sexta-feira, 26 de maio de 2023

SEJA BEM-VINDO AO SB SABENDO BEM DE PENTECOSTES - 27 E 28 DE MAIO DE 2023

 



DOMINGO,  28 DE MAIO DE 2023

 

EU NAVEGAREI (Gabriela Rocha).

https://youtu.be/nSvxVCdj_gU         

 

SOLENIDADE DE PENTECOSTES

 

https://youtu.be/nSvxVCdj_gU

 

SEJA BEM-VINDO!               

 

“Recebei o Espírito Santo. A quem perdoardes os pecados, eles lhes serão perdoa- dos; a quem não os perdoardes, eles lhes serão retidos”. (Jo 20,22b).

 

 

 

DOMINGO, 28 DE MAIO DE 2023




OLÁ! PRA COMEÇO DE CONVERSA...

 

OLÁ! PRA COMEÇO DE CONVERSA...

Irmãos e irmãs, hoje celebramos o dia em que o mistério pascal atingiu a sua plenitude no dom do Espírito derramado sobre a Igreja nascente. Nós que vivemos nesta grande cidade convivendo com tantas culturas, damos graças ao Pai porque o Espírito revelou a todos os povos o mistério escondido nos séculos e reuniu todas as raças na alegria da salvação. Por força desse mistério, seremos revestidos da força do Espírito para sermos testemunhas do Cristo ressuscitado.

O Espírito Santo nos reúne numa assembleia de irmãos, com vários dons e ministérios para ouvir a Palavra e viver a alegria da partilha e da comunhão. É Ele que transforma o pão e o vinho nos sinais da páscoa de Cristo dando-nos força para renovarmos a face da terra. Somos hoje revestidos deste Espírito que nos torna testemunhas alegres e corajosas do Cristo Ressuscitado, senhor da vida e da história.(Pulsadinho).

A solenidade de Pentecostes celebra um acontecimento capital para a Igreja: a sua apresentação ao mundo, o nascimento oficial com o batismo no Espírito. Complemento da Páscoa, a vinda do Espírito sobre os discípulos manifesta a riqueza da vida nova do Ressuscitado no coração e na atividade dos discípulos; início da expansão da Igreja e princípio da sua fecundidade, ela se renova misteriosamente hoje para nós, como em toda assembléia eucarística e sacramental, e, de múltiplas formas, na vida das pessoas e dos grupos até o fim dos tempos. A "plenitude" do Espírito é a característica dos tempos messiânicos, preparados pela secreta atividade do Espírito de Deus que "falou por meio dos profetas" e inspira em todos os tempos os atos de bondade, justiça e religiosidade dos homens, até que encontrem em Cristo seu sentido definitivo.( INTRODUÇÃO DO WEBMASTER)

A palavra “Pentecostes” vem do grego pentēkostḗ, que significa “quinquagésimo”. Esta solenidade é celebrada cinquenta dias depois da Páscoa.  Festa cristã que tem origem na liturgia dos judeus que celebravam a festa das colheitas. Era também chamada festa das semanas, pois ela acontecia sete semanas depois da Páscoa. Os judeus comemoravam neste dia a entrega da Lei a Moisés no Monte Sinai quando Deus fez uma Aliança com o Povo de Israel. Nessa data, muitos judeus que estavam espalhados pelo mundo iam a Jerusalém para visitar o templo.

Para nós cristãos, a comemoração do Pentecostes é marcada pela narrativa no livro dos Atos dos Apóstolos capítulo 2, momento em que os apóstolos de Cristo recebem o Espírito Santo. “Chegando o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um ruído, como se soprasse um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. Apareceu-lhes então uma espécie de línguas de fogo que se repartiram e pousaram sobre cada um deles. Ficaram todos cheios do Espírito Santo e começaram a falar em línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem” (Atos dos Apóstolos 2.1-4).

Assim, Pentecostes também é uma celebração religiosa cristã que comemora a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo, cinquenta dias após a Páscoa, dando a eles a coragem e alegria plena para o anuncio do evangelho. É uma das datas mais importantes do Calendário Litúrgico Cristão, juntamente com a Páscoa e o Natal.

É tempo de celebrarmos a presença do Espírito Santo em nosso meio, relembrando o ato salvífico de Jesus Cristo e Sua vida em nós. Invoquemos a efusão do Espirito Santo sobre toda a humanidade, para que se renove a face da terra. O amor é a língua do Espírito Santo por excelência. Somente o amor a Deus e a caridade aos irmãos, serão capazes de transformar e dar novo sentido a nossa vida e missão.

Divino Espírito Santo! Iluminai-nos!

 

https://colegiosantoelias.com.br/novo/a-solenidade-de-pentecostes/

 

01- Liturgia do Domingo de Pentecostes – Ano A

 

O tema deste domingo é, evidentemente, o Espírito Santo. Dom de Deus a todos os crentes, o Espírito dá vida, renova, transforma, constrói comunidade e faz nascer o Homem Novo

.
O Evangelho apresenta-nos a comunidade cristã, reunida à volta de Jesus ressuscitado. Para João, esta comunidade passa a ser uma comunidade viva, recriada, nova, a partir do dom do Espírito. É o Espírito que permite aos crentes superar o medo e as limitações e dar testemunho no mundo desse amor que Jesus viveu até às últimas consequências.


Na primeira leitura, Lucas sugere que o Espírito é a lei nova que orienta a caminhada dos crentes. É Ele que cria a nova comunidade do Povo de Deus, que faz com que os homens sejam capazes de ultrapassar as suas diferenças e comunicar, que une numa mesma comunidade de amor, povos de todas as raças e culturas.
Na segunda leitura, Paulo avisa que o Espírito é a fonte de onde brota a vida da comunidade cristã. É Ele que concede os dons que enriquecem a comunidade e que fomenta a unidade de todos os membros; por isso, esses dons não podem ser usados para benefício pessoal, mas devem ser postos ao serviço de todos.

 

https://www.dehonianos.org/portal/solenidade-de-pentecostes-missa-do-dia/

01- VINICIUS JUNIOR FOI VÍTIMA DE DEZ CASOS DE RACISMO E ÓDIO DESDE 2021

 

01- VINICIUS JUNIOR FOI VÍTIMA DE DEZ CASOS DE RACISMO E ÓDIO DESDE 2021

Vinícius Junior, do Real Madrid, reage após ouvir gritos de racismo da torcida do Valencia em jogo no estádio Mestalla

La Liga Vinicius Junior foi vítima de dez episódios de racismo e ódio desde 2021. Ontem, durante a partida entre Valencia x Real Madrid, pelo Campeonato Espanhol, aconteceu novamente. As denúncias dos nove episódios anteriores foram arquivadas ou seguem em curso nos tribunais. Nenhum dos clubes envolvidos sofreu medidas disciplinares desportivas. O levantamento é do jornal espanhol As.

