sexta-feira, 28 de fevereiro de 2025

BEM-VINDO AO SB SABENDO BEM DE 02 DE MARÇO DE 2025

 

 

A linguagem da cruz é loucura para os que se perdem, mas, para os que foram salvos, para nós, é uma força divina. (I Coríntios 1, 18).

DOMING0  02 de março  DE 2025    

 

8.º DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO C

 

Ano Jubilar 2025 - Peregrinos de esperança

 

A PALAVRA QUE NOS CONTESTA E NOS GUIA

 

 

https://youtu.be/w5b478P7mgs?si=RsLk-w0YaePZ6F_-

 

O SENHOR SE TORNOU O MEU APOIO

 

SEJA BEM-VINDO!

DOMINGO, 02 DE MARÇO DE 2025

I-SB SABENDO BEM DO DOMINGO DO 8,º TEMPO COMUM ANO C 2.1-OLÁ! PRA COMEÇO DE CONVERSA...

 

I-             II-SB SABENDO BEM DO  DOMINGO DO 8,º TEMPO COMUM ANO C

 

2.1-OLÁ! PRA COMEÇO DE CONVERSA...

Irmãos e irmãs, sejam bem-vindos! Agradeçamos a Deus por nos reunirmos em Comunidade. No espírito da fraternidade e com confiança no Senhor que é nosso apoio

Irmãos e irmãs, aqui nos reunimos em torno do altar para celebrar a Eucaristia, memorial da morte e ressurreição do Senhor. Esse memorial já é uma antecipação de nossa vitória, em Cristo, sobre a morte. Como é bom agra- decermos ao Senhor! Como é bom cantar louvores ao nosso Deus! Com o coração cheio de gratidão, apresentemos a Ele nossas vidas e, confiantes, esperemos a nossa re- denção.

(INTRUÇÃO DO FOLHETO O POVO DE DEUS )

Como da árvore se esperam bons frutos, assim acontece com o cristão. Do seu coração e da sua vida devem brotar bons sentimentos, pensamentos e ações, conforme o exemplo de Jesus. Para isso, Jesus semeia em nós a sua palavra, alimenta-nos com a Eucaristia e fortalece-nos com o dom do Espírito Santo. Só produz bons frutos quem estiver enraizado em Jesus e em comunhão de amor com Ele e com a Igreja. Iniciaremos na próxima quartafeira a Quaresma, tempo oportuno para a conversão pessoal e comunitária. Que este 8º Domingo do Tempo Comum nos motive para o testemunho verdadeiro do Reino de Deus.

 

2.2-Mês de março tem seis campanhas de conscientização na área da saúde

Dentre as campanhas, o Março Lilás é dedicado à conscientização sobre a importância da prevenção e combate ao câncer de colo do útero

Em março, ao menos seis campanhas de conscientização utilizam cores para chamar a atenção da população sobre temas relacionados à saúde: Março LilásMarço AmareloMarço VermelhoMarço VerdeMarço Azul-marinho e Março Roxo. É o momento em que informação e prevenção ganham mais reforço ainda com ações mais efetivas para conscientização da sociedade.

Março Lilás, por exemplo, é um movimento dedicado à conscientização sobre a importância da prevenção e combate ao câncer de colo do útero, também conhecido como câncer cervical. Um tipo de tumor que está principalmente relacionado à infecção pelo papilomavírus humano (HPV). De acordo com estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA), devem ser registrados 780 novos casos de câncer de colo do útero no Pará, sendo 110 no município de Belém, até o final deste ano.

médica e especialista em oncologia clínica reforça que as campanhas realizadas durante o ano são alertas importantes para que a população fique atenta sobre a sua saúde.

“Campanhas como Março Lilás e Outubro Rosa já são importantes para outros cânceres, pois a conscientização e o diagnóstico precoce podem salvar vidas. No caso do câncer de colo do útero é mais importante ainda, porque tanto a conscientização quanto o tratamento precoce, e principalmente a prevenção, podem ajudar a erradicar essa doença. Durante o mês de março e também em outros meses do ano, a gente traz essa conscientização para as mulheres através da prevenção a gente consegue eliminar essa doença.”, disse a especialista.

Campanhas de Março

Março Lilás]


Busca conscientizar a população sobre a prevenção e combate ao câncer de colo uterino, causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano (HPV).

Março Amarelo


Conscientiza sobre a endometriose, doença causada pela inflamação do endométrio, causando fortes dores no período menstrual.

