reparou? Começou com o Outubro Rosa, continuou com o Novembro Azul e, depois, vários outros surgiram. As cores são símbolos de campanhas de conscientização sobre doenças.

Isso porque a maioria dessas condições (como o câncer de mama, no caso do Outubro Rosa, e o câncer de próstata, do Novembro Azul) envolve doenças graves, que podem ser tratadas mais facilmente quando identificadas em um estágio inicial.

Recentemente, foi instituído o Fevereiro Roxo, mês da conscientização sobre Lúpus, Fibromialgia e Alzheimer. Quer conhecer um pouco mais sobre esses quadros e a importante campanha? Confira o conteúdo que preparamos sobre o assunto!

O que é o Lúpus?

O Lúpus Eritematoso Sistêmico é uma doença autoimune, ou seja, ocorre quando o próprio sistema imunológico de uma pessoa passa a atacar órgãos e tecidos do corpo (como se eles fossem invasores externos). Pouco se sabe sobre a origem das doenças autoimunes. Elas são crônicas, porém o tratamento adequado é indispensável para mantê-las sob controle e reduzir os sintomas — que podem ser extremamente dolorosos.

O Lúpus ganhou mais visibilidade após duas artistas muito famosas, Selena Gomez e Lady Gaga, revelarem que sofrem com a doença. A primeira passou por um transplante de rim, enquanto a segunda é mostrada no documentário Gaga: Five Foot Two, sofrendo com intensas dores nas articulações em decorrência dessa condição.

O Lúpus Discóide é uma versão um pouco mais branda da doença, que afeta somente a pele. Seu principal sintoma é o surgimento de uma lesão avermelhada no rosto, na nuca e no couro cabeludo.

Em que consiste a Fibromialgia?

A Fibromialgia é uma síndrome ainda pouco conhecida, cujos principais sintomas são:

Como todos os sinais acima são problemas relativamente comuns, acredita-se que a doença seja subnotificada. As dores da fibromialgia são constantes e costumam durar cerca de três meses a cada vez. A pessoa afetada nota uma redução em sua capacidade de se exercitar, justamente devido às dores e à fadiga. Ela também passa a sofrer com problemas de sono, como insônia e apneia, muitas vezes apresentando quadros de depressão.

A maioria dos portadores é composta por mulheres entre 30 e 60 anos de idade, mas a síndrome pode surgir mais cedo, inclusive na infância e na adolescência. Sabe-se que há fatores genéticos envolvidos, ou seja, quem tem um familiar com Fibromialgia é mais propenso a apresentar a doença.

Como a doença de Alzheimer se caracteriza?

Descrita pela primeira vez em 1906, pelo psiquiatra alemão Alois Alzheimer, a doença de Alzheimer é neurodegenerativa. Os principais sintomas são a falta de coerência na fala e a perda da memória recente: o paciente se lembra de fatos de muitos anos atrás, mas não sabe dizer sobre coisas que fez hoje.

O Alzheimer está associado à idade avançada, porém pode surgir de forma prematura, especialmente em pessoas com casos semelhantes na família. A doença é a principal causa de demência e leva o paciente a depender de ajuda para realizar tarefas básicas.

A capacidade de atenção, aprendizado e convívio social fica seriamente afetada, sendo que o quadro é incurável. Entretanto, é possível fazer um tratamento terapêutico e medicamentoso para retardar os efeitos mais graves, principalmente quando a detecção ocorre ainda no estágio inicial.

Quem tem familiares idosos ou pessoas de meia-idade com casos de Alzheimer na família deve ficar atento quanto a problemas de linguagem, esquecimento de fatos recentes, confusão com horário e dia da semana ou desorientação em lugares conhecidos.

Qual é a importância do Fevereiro Roxo?

Como você pode notar, o Lúpus, a Fibromialgia e a doença de Alzheimer são três condições bem diferentes entre si, mas apresentam um ponto em comum: são incuráveis. Portanto, todas devem ser identificadas nos estágios iniciais para que seus sintomas sejam controlados ou retardados.