Os episódios racistas que Vini Jr sofreu na Espanha Barcelona x Real Madrid (24 de outubro de 2021).

Torcedores do Barça chamaram Vini Jr de 'macaco' nas arquibancadas do Camp Nou. La Liga apresentou uma denúncia à Fiscalía de Odio de Barcelona, mas o caso foi arquivado após as autoridades policiais não conseguirem identificar os racistas.

Mallorca x Real Madrid (14 de março de 2022)

Desde a chegada ao estádio do Mallorca, foi possível ouvir torcedores imitando sons de macacos para se referirem ao brasileiro. A La Liga apresentou uma denuncia à Fiscalía de Odio de Baleares, mas o caso foi arquivado pelo seguinte motivo: "a expressão e os sons proferidos, indiscutivelmente característicos de atitudes profanas e desprezíveis, ao mesmo tempo vexatórias e absolutamente rejeitáveis, não parecem inicialmente abarcar, para o presente caso [sons de macaco], a dimensão penal pública que se postula.

Torcedores do Atlético de Madri que cantavam e bebiam nos arredores do estádio Civitas Metropolitano, antes do clássico contra o Real Madrid, pelo Campeonato Espanhol, usaram um cântico racista para chamar Vinicius Junior de macaco — o jovem brasileiro já tinha sido alvo de um comentário racista de um empresário em um programa da TV espanhola naquela semana.

Os racistas cantaram: "Eres un mono, Vinicius eres un mono". Em tradução livre significa: "Você é um macaco, Vinicius você é um macaco".

La Liga apresentou denúncia à Fiscalía de Odio de Madrid, mas o caso foi arquivado com outra justificativa: "Não há ato específico a imputar a determinada pessoa e, uma vez contextualizadas as injúrias de cunho racista, não constituiriam crime contra a dignidade da pessoa. E isso pelo fato de serem desagradáveis, inoportunos e desrespeitosos, pois foram derramados por ocasião da celebração de uma partida de futebol de máxima rivalidade, com outras alusões pejorativas ou zombeteiras marcadas por aquela competição esportiva, juntamente com sua natureza de que não se repetiram além dos dois atos expostos e que duraram alguns segundos".

Valladolid x Real Madrid (30 de dezembro de 2022)

 Torcedores do time de Ronaldo Fenômeno chamaram Vini Jr de 'negro de merd*'. Após esse episódio, a La Liga mudou a estratégia e fez uma denuncia em três frentes: Comissão Antiviolência, Comitê de Competição e diretamente no Tribunal nº 4 de Valladolid.

O processo penal foi instaurado após a identificação dos responsáveis pelos insultos. O Valladolid, por sua vez, abriu um processo contra onze torcedores identificados, aplicando seu regulamento interno e retirando seus ingressos de temporada.

Prévia de Real Madrid x Atlético de Madri, Copa do Rei (26 de janeiro de 2023)

Um grupo de ultras do Atlético de Madri simulou o enforcamento de um boneco com a camisa de Vinicius Junior.

O boneco foi pendurado em uma ponte próxima ao centro de treinamento do Real Madrid com uma faixa com a frase: "Madri odeia o Real". A LaLiga apresentou uma denúncia ao Tribunal de Instrução nº 28 de Madri. Eles ainda tentam identificar os responsáveis.

Mallorca x Real Madrid (5 de fevereiro de 2023)

Vinicius Junior ouviu das arquibancadas do estádio: "Vinicius, macaco. Você é um p*** macaco".

O autor do insulto foi identificado, e o Mallorca o proibiu de entrar no estádio por três anos. Vini prestou depoimento contra o torcedor. Além disso, a Comissão Anti-Violência propôs uma sanção para o referido torcedor com uma multa de 4.000 euros e um período de 12 meses de proibição de acesso às instalações esportivas.

Osasuna x Real Madrid (18 de fevereiro de 2023)

Vinicius Junior ouviu insultos racistas e de ódio das arquibancada do estádio El Sadar. O episódio foi denunciado nos tribunais de instrução de Pamplona, mas o racista ainda não foi identificado.

Bétis x Real Madrid (5 de março de 2023)

Vini Jr foi chamado de macaco nas arquibancada do estádio Benito Villamarín. Uma denúncia foi apresentada no tribunal investigativo de Sevilha após identificarem os autores dos insultos.

Barcelona x Real Madrid (19 de março de 2023)

Mais uma vez no Camp Nou, Vini Jr ouviu das arquibancadas gritos de 'macaco' e 'morra'. O caso foi denunciado nos tribunais de investigação de Barcelona, mas sem nenhum desdobramento até agora.

https://www.uol.com.br/esporte/futebol/ultimas-noticias/2023/05/22/vinicius-junior-foi-vitima-de-dez-casos-de-racismo-e-odio-desde-2021.htm

SB SABENDO BEM DESTE DOMINGO E DESTA SEMANA

 

SB SABENDO BEM DESTE DOMINGO E DESTA SEMANA

01- OLÁ! PRA COMEÇO DE CONVERSA...

 

1.    Liturgia do Domingo de Pentecostes– Ano A;

2.    VINICIUS JUNIOR FOI VÍTIMA DE DEZ CASOS DE RACISMO E ÓDIO DESDE 2021.

 

02-  SB SABENDO BEM DESTE DOMINGO E  DESTA SEMANA;

03-  SB SABENDO BEM INFORMA;

04- LEITURAS DA MISSA DO Domingo de Pentecostes - ANO A

 

05- LEITURAS DA SEMANA:  29 DE MAIO A 04 DE JUNHO DE 2023 ;

 

06- REFLEXÃO DOMINICAL I – VÓS SOIS A ALMA DA IGREJA;

 

07- REFLEXÃO DOMINICAL II: EVANGEHO (Jo 20,19-23);

08-  REFLEXÃO DOMINICAL III: (At 2,1-11 / Sl 103 / 1Cor 12,3b-7.12-13 / Jo 20.19-23)

O Dom da Vida Nova - O Dom da Unidade - O Dom do Serviço;

09-  O ESPÍRITO SANTO NOS PADRES DA IGREJA;

10-  RELIGIÃO:  AFINAL, QUEM É O ESPÍRITO SANTO?