Março Vermelho


Pela conscientização e combate ao câncer renal. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a doença acomete cerca de seis mil pessoas ao ano no Brasil e atinge em sua maioria homens com idade entre 50 e 70 anos.

Março Verde


Conscientização em saúde visual. É realizada pelo Conselho Brasileiro de Óptica e Optometria (CBOO) junto com seus Regionais.

Março Azul-marinho


Objetivo de alertar a população sobre a conscientização da prevenção e combate do câncer colorretal. Tumor que acomete o intestino grosso, principalmente nas regiões chamadas de colo, reto e ânus.

Março Roxo


Tem como objetivo conscientizar e mobilizar a sociedade aos direitos das pessoas que sofrem com epilepsia, condição onde uma pessoa por determinado período de tempo convulsiona devido ao mau funcionamento dos sinais e descargas que o cérebro emite.

Saiba Mais em: https://www.oliberal.com/para/mes-de-marco-tem-seis-campanhas-de-conscientizacao-na-area-da-saude-1.505668]

LEITURAS DO 8.º DOMINGO DO TMPO COMUM ANO C;

 

 

I-             I    LEITURAS DO 8.º DOMINGO DO TMPO COMUM  ANO C;

 

A Palavra do Senhor é prova de seu amor e de sua fidelidade. Nessa Palavra podemos confiar, nos apoiar e buscar viver seus preceitos. Acolhamos o que o Senhor irá nos dizer.

 

PRIMEIRA LEITURA (Eclo 27, 5-8)

 

Leitura do Livro do Eclesiástico.

 

5 Quando a gente sacode a peneira, ficam nela só os refugos; assim os de- feitos de um homem aparecem no seu falar. 6 Como o forno prova os vasos do oleiro, assim o homem é provado em sua conversa. 7 O fruto revela como foi cultivada a árvore; assim, a palavra mostra o coração do homem. 8 Não elogies a ninguém, antes de ouvi-lo falar: pois é no falar que o homem se revela.

 

- Palavra do Senhor. T. Graças a Deus!

 

 SALMO 91(92)

 

Como é bom agradecermos, / agradecermos ao Senhor!

 

1. Como é bom agradecermos ao Senhor * e cantar salmos de louvor ao Deus Altíssimo! / Anunciar pela manhã vossa bondade, * e o vosso amor fiel, a noite inteira.

 

2. O justo crescerá como a palmeira, * florirá igual ao cedro que há no Líbano; / na casa do Senhor estão plantados, * nos átrios de meu Deus florescerão.

 

 3. Mesmo no tempo da velhice darão frutos, * cheios de seiva e de folhas verdejantes; / e dirão: “É justo mesmo o Senhor Deus; * meu Rochedo não existe nele o mal!”

 

 SEGUNDA LEITURA (1Cor 15,54-58)

 

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios.

Irmãos, 54quando este ser corruptível estiver vestido de incorruptibilidade e este ser mortal estiver vestido de imortalidade, então estará cumprida a palavra da Escritura: “A morte foi tragada pela vitória. 55Ó morte, onde está a tua vitória? Onde está o teu aguilhão? 56O agui- lhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a Lei. 57Graças sejam dadas a Deus que nos dá a vitória pelo Senhor nosso, Jesus Cristo. 58Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e inabaláveis, empenhando-vos cada vez mais na obra do Senhor, certos de que vossas fadigas não são em vão, no Senhor.

 

 - Palavra do Senhor. T. Graças a Deus!

 

ACLAMAÇÃO (Fl 2,15d.16a) 

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Como astros no mundo vós resplandeceis, / mensagem de vida ao mundo anunciando; / da vida a Palavra, com fé, proclamais, / quais astros luzentes no mundo brilhais!

 

EVANGELHO (Lc 6, 39-45)

 

  P. O Senhor esteja convosco. T. Ele está no meio de nós!

P. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas. T. Glória a vós, Senhor!

 

P. Naquele tempo, 39Jesus contou uma parábola aos discípulos: “Pode um cego guiar outro cego? Não cairão os dois num buraco? 40Um discípulo não é maior do que o mestre; todo discípulo bem formado será como o mestre. 41Por que vês tu o cisco no olho do teu irmão, e não percebes a trave que há no teu próprio olho? 42Como podes dizer a teu irmão: irmão, deixa-me tirar o cisco do teu olho, quando tu não vês a trave no teu próprio olho? Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho, e então poderás enxergar bem para tirar o cisco do olho do teu irmão. 43Não existe árvore boa que dê frutos ruins, nem árvore ruim que dê frutos bons. 44Toda árvore é reconhecida pelos seus frutos. Não se colhem figos de espinheiros, nem uvas de plantas espinhosas. 45O homem bom tira coisas boas do bom tesouro do seu coração. Mas o homem mau tira coisas más do seu mau tesouro, pois sua boca fala do que o coração está cheio”.