Por isso, o Fevereiro Roxo é uma campanha de conscientização promovida para incentivar o diagnóstico precoce. O objetivo é permitir que os pacientes tenham uma maior qualidade de vida mesmo convivendo com alguma dessas condições. Além disso, todas as três doenças apresentam sintomas iniciais que são relativamente inofensivos. Na maioria dos casos, o único sinal visível do Lúpus é a vermelhidão na pele, por exemplo.

O problema é ainda maior com a Fibromialgia, pois a fadiga e os problemas relacionados ao sono quase sempre são atribuídos ao estresse do dia a dia. Mesmo quando o paciente procura por um médico, muitas vezes acaba recebendo somente tratamentos para o cansaço, como suplementos vitamínicos, recomendação de se exercitar mais etc.

Quanto ao Alzheimer, a confusão mental e a perda da memória geralmente são atribuídas à idade avançada. Mas é importante lembrar que, na velhice saudável, o normal é a pessoa se esquecer de fatos triviais, mas continuar com aqueles que são marcantes na memória. Já o paciente com Alzheimer pode se lembrar de acontecimentos banais de sua infância e juventude, mas se esquecer de episódios importantes do último ano.

Quando o Fevereiro Roxo foi criado?

A campanha do Fevereiro Roxo foi criada em 2014, na cidade de Uberlândia (Minas Gerais). Seu lema é: “se não houver cura, que ao menos haja conforto”, aludindo à importância de proporcionar bem-estar aos portadores de doenças crônicas. Não existe um calendário oficial de conscientização. O trabalho geralmente é feito por ONGs e, muitas vezes, apoiado por prefeituras e governos estaduais, que promovem palestras, ações de informação sobre as doenças e até mutirões de saúde.

Essas medidas são importantes porque, além de darem visibilidade às doenças e a seus sintomas, incentivam que aqueles que suspeitam de algum problema procurem por um diagnóstico. O uso de lacinhos coloridos, inspirado nas ações de conscientização do câncer de mama, é uma forma alegre e de forte apelo visual para chamar atenção sobre a importância de conhecer e diagnosticar tais quadros.

Como as campanhas não são unificadas, em fevereiro também há a promoção da conscientização sobre a leucemia, o tipo mais comum de câncer, e a importância de se cadastrar como doador de medula óssea. Essa ação é chamada de Fevereiro Laranja.

Lembre-se: entender as questões relacionadas a doenças graves é importante para cuidar da sua saúde e ajudar a conscientizar as pessoas que você conhece.

E então, gostou deste artigo? Agora que você já sabe tudo sobre o Fevereiro Roxo, compartilhe nosso conteúdo nas redes sociais e ajude a levar informação para seus amigos!

https://santacasasorocaba.com.br/voce-ja-ouviu-falar-sobre-o-fevereiro-roxo/

V- LEITURAS DA FESTA DA APRESENTAÇÃO DO SENHOR- ANO C

 

V-           LEITURAS DA FESTA DA APRESENTAÇÃO DO SENHOR- ANO C

 

Iluminados e alegres pela presença do Senhor entre nós, ouçamos a sua Palavra e a acolhamos no coração.

 

PRIMEIRA LEITURA (Ml 3,1-4)

 

Leitura da profecia de Malaquias

 

– Assim diz o Senhor: 1 Eis que envio meu anjo, e ele há de preparar o caminho para mim; logo chegará ao seu templo o Dominador, que tentais encontrar, e o anjo da aliança, que desejais. Ei-lo que vem, diz o Senhor dos exércitos; 2 e quem poderá fazer-lhe frente, no dia de sua chegada? E quem poderá resistir-lhe, quando ele aparecer? Ele é como o fogo da forja e como a barrela dos lavadeiros; 3 e estará a postos, como para fazer derreter e purificar a prata: assim ele purificará os filhos de Levi e os refinará como ouro e como prata, e eles poderão assim fazer oferendas justas ao Senhor. 4 Será então aceitável ao Senhor a oblação de Judá e de Jerusalém, como nos primeiros tempos e nos anos antigos.

 

 – Palavra do Senhor. T. Graças a Deus.

 

SALMO 23(24)

 

O Rei da glória é o Senhor onipotente! (bis)

 

1. “Ó portas, levantai vossos frontões! + Elevai-vos bem mais alto, antigas portas, * a fim de que o Rei da glória possa entrar!”