11-  SANTO AGOSTINHO E OS SETE DONS DO ESPÍRITO SANTO;

12-  SUGESTÃO DE LEITURAS

1.    Feliz por nada (Martha Medeiros);

2.    Espiritualidade a partir de si mesmo ( Autores: anselm grun e meinrad dufner; tradutor: herbert de gier.

SB SABENDO BEM INFORMA

 


 

SB SABENDO BEM INFORMA

 

Caro(a) Leitor(a) amigo(a):

O meu abraço fraterno e uma ótima semana a todos!

ACESSE SEMPRE O BLOG: sbsabendobem.blogspot.com e divulgue aos seus amigos, conhecidos e contatos nas redes sociais. Comente, faça sugestões. Agradeço!

Escreva para: sbsabendobem@gmail.com

 

# VACINAR É UM ATO DE AMOR!

 

EU CUIDO DE VOCÊ E VOCÊ CUIDA DE MIM E DEUS CUIDA DE NÓS!

 

USE MÁSCARAS NOS HOSPITAIS

 

MAIO

 


 

 

 

 


LEITURAS DA MISSA SOLENIDADE DE PENTECOSTES - ANO A

 

LEITURAS DA MISSA

 

SOLENIDADE DE PENTECOSTES - ANO A

Anim. O Espírito derramado em Pentecostes sobre a Igreja vem agora em nosso auxílio para que, ouvindo a Palavra do Senhor, a tornemos viva e atual para nós.

PRIMEIRA LEITURA (At 2,1-11)

 Leitura dos Atos dos Apóstolos.

 1 Quando chegou o dia de Pentecostes, os discípulos estavam todos reu- nidos no mesmo lugar. 2 De repente, veio do céu um barulho como se fosse uma forte ventania, que encheu a casa onde eles se encontravam. 3 Então apareceram línguas como de fogo que se repartiram e pousaram sobre cada um deles. 4 Todos fica- ram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito os inspirava. 5 Moravam em Jerusalém judeus de- votos de todas as nações do mundo. 6 Quando ouviram o barulho, juntou-se a multidão, e todos ficaram confusos, pois cada um ouvia os dis- cípulos falar em sua própria língua. 7 Cheios de espanto e de admiração, diziam: “Esses homens que estão falando não são todos galileus? 8 Como é que nós os escutamos na nossa própria língua? 9 Nós que somos par- tos, medos e elamitas, habitantes da Mesopotâmia, da Judéia e da Capadócia, do Ponto e da Ásia, 10da Frígia e da Panfília, do Egito e da parte da Líbia, próxima de Cirene, também romanos que aqui residem; 11judeus e prosélitos, cretenses e árabes, to- dos nós os escutamos anunciarem as maravilhas de Deus na nossa própria língua! “

 - Palavra do Senhor. T. Graças a Deus.

 

SALMO 103(104)

 Enviai o vosso Espírito, Senhor / e da terra toda a face renovai!

1.    Bendize, ó minha alma, ao Senhor! * Ó meu Deus e meu Senhor, como sois grande! / Quão numerosas, ó Senhor são vossas obras! * Encheu-se a terra com as vossas criaturas!

2.    2. Se tirais o seu respiro, elas pere- cem * e voltam para o pó de onde vieram; / enviais o vosso espírito e renascem * e da terra toda a face renovais.

3.    3. Que a glória do Senhor perdure sempre, * e alegre-se o Senhor em suas obras! / Hoje seja-lhe agradável o meu canto, * pois o Senhor é a minha grande alegria!

 

 SEGUNDA LEITURA (1Cor 12, 3b-7.12-13)

 

 Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios.

 Irmãos: 3 Ninguém pode dizer: Jesus é o Senhor, a não ser no Espírito Santo. 4 Há diversidade de dons, mas um mesmo é o Espírito. 5 Há diversidade de ministérios, mas um mesmo é o Senhor. 6 Há diferentes atividades, mas um mesmo Deus que realiza todas as coisas em todos. 7 A cada um é dada a manifestação do Espírito em vista do bem comum. 12Como o corpo é um, embora tenha muitos membros, e como todos os membros do corpo, embora sejam muitos, formam um só corpo, assim também acontece com Cristo. 13De fato, todos nós, judeus ou gregos, escravos ou livres, fomos batizados num único Espírito, para formarmos um único corpo, e todos nós bebemos de um único Espírito.

 

- Palavra do Senhor. T. Graças a Deus.

 

SEQUÊNCIA[L. e M.: Reginaldo Veloso]

 

A nós descei, divina luz! Em nossas almas acendei o amor, o amor de Jesus!

 

1. Vinde, Santo Espírito, e do céu mandai luminoso raio, luminoso raio! / Vinde, pai dos pobres, doador dos dons, luz dos corações, luz dos corações! / Grande defensor, em nós habitai, e nos confortai, e nos con- fortai! / Na fadiga pouso, no ardor brandura, e na dor ternura, e na dor ternura!

 

2. Ó luz venturosa, divinais clarões, encham os corações, encham os co- rações! / Sem um tal poder, em qual- quer vivente nada há de inocente, nada há de inocente! / Lavai o im- puro e regai o seco, sarai o enfermo, sarai o enfermo! / Dobrai a dureza, aquecei o frio, livrai do desvio, livrai do desvio!

 

 3. Aos fiéis, que oram com vibrantes sons, dai os sete dons, dai os sete dons! / Dai virtude e prêmio e no fim dos dias eterna alegria, eterna alegria!

 

/ Aleluia! Aleluia! Aleluia! Aleluia! Aleluia! Aleluia!

 

 ACLAMAÇÃO

 

 Aleluia, aleluia, aleluia. Vinde, Espírito Divino, / e enchei com vossos dons / os corações dos fiéis; / e acendei neles o amor / como um fogo abrasador!

 

EVANGELHO (Jo 20, 19-23)

 

 P. O Senhor esteja convosco. T. Ele está no meio de nós.

 

P. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.