 

- Palavra da Salvação. T. Glória a vós, Senhor!

IV- LITURGIA DO 8.º DOMINGO DO TEMPO COMUM- ANO C

 

 

I-         LIV- LITURGIA DO  8.º DOMINGO DO TEMPO COMUM- ANO C

 

- A liturgia deste domingo convida-nos a refletir: aquilo que nos enche o coração e que nós testemunhamos é a verdade de Jesus, ou são os nossos interesses e os nossos critérios egoístas?

 

- A primeira leitura dá um conselho muito prático e muito útil: não julguemos as pessoas pela primeira impressão, deixemos que falem, pois as palavras revelam a verdade ou a mentira que há em cada coração. Recorrendo a três imagens (a da peneira que, quando agitada, põe à vista as impurezas do trigo; a do forno, que obriga o vaso do oleiro a demonstrar a sua excelência; a do fruto, que revela a qualidade da árvore), o texto nos ensina que a Palavra revela claramente o íntimo do coração do homem. É possível ao homem fingir, enganar, disfarçar e encenar determinados tipos de comportamento. Mas a palavra o revela e põe em destaque os seus sentimentos mais profundos. A conclusão é, pois, óbvia: não devemos deixar-nos condicionar pela primeira impressão ou por gestos mais ou menos teatrais que nada significam: só a palavra expressa a abundância do coração. Quantas vezes temos de reformular as nossas impressões acerca de uma pessoa depois de a conhecermos bem! Um juízo apressado pode levar-nos a ser tremendamente injustos.

 

- A segunda leitura é a conclusão da catequese de Paulo aos Coríntios sobre a ressurreição, que escutamos nos últimos quatro domingos. Existia uma dificuldade da comunidade em entender o ensinamento acerca da ressurreição. Paulo registra que o decisivo é que a morte perdeu para sempre o seu poder. A ressurreição é um fato em si e é incontestável, está para além de toda a dúvida. Para isso, recorre a textos bíblicos de Isaías e Oséias, ainda que evocados com bastante liberdade: "a morte foi absorvida na vitória. Ó morte, onde está a tua vitória? Ó morte, onde está o teu aguilhão?" (1 Cor 15 ,54-55). O pecado, a escravidão, o egoísmo, a violência, o ódio, aliados da morte não terão, a partir de agora, qualquer poder sobre o homem: a ressurreição de Cristo libertou do medo da morte a todos os que creem pois demonstrou que não há morte para quem luta por um mundo de justiça, de amor e de paz. A última palavra de Paulo é para convidar a permanecermos "firmes e inabaláveis, cada vez mais diligentes na obra do Senhor" (1 Cor 15, 58). É um convite a não projetarmos a ressurreição apenas num mundo futuro, mas a trabalharmos cada dia para que a ressurreição (como libertação do pecado, do egoísmo, da exploração e da morte) se vá tornando uma realidade viva na história da nossa existência. Isto implica, evidentemente, não cruzar os braços numa passividade que aliena, mas nos empenharmos verdadeiramente numa efetiva transformação que traga vida nova ao homem e ao mundo.

 

- O Evangelho nos dá os critérios para discernir o verdadeiro do falso "mestre": o verdadeiro "mestre" é aquele que apenas apresenta a proposta de Jesus gerando, com o seu testemunho, comunhão, união, fraternidade, amor; o falso "mestre", ao contrário, é aquele que manifesta intolerância, hipocrisia, autoritarismo e cujo testemunho gera divisões e confusões: o seu anúncio não tem nada a ver com o de Jesus. Segundo Lucas, o verdadeiro mestre será sempre um discípulo de Jesus, o Mestre por excelência; e a doutrina apresentada não poderá afastar-se daquilo que Jesus disse e ensinou. Quando alguém apresenta a própria doutrina e não as propostas de Jesus está, muito provavelmente, desorientando os irmãos. A comunidade deve ter isto presente, a fim de não se deixar conduzir por caminhos que a afastem do verdadeiro caminho que é Jesus.