 

2. Dizei-nos: “Quem é este rei da glória?” + “É o Senhor, o valoroso, o onipotente, * o Senhor, o poderoso nas batalhas!”

 

3. “Ó portas, levantai vossos frontões! + Elevai-vos bem mais alto, antigas por- tas, * a fim de que o Rei da glória possa entrar!”

 

 4. Dizei-nos: “Quem é este rei da glória?” + “O rei da glória é o Senhor onipotente, * o Rei da glória é o Senhor Deus do universo”.

 

SEGUNDA LEITURA (Hb 2,14-18)

 

  Leitura da carta aos Hebreus

 

– 14Visto que os filhos têm em comum a carne e o sangue, também Jesus participou da mesma condição, para assim destruir, com a sua morte, aquele que tinha o poder da morte, isto é, o diabo, 15e libertar os que, por medo da morte, estavam a vida toda sujeitos à escravi- dão. 16Pois, afinal, não veio ocupar-se com os anjos, mas com a descendência de Abraão. 17Por isso devia fazer-se em tudo semelhante aos irmãos, para se tornar um sumo sacerdote misericordioso e digno de confiança nas coi- sas referentes a Deus, a fim de expiar os pecados do povo. 18Pois, tendo ele próprio sofrido ao ser tentado, é capaz de socorrer os que agora sofrem a tentação.

 

– Palavra do Senhor. T. Graças a Deus.

 

ACLAMAÇÃO (Lc 2,32)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

 Sois a luz que brilhará para os gentios, / e para a glória de Israel, o vosso povo.

 

EVANGELHO (Lc 2,22-40 | + longo)

 

 P. O Senhor esteja convosco. T. Ele está no meio de nós.

P. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas. T. Glória a vós, Senhor.

 

 P. 22Quando se completaram os dias para a purificação da mãe e do filho, conforme a Lei de Moisés, Maria e José levaram Jesus a Jerusalém, a fim de apresentá-lo ao Senhor. 23Conforme está escrito na lei do Senhor: “Todo primogênito do sexo masculino deve ser consagrado ao Senhor”. 24Foram também oferecer o sacrifício – um par de rolas ou dois pombinhos – como está ordenado na Lei do Senhor. 25Em Jerusalém, havia um homem chamado Simeão, o qual era justo e piedoso, e esperava a consolação do povo de Israel. O Espírito Santo estava com ele 26e lhe havia anunciado que não morreria antes de ver o messias que vem do Senhor. 27Movido pelo Espírito, Simeão veio ao Templo. Quando os pais trouxeram o menino Jesus para cumprir o que a Lei ordenava, 28Simeão tomou o menino nos braços e bendisse a Deus: 29“Agora, Senhor, conforme a tua promessa, podes deixar teu servo partir em paz; 30porque meus olhos viram a tua salvação, 31que preparaste diante de todos os povos: 32luz para iluminar as nações e glória do teu povo Israel”. 33O pai e a mãe de Jesus estavam admirados com o que diziam a respeito dele. 34Simeão os abençoou e disse a Maria, a mãe de Jesus: “Este menino vai ser causa tanto de queda como de reerguimento para muitos em Israel. Ele será um sinal de contradição. 35Assim serão revelados os pensamentos de muitos corações. Quanto a ti, uma espada te traspassará a alma”. 36Havia também uma profetisa, chamada Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Era de idade muito avançada; quando jovem, tinha sido casada e vivera sete anos com o marido. 37Depois ficara viúva, e agora já estava com oitenta e quatro anos. Não saía do templo, dia e noite servindo a Deus com jejuns e orações. 38Ana chegou nesse momento e pôs-se a louvar a Deus e a falar do menino a todos os que esperavam a libertação de Jerusalém. 39Depois de cumprirem tudo, conforme a lei do Senhor, voltaram à Galiléia, para Nazaré, sua cidade. 40O menino crescia e tornava-se forte, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava com ele.

 

– Palavra da Salvação. T. Glória a vós, Senhor.