 

T. Glória a vós, Senhor.

 

P. 19Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas, por medo dos judeus, as portas do lugar onde os discípulos se encon- travam, Jesus entrou e pondo-se no meio deles, disse: “A paz esteja convosco”. 20Depois dessas palavras, mostrou-lhes as mãos e o lado. En- tão os discípulos se alegraram por verem o Senhor. 21Novamente, Jesus disse: “A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou, também eu vos en- vio”. 22E depois de ter dito isto, soprou sobre eles e disse: “Recebei o Espírito Santo. 23A quem perdoardes os pecados, eles lhes serão perdoa- dos; a quem não os perdoardes, eles lhes serão retidos”.

 

- Palavra da Salvação. T. Glória a vós, Senhor.

 

 

 

 

 

 

LEITURAS DA SEMANA: DE 29 DE MAIO A 04 DE JUNHO DE 2023- VINDE ESPÍRITO SANTO

 

LEITURAS DA SEMANA: DE 29 DE MAIO A 04 DE JUNHO DE 2023

29(2.ª feira): Gn 3,9-15.20 ou At 1,12-14;Sl 86(87),1-2.3 e 5.6-7 (R. 3);Jo 19,25-34- Bem-aventurada Virgem Maria, Mãe da Igreja, Memória.

30(3.ª feira): Eclo 35,1-15;Sl 49(50),5-6.7-8.14 e 23 (R. 23b);Mc 10,28-31

31(4.ª feira): Sf 3,14-18 ou Rm 12,9-16b;Cânt.: Is 12,2-3.4bcd.5-6 (R. 6b);Lc 1,39-56 - Visitação de Nossa Senhora, Festa, Ano A

01/06(5.ª feira): Eclo 42,15-26; Sl 32(33),2-3.4-5.6-7.8-9 (R. 6a);Mc 10,46-52;

São Justino, mártir, Memória. 8ª Semana do Tempo Comum.

02/06(6.ªfeira): Eclo 44,1.9-13; Sl 149,1-2.3-4.5-6a e 9b (R. 4a); Mc 11,11-26

03/06(Sábado): Eclo 51,17-27; Sl 18(19B),8.9.10.11 (R. 9a);Mc 11,27-33

São Carlos Lwanga e companheiros mártires, Memória

8ª Semana do Tempo Comum

 

04/06 Domingo): Santíssima Trindade, Solenidade, Ano A

9ª Semana do Tempo Comum

Ex 34,4b-6.8-9; Dn 3,52.53.54.55.56 (R. 52b);2Cor 13,11-13;Jo 3,16-18

 

Vinde Espírito Santo

Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso Amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.


Oremos: Ó Deus que instruíste os corações dos vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos da sua consolação.Por Cristo Senhor Nosso. Amém


Veni Sancte Spíritus

Veni Sancte Spíritus reple tuórum corda fidélium, et tu amóris in eis ignem accénde. Emítte Spíritum tuum et creabúntur. Et renovábis faciem terrae.
Oremus: Deus, qui corda fidélium Sancti Spíritus illustratióne docuisti da nobis in eódem Spíritu recta sápere, et de ejus semper consolatióne gaudére. Per Christum Dóminum nostrum. Amen

https://www.catolicoorante.com.br/oracao.php?id=12

 

 

REFLEXÃO DOMINICAL I VÓS SOIS A ALMA DA IGREJA

 

REFLEXÃO DOMINICAL I

VÓS SOIS A ALMA DA IGREJA

Celebramos a solenidade de Pentecostes, recordando o fato extraordinário do envio e da manifestação do Espírito Santo no início da vida da Igreja. A existência da Igreja unicamente se explica mediante a atuação do Espírito Santo, conforme Jesus prometeu. Podemos dizer também que hoje comemora- mos o nascimento, a vitalidade e a saúde da Igreja de Cristo. Ela está para completar dois mil anos de história. Não há nenhuma outra instituição humana com essa longevidade! Ela é também uma instituição humana, formada de “santos e pecadores”; mas se ela dependesse unicamente das forças e vontades humanas, ela já teria desaparecido, como tantas outra instituições que nascem, vivem e atuam durante algum tempo e, depois, desaparecem. Nossa Igreja permanece viva e atuante, desde os Apóstolos até hoje. Não faltaram à Igreja crises e dificuldades, vindas de nossas fragilidades humanas e pecados, ao longo de toda a história. Mas ela sempre superou essas crises, co- locando-se novamente à escuta da Palavra de Deus e daquilo que o Espírito Santo diz em cada momento e circunstância. Nos momentos difíceis, ela se põem a discernir sobre as realidades que a cercam, deixando-se chamar à conversão e à renovação, para uma fidelidade renova- da a Cristo e à própria missão. Também hoje, não faltam dificuldades e crises na Igreja. Ela enfrenta divisões internas, fechamentos, falsos mestres e pregadores, mais interessados em si mesmos e suas vaidades do que na verdade do Evangelho e no bem da Igreja. E não faltam desafios postos a ela pela cultura contemporânea. É tempo de “ouvir o que o Espírito diz à Igreja” (cf Ap 2-3) e de fazer o sereno discernimento sobre qual é, de fato, a vontade de Deus a cada momento. Ao longo da história, a Igreja fez isso muitas vezes e sempre reencontrou seu caminho, olhando para Jesus Cristo, o Evangelho, os Santos e as grandes testemunhas do Evangelho. Não há de ser diferente em nossos dias. Durante nosso sínodo arquidiocesano, invocamos muitas vezes o Espírito Santo, “animador e renovador da vida da Igreja”, aquele que pode mover os corações e as mentes para uma verdadeira renovação. Neste ano, após o encerramento do sínodo, começa o trabalho para colocar em prática as diretrizes e os propósitos sinodais. Nossa Arquidiocese, em todas as suas comunidades e expressões, precisa de um renovado espírito de missão e ardor missionário. Só assim a Igreja se renovará e o Evangelho trará novos e abundantes frutos de vida cristã às nossas comunidades. Peçamos também, e de modo especial, pelas vocações ao sacerdócio, à vida consagrada e missionária e também uma renovada valorização da família e do casamento. Que o Espírito Santo também renove o ardor na missão daqueles que já são sacerdotes ou religiosos consagrados a Deus e à Igreja.