 

- A segunda ideia diz respeito ao julgamento dos irmãos. Há na comunidade cristã pessoas que se consideram iluminadas, que "nunca se enganam e raramente têm dúvidas", muito exigentes para com os outros, que não reparam nos seus telhados de vidro quando criticam os irmãos. Apresentam-se muito seguros de si, às vezes, com atitudes de autoritarismo, de orgulho e de prepotência e são incapazes de aplicar a si próprios os mesmos critérios de exigência que aplicam aos outros. Quem não está numa permanente atitude de conversão e de transformação de si próprio não tem qualquer autoridade para criticar os irmãos.

 

- Finalmente, Lucas apresenta o critério para discernir quem é o verdadeiro discípulo de Jesus: é aquele que dá bons frutos. Quando as palavras geram divisão e tensão, ou quando elas desorientam ou criam confronto na comunidade, elas revelam um coração cheio de egoísmo, orgulho, amor próprio e autossuficiência: cuidado com esses "mestres", pois eles não são verdadeiros! Já a palavra que vem do Cristo e ilumina o seu discípulo existe e serve para: “ensinar, refutar, corrigir e educar na justiça” (2 Tm 3,16).

 

https://diocesedesaomateus.org.br/wpcontent/uploads/2025/02/02_03_25.pdf

V-LEITURAS PARA A SEMANA: DE 03 DE MARÇO A 09 DE MARÇO DE 2025 ORAÇÃO DO JUBILEU E HNO DO JUBILEU

 

V-LEITURAS PARA A SEMANA: DE 03 DE MARÇO A 09 DE MARÇO DE 2025

ORAÇÃO DO JUBILEU E HNO DO JUBILEU

 

3- 2ª Eclo 17,20-28 / Sl 31(32) / Mc 10,17-27

4- 3ª Eclo 35,1-15 / Sl 49(50) / Mc 10,28-31

 

5-4ª Quarta-feira de CINZAS (folheto próprio)

Jl 2,12-18 Sl 50(51),3-4.5-6a.12-13.14 e 17 (R. cf. 3a)

2Cor 5,20-6,2Mt 6,1-6.16-18

 

6-5ª Dt 30,15-20 / Sl 1 / Lc 9,22-2

7-5 6ª Is 58,1-9a / Sl 50(51) / Mt 9,14-15

8-Sáb.: Is 58,9b-14 / Sl 85(86) / Lc 5,27-32

9-Dom,:
Domingo, 9 de Março de 2025

1º Domingo da Quaresma, Ano C

Dt 26,4-10;Sl 90(91),1-2.10-11.12-13.14-15 (R. cf. 15b)

Rm 10,8-13;Lc 4,1-13

 

 

ORAÇÃO DO JUBILEU

 

 T. Pai que estás nos céus, / a fé que nos deste no teu filho / Jesus Cristo, nosso irmão, / e a chama da caridade / derramada nos nossos corações pelo Espírito Santo, / despertem em nós a bem-aventurada esperança / para a vinda do teu Reino./ A tua graça nos transforme / em cultivadores diligentes das sementes do Evangelho / que fermentem a humanidade e o cosmos, / na espera confiante / dos novos céus e da nova terra,/ quando, vencidas as potências do Mal, / se manifestar para sempre a tua glória./ A graça do Jubileu reavive em nós, / Peregrinos da Esperança, / o desejo dos bens celestes / e derrame sobre o mundo inteiro / a alegria e a paz do nosso Redentor. / A ti, Deus bendito na eternidade, / louvor e glória pelos séculos dos séculos. Amém.

 

HINO DO JUBILEU

 

Chama viva da minha esperança, / este canto suba para Ti! / Seio eterno de infinita vida, / no caminho eu confio em Ti!

 

1.Toda a língua, povo e nação / tua luz encontra na Palavra. / Os teus filhos, frágeis e dispersos / se reúnem no teu Filho amado.

 

2. Deus nos olha, terno e paciente: / nasce a aurora de um futuro novo. / Novos Céus, Terra feita nova: / passa os muros, Espírito de vida.

 

3. Ergue os olhos, move-te com o vento, / não te atrases: chega Deus, no tempo. / Jesus Cristo por ti se fez Homem: / aos milhares seguem o Caminho.