VI-LEITURAS PARA A SEMANA: DE 03 DE FEVEREIRO A 09 DE FEVEREIRO DE 2025 - ORAÇÃO DO JUBILEU

 

VI-LEITURAS PARA A SEMANA: DE 03 DE FEVEREIRO A 09 DE FEVEREIRO DE 2025

 

03-Seg.: Hb 11,32-40; Sl 30(31),20-25; Mc 5,1-20.

04-Ter.: Hb 12,1-4; Sl 21(22),26b-32; Mc 5,21-43.

05-Qua.: Memória de Sta. Águeda, virgem e mártir: Hb 12,4- 7.11-15; Sl 102(103),1-2.13-14.17-18a; Mc 6,1-6.

06- Qui.: Memória de São Paulo Miki e companheiros mártires: Hb 12,18-19.21-24; Sl 47(48),2-4.9-11; Mc 6,7-13.

07- Sex.: Hb 13,1-8; Sl 26(27),1.3.5.8b-9; Mc 6,14-29.

08- Sáb.: Hb 13,15-17.20-21; Sl 22(23); Mc 6,30-34

09-Dom.: 5º Domingo do Tempo Comum, Ano C

Is 6,1-2a.3-8;Sl 137(138),1-2a.2bc-3.4-5.7c-8 (R. 1c.2a) ou mais breve 15,3-8.11;1Cor 15,1-11;Lc 5,1-11

 

ORAÇÃO DO JUBILEU

 

 

Pai que estás nos céus, a fé que nos deste

no teu filho Jesus Cristo, nosso irmão,

e a chama de caridade

derramada nos nossos corações pelo Espírito Santo

despertem em nós a bem-aventurada esperança

para a vinda do teu Reino.

 

A tua graça nos transforme em cultivadores diligentes

das sementes do Evangelho

que fermentem a humanidade e o cosmos,

na espera confiante dos novos céus e da nova terra,

quando, vencidas as potências do Mal,

se manifestar para sempre a tua glória.

 

A graça do Jubileu reavive em nós,

Peregrinos de Esperança,

o desejo dos bens celestes

e derrame sobre o mundo inteiro

a alegria e a paz do nosso Redentor.


A ti, Deus bendito na eternidade,

louvor e glória pelos séculos dos séculos. Amém

 

 

 

 

 

 

 

 

03-Seg.: Hb 11,32-40; Sl 30(31),20-25; Mc 5,1-20.

04-Ter.: Hb 12,1-4; Sl 21(22),26b-32; Mc 5,21-43.

05-Qua.: Memória de Sta. Águeda, virgem e mártir: Hb 12,4- 7.11-15; Sl 102(103),1-2.13-14.17-18a; Mc 6,1-6.

06- Qui.: Memória de São Paulo Miki e companheiros mártires: Hb 12,18-19.21-24; Sl 47(48),2-4.9-11; Mc 6,7-13.

07- Sex.: Hb 13,1-8; Sl 26(27),1.3.5.8b-9; Mc 6,14-29.

08- Sáb.: Hb 13,15-17.20-21; Sl 22(23); Mc 6,30-34

09-Dom.: 5º Domingo do Tempo Comum, Ano C

Is 6,1-2a.3-8;Sl 137(138),1-2a.2bc-3.4-5.7c-8 (R. 1c.2a) ou mais breve 15,3-8.11;1Cor 15,1-11;Lc 5,1-11

 

ORAÇÃO DO JUBILEU

 

 

Pai que estás nos céus, a fé que nos deste

no teu filho Jesus Cristo, nosso irmão,

e a chama de caridade

derramada nos nossos corações pelo Espírito Santo

despertem em nós a bem-aventurada esperança

para a vinda do teu Reino.

 

A tua graça nos transforme em cultivadores diligentes

das sementes do Evangelho

que fermentem a humanidade e o cosmos,

na espera confiante dos novos céus e da nova terra,

quando, vencidas as potências do Mal,

se manifestar para sempre a tua glória.

 

A graça do Jubileu reavive em nós,

Peregrinos de Esperança,

o desejo dos bens celestes

e derrame sobre o mundo inteiro

a alegria e a paz do nosso Redentor.


A ti, Deus bendito na eternidade,

louvor e glória pelos séculos dos séculos. Amém