Cardeal Odilo P. Scherer Arcebispo de São Paulo

 

https://arquisp.org.br/sites/default/files/folheto_povo_deus/ano-47-a-35-solenidade-pentecoste.pdf


REFLEXÃO DOMINICAL II EVANGELHO (Jo 20, 19-23)

 

 

REFLEXÃO DOMINICAL II

EVANGELHO (Jo 20, 19-23)

EXEGESE: A exegese deste evangelho pode ser vista na primeira parte da Dominica in Albis deste mesmo ano, do dia 1 de maio. Vamos repetir as explicações dadas no artigo. Por outra parte faremos alguns comentários, próprios do tempo, chamado pascal, para que sirvam tanto para entender os evangelhos como para a vida espiritual dos leitores dos mesmos. É desnecessária a repetição das traduções dos versículos, já efetuados no texto citado anteriormente.

JESUS APARECE AOS DISCÍPULOS

OS LUGARES PARALELOS: Temos, além do relato de João, outros dois paralelos, muito mais breves, que correspondem a um resumo auricular e não a um testemunho ocular. São Marcos 16, 14-18 e Lucas 24, 36-49. Contrastaremos todos eles para determinar o grau de historicidade e o valor teológico das afirmações, como catequistas bíblicos.

TEMPO: João é o mais detalhado neste respeito: estando, pois, aquele dia perto do fim [opsies], o primeiro da semana. Comparado com o relato de Lucas anterior ao sucesso de João, em que este não narra a aparição aos dois de Emaús, parece que temos uma pequena contradição de tempo. Os dois pedem a Jesus que fique, pois está na tarde e o dia já há declinado [temos traduzido literalmente]. Como pode dizer João que depois de uma caminhada de sessenta estádios, aproximadamente 9 mil metros, ou duas horas de caminho, ainda era a tarde do dia? Vamos explicar esta aparente contradição. A tarde começava às quinze horas. Era este também o tempo em que se iniciavam as jantas. O dia, na primavera palestina, termina entre 17:30 e 18 horas. Caso estejamos, segundo Lucas, no início das 16 horas teremos mais duas horas de volta e os dois discípulos estariam com os onze às 18 horas, precisamente no fim do dia como afirma João.

OS DISCÍPULOS: Além dos doze [melhor onze, porque Judas estava morto] estavam os dois de Emaús e provavelmente mais, dentre os quais logo nos Atos se dirá eram cento e vinte. Dentre os onze, faltava Tomé o chamado Dídimo. Tanto Tomé como Dídimo significam o mesmo: gêmeo. Como diz Lucas, estavam reunidos os onze (!) e seus companheiros, comentando uma aparição a Pedro [Simão] (Lc 24, 33-34) que João não narra, porque ele não foi testemunha do fato. Temos uma falha de informação em Lucas, porque não sendo ele testemunha, narra na totalidade, os onze, quando na verdade faltava um: Tomás. Também vemos como em Marcos existe uma narração formal e genérica, quando resume todas as aparições, afirmando finalmente, que apareceu aos onze quando estavam à mesa e censurou-lhes a incredulidade e dureza de coração, porque não haviam dado crédito aos que o tinham visto ressuscitado (34, 14). Vemos que esta última afirmação é só em parte verdadeira, como constatamos em Lucas 24, 34. Esta falta de detalhes indica claramente que eles tratam o assunto na sua generalidade, como um fato que transcende a história e forma parte da tradição. Não assim em João, onde hora, lugar e circunstâncias permitem conhecer o que uma testemunha viu e ouviu. Por isso temos dois detalhes importantes: o medo aos judeus [propriamente jerosolimitanos] e as portas fechadas, ou melhor, trancadas.

JESUS VEIO: É desta forma como aparece, para estar na frente de todos, a figura do ressuscitado. Nada de ruídos, de resplendor, de experiências impactantes. Como entra a luz quando uma janela é aberta, assim o corpo de Jesus entrou e se colocou no meio deles (19).

A PAZ: A figura na frente deles não é uma estátua; fala e comerá logo, para demonstrar que não é um espírito, uma fantasia, um fantasma. Mas vamos agora estudar suas palavras. A primeira palavra de Jesus é uma saudação que, podemos dizer, entra no costume ambiental: PAZ. A palavra hebraica Shalom, da qual a grega Eirene e a latina Pax são traduções, significa evidentemente ausência de guerra e vida tranquila (Lc 14, 32); mas também significa bênção, glória, riqueza, descanso, bem estar, saúde física, esperança de êxito, justiça, salvação: ou seja, tudo que acostumamos chamar de estado feliz. Especialmente, paz e justiça aparecem unidas (Mt 5, 9-10). A paz é dom precioso de Deus (1 Cor 1, 3). Daí que o futuro Messias, Jesus em definitivo, seja antes de tudo um porta-voz da paz e inclusive se identifique com ela (Rm 5, 1). É o Messias que a comunica por meio do Espírito, como antecipação da paz definitiva (Rm 14, 7). Se a primeira vez, a palavra pode ter o significado de uma saudação (19) quando é repetida pela segunda vez tem um significado profundamente teológico: ela é a base do Espírito que transforma os discípulos em enviados do Pai, recebendo o principal carisma da nova era: o espírito de reconciliação que basicamente é perdão. Algo novo está ocorrendo; e esse algo novo é um bem divino: essa profunda e definitiva paz, que Deus está disposto a partilhar, como doador, com simples seres humanos.

AS CHAGAS: Jesus mostrou suas chagas: mãos e pés, segundo Lucas (24, 39) ou mãos e lado, segundo João (20, 21). Lucas declara o propósito dessa prova, como demonstração de que ele era o mesmo Jesus crucificado que tinha sido depositado no sepulcro e não um fantasma. Nem a afirmação de Lucas nega a de João, nem esta poderá ser tomada como contraditória à de Lucas; máxime que João distingue duas aparições: uma só para Tomé em que pede que este introduza a mão no lado, daí que o lado era mais importante para João do que as chagas do pé. Lucas só traz uma aparição, porque para ele o importante era que Jesus tinha sido visto pelos onze. Isto explica as diferenças entre os dois. Nem todos os detalhes são importantes, mas só aqueles que do ponto de vista do autor contribuem para demonstrar ou confirmar seu propósito. Deste momento em diante, Jesus será o crucificado, ou seja, aquele que em seu corpo apresenta umas feridas que inicialmente foram vergonha e humilhação, mas que desde agora seriam glória e exaltação. O Jesus-homem, filho de Maria [filho do homem] agora se apresenta como o Cristo-Senhor, verdadeiro filho de Deus [Cristo Deus].