 

 

V-LEITURAS PARA A SEMANA: DE 23 FEVEREIRO A 01 DE MARÇO DE 2025 ORAÇÃO DO JUBILEU E HINO DO JUBILEU

 

V-LEITURAS PARA A SEMANA: DE 23 FEVEREIRO A 01 DE MARÇO DE 2025

ORAÇÃO DO JUBILEU E HINO DO JUBILEU

 

3- 2ª Eclo 17,20-28 / Sl 31(32) / Mc 10,17-27

4- 3ª Eclo 35,1-15 / Sl 49(50) / Mc 10,28-31

 

5-4ª Quarta-feira de CINZAS (folheto próprio)

Jl 2,12-18 Sl 50(51),3-4.5-6a.12-13.14 e 17 (R. cf. 3a)

2Cor 5,20-6,2Mt 6,1-6.16-18

 

6-5ª Dt 30,15-20 / Sl 1 / Lc 9,22-2

7-5 6ª Is 58,1-9a / Sl 50(51) / Mt 9,14-15

8-Sáb.: Is 58,9b-14 / Sl 85(86) / Lc 5,27-32

9-Dom,:
Domingo, 9 de Março de 2025

1º Domingo da Quaresma, Ano C

Dt 26,4-10;Sl 90(91),1-2.10-11.12-13.14-15 (R. cf. 15b)

Rm 10,8-13;Lc 4,1-13

 

 

ORAÇÃO DO JUBILEU

 

 T. Pai que estás nos céus, / a fé que nos deste no teu filho / Jesus Cristo, nosso irmão, / e a chama da caridade / derramada nos nossos corações pelo Espírito Santo, / despertem em nós a bem-aventurada esperança / para a vinda do teu Reino./ A tua graça nos transforme / em cultivadores diligentes das sementes do Evangelho / que fermentem a humanidade e o cosmos, / na espera confiante / dos novos céus e da nova terra,/ quando, vencidas as potências do Mal, / se manifestar para sempre a tua glória./ A graça do Jubileu reavive em nós, / Peregrinos da Esperança, / o desejo dos bens celestes / e derrame sobre o mundo inteiro / a alegria e a paz do nosso Redentor. / A ti, Deus bendito na eternidade, / louvor e glória pelos séculos dos séculos. Amém.

 

HINO DO JUBILEU

 

Chama viva da minha esperança, / este canto suba para Ti! / Seio eterno de infinita vida, / no caminho eu confio em Ti!

 

1.Toda a língua, povo e nação / tua luz encontra na Palavra. / Os teus filhos, frágeis e dispersos / se reúnem no teu Filho amado.

 

2. Deus nos olha, terno e paciente: / nasce a aurora de um futuro novo. / Novos Céus, Terra feita nova: / passa os muros, Espírito de vida.

 

3. Ergue os olhos, move-te com o vento, / não te atrases: chega Deus, no tempo. / Jesus Cristo por ti se fez Homem: / aos milhares seguem o Caminho.

VI- SUGESTÃO DE CANTOS PARA O 7.º DOMINGO DO TEMPO COMUM- ANO C

 

VI-      SUGESTÃO DE CANTOS PARA O 7.º DOMINGO DO TEMPO COMUM- ANO C


ENTRADA

Chuva de graça

Não existe amor sem entrega

PERDÃO

Confesso a Deus, Pai todo poderoso

Senhor que vieste salvar ao corações

GLÓRIA

 Glória......... E paz na terra aos homens por Ele amados   

Glória, glória a Deus nas alturas  / Ô ô, glória  

SALMO RESPONSORIAL

Salmo 91- Como é bom agradecermos ao Senhor

ACLAMAÇÃO

Quero ouvir o que o Senhor irá falar

Shema, Israel, Adonai elohenu

OFERTÓRIO

Venho,Senhor, minha vida oferecer-1437
Venho Senhor oferecer-1013
Os dons que trago aqui
Lição de amor

SANTO

Hosana  (hosana)  hosana (hosana)

Santo, santo é, santo, santo é, Deus do Universo,

CORDEIRO

Cordeiro -Min Amor e Adoração

COMUNHÃO

Oração pela paz- 846

Como és lindo- 997

Dai-lhes de Comer-1733

PÓS COMUNHÃO

Meu coração pertence a ti

Basta Querer
Caminhada
Cântico de Adoração

FINAL

Eu creio nas promessas de Deus

Benção Sobre Benção-66

PARCEIRO DO BLOG:
Blog do Jura-Canal Youtube

 

https://www.folhetosdecanto.com/2017/01/cantos-missa-8-domingo-comum-2017.html