O PERDÃO DOS PECADOS: A nova missão dada por Jesus aos discípulos está intimamente unida ao perdão dos pecados. Por isso Jesus repete de novo Shalom lekem [Eirene ymin grego, ou Pax vobis latino]. Mas esta paz não é uma saudação, mas uma doação, um presente divino que é um perdão pela conduta imprópria dos discípulos durante os dias da paixão e morte de Jesus. Jesus esquece e perdoa. Sua paz, que é felicidade e alegria por sua presença viva no meio deles, quer ser uma reconciliação sem recriminações nem censuras. O perdão é total. O desejo de Jesus vai além do simples perdão. Jesus pretende dar aos discípulos um novo ministério: uma função divina, como dom totalmente extraordinário, que requeria um ato solene, visível e simbólico; ou seja, uma ação sacramental em que o homem é instrumento visível da ação interior divina. A missão atual é totalmente diferente da dada aos doze (Mt 10, 1 +) e aos discípulos (Lc 10, 1+) que unicamente consiste em anunciar a Boa Nova e testemunhá-la com o poder de curar e a autoridade sobre os demônios. É uma missão nova que participa da missão fundamental do próprio Jesus, que vamos estudar na continuação. Jesus não só envia os discípulos, mas também o Paráclito (Jo 16, 7). E a missão dos discípulos está na mesma ordem da missão do Paráclito. É, pois, uma missão muito importante.

MISSÃO DE JESUS: Como o Pai me enviou, dirá Jesus. Com estas palavras Jesus afirma o sentido de sua vida: Ele é um enviado do Pai, um mensageiro que tem, como finalidade, o que na continuação descreve como doação a seus discípulos: o perdão. Que Jesus era enviado do Pai temos clara confirmação em Jo 5, 30 e 36. Mas qual foi a missão fundamental de Jesus? O anjo anuncia um Salvador que será Cristo-Senhor (Lc 2, 11). No nome da pessoa estava escrita a missão de sua vida. Por-lhe-ás o nome de Jesus, pois ele salvará seu povo de seus pecados (Mt 1, 21). E o Batista descreve o futuro Messias declarando-o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (Jo 1, 29). A missão de Jesus se cumpre no momento de sua morte quando pode exclamar: está consumado (Jo 19, 30). Pouco antes, ao ser elevado na cruz, reclama do Pai o perdão; e o mais admirável é que esse perdão não é para os amigos, mas para os inimigos: Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem (Lc 23, 34). Foi para essa hora [de paixão] que ele veio (Jo 12, 27). O perdão é uma amostra de que Deus é Pai e de que a justiça de Deus é clemência para quem recebe o evangelho como a Boa Nova da graça: O ano de graça do Senhor (Lc 4, 19 e Is 61, 2). Na última ceia, declara o mistério encerrado na cruz como o sangue a ser derramado em prol da multidão para o perdão dos pecados (Mt 26, 28) e João, na sua primeira carta, resumirá esta missão afirmando: o sangue de seu Filho nos limpa de todo pecado (1 Jo 1, 7).

MISSÃO DOS DISCÍPULOS: 1) Jesus a identifica com a sua: como o Pai me enviou, assim eu vos envio (21). Um favor deve ser tomado em sentido o mais amplo possível, sem restrição, como dizem os letrados em Direito. Perdoar não é só usar palavras, mas contribuir com ações, unindo-se à sua paixão para que os novos sofrimentos atuem como causa segunda do perdão, o qual Paulo já expressava numa frase de difícil interpretação: Em minha carne estou completando o que falta às tribulações de Cristo, em favor de seu corpo, que é a Igreja (Cl 1, 24). E como tal corpo de Cristo, também ele (sendo parte da Igreja) sofre e adquire méritos para a conversão dos pecadores, como muitos santos sofreram e S. Agostinho confirma em seus escritos. A Deus só podemos dar o nosso sofrimento de quem entrega sua vida, perdendo-a como prova do amor (Rm 5, 8). E nisso consiste precisamente o sacrifício (Ef 5, 2). 2) Jesus realiza uma ação que relembra pelo verbo usado, a mesma de Gênesis 2, 7, segundo a setenta, quando Deus soprou sobre o barro para dar vida ao corpo inerte. Logo teremos uma vida nova dada aos discípulos. Até agora Jesus nunca fez gesto semelhante que implicava modo diferente de ser discípulo. 3) As palavras que explicam a ação de Jesus formam um só conjunto com a missão e o sopro, que tem como significado o perdão dos pecados. Aqui não encontramos menção do Evangelho, não aparece o Reino, não deixa os efeitos salutares aos ouvintes da palavra, mas os efeitos são dirigidos aos presentes, todos eles alegres e com viva fé no Senhor: Se perdoais serão os pecados [dos outros] perdoados, se não os perdoais [os retiveres forçosamente, segundo o grego] não estarão perdoados. Os hemistíquios finais de cada frase estão na voz passiva o que significa uma ação direta de Deus. Poderíamos traduzir livre, mas literalmente, a nova missão apostólica desta forma: Deus perdoará a quem vós perdoardes; e Deus não perdoará a quem vós não perdoardes. O melhor comentário é o do Beato Isaac della Stella: A Igreja nada pode perdoar sem Cristo e Cristo nada quer perdoar sem a Igreja. A Igreja não pode perdoar senão a quem é penitente, isto é, a quem Cristo tocou com sua graça; e Cristo nada quer considerar como perdoado a quem despreza a sua Igreja. 4) Por isso, a condição indispensável do penitente é seu amor por Cristo, segundo as palavras do próprio Jesus: Eu vim chamar os pecadores ao arrependimento (Lc 5, 32) e seus muitos pecados lhe são perdoados porque amou muito; mas aquele a quem pouco se perdoa ama pouco(Lc 7, 47) ou em termos mais ocidentais: A quem pouco ama, pouco se perdoa.

INTERPRETAÇÃO: Que podemos dizer desta segunda missão dos discípulos chamados a perdoar os pecados? ANTES do século XVI todas as Igrejas admitiam que os apóstolos e seus sucessores tinham o poder ministerial de perdoar os pecados dos fieis em nome de Cristo. DEPOIS, com a vinda da Reforma, os evangélicos afirmam que este poder e este encargo são entregues a todos os discípulos; de fato a todos os fieis de todos os tempos (Jo 17, 20) e não a Pedro em particular (Mt 16, 19) ou a um ordo sacerdotal (Lc 24, 48). O perdão não é dado por meio de um poder ministerial causado por uma recepção do Espírito; porém, escutando o testemunho dos fieis, os homens acreditarão (seus pecados lhes serão perdoados) ou se escandalizarão (seus pecados lhes serão retidos). Estas são as novas afirmações dos chamados evangélicos. A Igreja Romana admite como certo que o poder dado por Cristo de perdoar os pecados se exerce também no Batismo e na pregação da palavra (Mc 15, 16). Todo sacerdote no final da leitura do evangelho diz: Pelos vocábulos ditos, sejam perdoados nossos delitos. O teólogo Bruce Vawter declara que este dom do Espírito está aqui relacionado explicitamente com o poder outorgado à Igreja para continuar ostentando o caráter judicial de Cristo, no referente ao pecado. Mas há algo mais: especialmente, da passagem atual, temos duas definições dogmáticas que interpretam as Escrituras em sentido histórico ou literal: A PRIMEIRA definição é do Concílio de Constantinopla (ano 553) proclamando que quando o Senhor insuflou sobre os apóstolos, estes recebem realmente e não figurativamente o Espírito Santo. A SEGUNDA é do Concílio de Trento, declarando anátema do ponto de vista católico, a interpretação desta passagem como não se referindo à potestade de perdoar e reter os pecados no sacramento da penitência, mas somente restringida à autoridade de pregar o evangelho.

LUGARES PARALELOS: Em primeiro lugar, temos a passagem da confissão de Pedro: Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: E se alguma coisa ligares sobre a terra estará ligada nos céus. E se alguma coisa desatares sobre a terra estará desatada nos céus (Mt 16, 19). Pedro recebe de Jesus uma autoridade que é jurídica como chefe do conjunto apostólico. É definitivamente o poder de admitir ou rejeitar dentro da comunidade, homens e ideias como fundamentalmente afins ou inimigas às mensagens verdadeiras do evangelho. Uma outra passagem é: Em verdade vos digo que tudo que por quaisquer motivos ligares sobre a terra estará ligado no céu. E tudo que por qualquer causa desligares sobre a terra estará desligado no céu (Mt 18, 18). Trata-se do mesmo direito de admitir ou rejeitar homens e doutrinas, porque este versículo é a conclusão de como tratar aquele que não quer se arrepender uma vez que rejeita a voz da igreja. Nesse caso será tratado como gentio ou publicano. Uma terceira passagem está em Tiago 5, 16: Confessai, pois, uns aos outros os vossos pecados e orai uns pelos outros para que sejais curados. O contexto indica que é nos momentos de doença em que o doente chama os presbíteros da Igreja para ser ungido e a oração da fé salvará o doente e o Senhor o porá de pé; e se tiver cometido pecados, estes serão perdoados (15). Uma quarta passagem é encontrada em 1 Jo 1, 9: Se confessarmos os nossos pecados, ele (Deus) é fiel e justo de modo a demitir nossos pecados e nos limpar de todas as maldades. Finalmente Pedro, à pergunta dos ouvintes, que devemos fazer, dirá: Arrependei-vos e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados (At 2, 18). Destes textos deduzimos: 1o) Que Cristo realmente tem poder para entregar sua autoridade como faculdade a ser exercida visível e externamente sobre os homens. 2o) Que pelo menos de duas formas, desde os tempos apostólicos essa potestade era usada: no batismo e na doença. Temos como confirmação os casos de Ananias (At 5, 1-11) e do incestuoso de Corinto (1Cor cap 5) em que o pecado é retido e punido.

COMENTÁRIOS

TEMPO PASCAL: Podemos chamar assim o tempo transcorrido entre a ressurreição e a ascensão para os discípulos de Jesus. A nota principal desse tempo é o aspecto das aparições de Jesus. Seu corpo aparece como o de um corpo revivido muito mais do que o de um ressuscitado. Vamos explicar: O corpo que Jesus tomou após os três dias [contados do modo judaico] no sepulcro, era como o corpo de Lázaro: um corpo totalmente humano, como se a morte não tivesse existido. Por isso podia ser tocado (Lc 24, 39), podia comer (Lc 24, 43), andava com eles como se fosse o mesmo Jesus que com eles tinha convivido nos últimos anos. Mas uma vez, efetuada a ascensão, Jesus não se mostrará do mesmo modo na suas aparições. Um exemplo é a visão de Paulo. Seu corpo é o próprio de um ressuscitado: um corpo de luz, corpo glorioso (Fp 3, 21) que resulta da transformação do corpo humilhado ou psíquico, de cuja semente nasce o novo corpo espiritual (1 Cor 15, 43).

CARACTERÍSTICAS DO TEMPO PASCAL: Vamos estudar o tempo pascal dos onze e dos outros discípulos da época de Jesus. Que aconteceu de importante que sirva para nós neste século XXI? Neste período de tempo, como diz o Papa Leão Magno, na sua homilia da Ascensão (séc V), foram revelados aos apóstolos grandes mistérios. Em primeiro lugar foi proclamada a imortalidade, não apenas da alma, mas também do corpo. Nesses dias, os apóstolos receberam o Espírito Santo através do alento vital do Senhor Jesus, que conferiu a eles o poder de perdoar os pecados. Pedro recebeu o mandato de cuidar do rebanho do Senhor de modo especial. Era o mesmo Pedro que anteriormente tinha recebido as chaves do Reino, pondo em suas mãos a autoridade de abrir ou fechar os portões do mesmo. Jesus, nesses dias, esclareceu as dúvidas sobre a finalidade de seu messiado, interpretando as Escrituras e, consequentemente, dando a estas a força da palavra divina, como profecias dos eventos salvíficos. Abriu os olhos dos seus discípulos à luz da fé, contrariamente ao modo como o pecado abriu os olhos de nossos primeiros pais. Os olhos dos discípulos foram abertos para compreenderem o mistério autêntico da salvação, trazida pela vitória de Jesus; os discípulos reconheceram a derrota humilhante e vergonhosa de seu pecado. E quando parecia que nada mais faltava ao ensinamento de Cristo, na sua despedida, ele deu aos apóstolos dois preceitos novos: O primeiro era o mandato de serem testemunhas para todos os povos (Lc 24, 48) de modo que as palavras e os escritos dos apóstolos fossem dirigidos pelo Espírito Santo que iriam receber em plenitude nos próximos dias. O segundo preceito era de ficar unidos em Jerusalém até que fossem revestidos do poder do Espírito (Lc 24, 49).

A DÚVIDA: Como podemos compaginar a recepção do Espírito Santo, no domingo da Páscoa, com a infusão do mesmo no dia de Pentecostes? Quando é que verdadeiramente os apóstolos receberam o Espírito Santo? No alento e sopro de Jesus sobre eles ou no vento impetuoso acompanhado das línguas de fogo, no dia de Pentecostes? A resposta é: em ambos os casos. No primeiro, eles receberam um poder ministerial; no segundo, um batismo de carismas como dons gratuitos da graça divina. O poder ministerial é próprio dos homens que chamamos de ordenados; os carismas, de qualquer fiel, independente de sexo ou condição. São as duas faces do Espírito Santo atuando dentro da Igreja. De uma maneira contínua, como ministerial, e de maneira esporádica, como dom extraordinário. O perdão será dado sempre; o fenômeno da xenoglossia foi circunstancial e pontual desse domingo pentecostal. A palavra de Jesus revestidos da força [dynamis] do Alto (Lc 24, 49), indica a função do Espírito Divino como vemos em At 1,8 em que o mesmo autor fala da força [dynamis] do Espírito Divino, porque sereis batizados [SUBMERGIDOS] no Espírito Divino não dentro de muitos dias (At 1, 5). Para que essa força especial, que procede do Alto, de um ser submergido no Espírito do mesmo Deus? É para serem testemunhas de Jesus em toda a terra. Como escreve o quarto evangelho, o Espírito será enviado para conduzir os discípulos à verdade plena (Jo 16, 13) Como? Recordando o ensino de Jesus (Jo 14, 26) e anunciando as coisas futuras (Jo 16, 13). Sem distorcer o significado das palavras que acabamos de ouvir, vemos que nem toda a revelação [a verdade] foi dita por Jesus, principalmente porque agora não podeis suportar [compreender] (Jo 16, 12). Que deduzimos destas citações? Que a assistência do Espírito como revelador da verdade, Mestre da mesma, como foi Jesus no seu tempo, é constante na sua Igreja: permanecerá convosco para sempre (Jo 14, 16) dirá Jesus. Podemos deduzir disso que não é um livro escrito num determinado momento, o único que contém a verdade revelada. O Espírito está vivo na Igreja e deve existir um canal vivo também, para que sua voz seja ouvida através dos tempos. A Igreja católica fala da Tradição e do Magistério. Por meio deste, se faz de forma segura e unificada [que todos sejam um de Jo 17, 20], como foi elaborado o Catecismo da Igreja Católica, ou são elaboradas as Encíclicas papais para ensinar algum tema doutrinal ou moral, condenar erros, informar os fieis de perigos para a fé, procedentes das correntes culturais, avivar a devoção. Segundo a Humani Generis do Papa Pio XII (1950), elas refletem o Magistério Ordinário da Igreja e merecem o respeito da parte dos fieis. João Paulo II nos deixou uma herança de 14 Encíclicas, entre elas a Evangelium Vitae e a Veritatis Splendor. O maior número de encíclicas foi escrito por Pio XI com 41, seguido de Bento XV com 30. A Igreja tem a autoridade, fundada nas palavras de Jesus e reforçada pela presença do Espírito, de formular as consequências explícitas ou implícitas da primitiva revelação, como afirma Marin Sola no seu livro Evolução Homogenia Del Dogma Católico.

O ESPÍRITO, HOJE: Se ele está como mestre no Magistério, tanto extraordinário [ex cathedra] como ordinário da Igreja, onde o encontramos nos fieis? Todo fiel tem o Espírito e o encontra principalmente no amor que ele tem no fundo de seu coração. Porque o Espírito é amor. Por isso, amar Jesus como um discípulo é a condição para que o Pai o ame e venha habitar nele como morada (Jo 14, 23). O amor é, pois, a melhor maneira de saber se o Espírito está conosco. O amor indicará qual é a verdade entre as muitas opções e opiniões do momento. Por isso o atual Papa fala da Caridade da Verdade. A caridade [o amor] é paciente, dirá Paulo em 1 Cor 13, 4. E o Papa atual falará da paciência de Deus e a impaciência do homem. Diante de muitas confusões modernas sobre infusão do Espírito e batismo no Espírito acreditamos que a melhor maneira de saber se alguém está imbuído [batizado] pelo Espírito é ver sua disponibilidade para o amor, ou seja, para o serviço gratuito ao homem. Sabemos que passamos da morte para a vida porque amamos os irmãos, dirá João em 1Jo 3, 14. E em 1Jo 4, 12-13: Se nos amarmos uns aos outros Deus permanece em nós…Nisto reconhecemos que permanecemos nele e ele em nós: ele nos deu o seu Espírito. Finalmente, segundo Paulo, o dom mais perfeito é o amor, sem o qual nenhum outro vale nada, como afirma no capítulo 13 de sua primeira carta aos de Corinto. Os estabelecimentos de caridade para a terceira idade e as crianças órfãs dirigidos pela caridade da Igreja têm duas qualidades insuperáveis do ponto de vista social: cuidam de seus internos com muito mais amor e com muito menos dinheiro do que fazem as instituições que podemos chamar laicas.

PISTAS:

1) Como está nossa recepção ao sacramento da reconciliação? Se não o precisamos ou recebemos é porque não pecamos [e o justo peca 7 vezes por dia] ou não sentimos a necessidade de ser perdoados no amor. Talvez sejamos perdoados pela misericórdia; ou condenados pela justiça porque desprezamos, como diz Dante, o Amor.

2) Quantos fieis se sentem aliviados ao receber a absolvição em nome do Senhor por um sacerdote! Deveríamos experimentar esta paz reflexo da que Jesus deu a seus discípulos absolvendo-os do pecado de covardia por tê-lo abandonado nos momentos da paixão.

3)Que uso fazemos das encíclicas tanto sociais como sobre os problemas fundamentais da vida ou da verdade? Não foram escritas para ouvidos surdos, mas para homens de boa-vontade. A voz do Papa é a voz de Cristo ou a voz de um teólogo ultrapassado e ultramontano dentro do agnosticismo do relativismo moderno?

4) Muitos se fixam nos carismas, no dia de hoje, e o único que verdadeiramente, segundo Paulo, indica a posse do Espírito é o amor. Este distinguirá os verdadeiros carismas dos falsos. Escutemos João na sua epístola: Quem não ama seu irmão a quem vê, a Deus, a quem não vê, não pode amar (1Jo 4, 20).

http://www.npdbrasil.com.br/religiao/rel_hom_gotas0337.htm#msg01