VAMOS ESTUDAR O EVANGELHO DE
MATEUS?
ESTUDO
DO EVANGELHO DE SÃO MATEUS
(*Todas as citações onde
não aparece o nome do livro são do Evangelho de Mateus.)
Autor: Mateus significa "dom de
Deus" (Matatias, no hebraico) é um dos Doze Apóstolos. Foi chamado
enquanto estava sentado na sua banca, pois era cobrador de impostos (9,9) *.
Depois do chamado ofereceu um almoço para Jesus e seu grupo (9,10-13). É o
mesmo Levi de Lc 5,27 e era filho de Alfeu (Mc 2,14).
Local e data: Na Bíblia, é o primeiro
Livro do NT (é o mais longo dos quatro Evangelhos). A maioria dos autores hoje
concorda que foi escrito no norte da Galileia; outros afirmam que foi na Síria
(Antioquia). Foi escrito primeiro em hebraico ou aramaico. Não temos mais o
original. A data deve ter sido por volta dos anos 80-90 dC. Seguramente depois
que os romanos destruíram o Templo no ano 70, e quando os cristãos já não
podiam mais frequentar as sinagogas dos judeus.
Objetivo: O objetivo principal
deste Evangelho é que Mateus quer responder a duas perguntas, que com certeza
os cristãos se colocavam depois da vida, morte e ressurreição de Jesus:
- Quem é Jesus? (Conhecer). Jesus é o Emanuel, o
Deus conosco, o Filho de Deus!;
- Como seguir Jesus Cristo? (Fazer o que Ele
mandou). Mateus mesmo dá o exemplo. Jesus o chama: Segue-me! E ele,
levantando-se, o seguiu! (Cf. 9,9).
Destinatários: Mateus
escreve para os judeus que se converteram ao cristianismo, por isso utiliza
muito o AT e usa muitos termos hebraicos. Mas a mensagem de Jesus é universal e
por isso o Evangelho termina afirmando: "fazei que todas as nações se
tomem discípulos meus...” (28,19).
CARACTERÍSTICAS
PRINCIPAIS:
1. A certeza
que Jesus é Deus presente no meio de nós: no início,
meio e final:
- 1,23: “Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que quer dizer:
Deus está conosco”;
- 18,20: “Onde dois ou mais estiverem reunidos em meu nome, eu
estarei no meio de deles”;
- 28,20: “Eis que estarei convosco todos os dias, até a
consumação dos séculos”.
2. É o
Evangelho do Pai:
Enquanto que em Marcos Jesus aparece mais e é mais cristológico;
em Lucas é o Espírito Santo que tem uma função especial; em Mateus é a primeira
pessoa da Santíssima Trindade que tem destaque. Numerosas são as vezes em que
Jesus fala de Deus como do Pai nosso (21 vezes contra 5 de Lucas); o seu Pai
(18 vezes, contra 6 de Lc e 3 de Mc). Passagens interessantes são: 10,29 (cf.
Lc 12,6); 10,20 (cf. Lc 12,12); 20,23 (cf. Mc 10,40).
Algumas parábolas, que se encontram exclusivamente em Mateus,
são verdadeiras parábolas do "Pai": a parábola do servo infiel
(18,23-35, cf. v. 35), a parábola dos trabalhadores na vinha (20,1-12), a
parábola das bodas reais (22,1-14; cf. Lc 14,16-24), a parábola dos dois filhos
(21,28-31), a parábola do joio e do trigo (13,24-30; cf v.27).
3. É o Evangelho da Justiça (3,15; 5,6; 10,20; 6,1.33; 21,32, etc):
- Jesus nasce no ambiente de um homem justo (1,19);
- As primeiras palavras de Jesus neste Evangelho são: “deixe
como está, pois, convém que cumpramos toda a justiça” (3,15);
- A busca fundamental nossa deve ser “o reino dos céus e sua
justiça” (6,33);
- O julgamento de Deus será pela justiça e misericórdia que
praticamos (25,31-46).
- O tema da “recompensa” aparece muitas vezes.
4. O projeto que Jesus anuncia é uma Boa Notícia, chamado de
Reino dos Céus:
- O tema do Reino “dos céus” (ou “de Deus” – 5 vezes) aparece 54
vezes no Evangelho;
- Mateus prefere usar “reino dos céus”, para evitar a expressão
“reino de Deus”, pois os judeus, por respeito, evitavam pronunciar o nome de
Deus (YHWH - Javé).
5. A valorização da história e do Antigo Testamento:
- Jesus nasce da descendência do povo hebreu. São 14 vezes três
gerações (1,17). 14 é a soma das consoantes hebraicas do nome David dwd (4 + 6
+ 4 = 14). Jesus é três vezes Davi;
- Várias vezes encontramos “para se cumprir as Escrituras”, ou
“o que foi dito pelos Profetas”; ou “também está escrito”; ou “ouviste o que
foi dito aos antigos”, etc.
6. Aparecem fortes conflitos com os judeus, principalmente com
os fariseus:
O Evangelho foi escrito depois da destruição de Jerusalém e do
templo (70 dC). Era um momento de ruptura entre judeus e cristãos. Era o tempo
da reestruturação do judaísmo formativo. Os cristãos nesta época eram expulsos
das sinagogas, por isso Mateus fala das “suas/vossas sinagogas” ou “sinagogas
deles” (4,23; 9,35; 10,17; 12,9; 13,54; 23,34).
7. As mulheres:
- Na genealogia de Jesus aparecem 5 mulheres. Isso era incomum
no ambiente judaico. Todas têm problemas: Tamar que perdeu o marido e se fez
passar por prostituta (Gn 38); Raab é prostituta (Js 2,1-21); Rute é moabita,
isto é, uma estrangeira (Rt 1,4); Betsabeia era mulher de Urias, que Davi
mandou matar para ficar com ela (2Sm 11 e 12); e Maria, que ainda não era
casada com José;
- É uma mulher que unge Jesus e prepara seu corpo para a
sepultura (26,6-13);
- As mulheres são o grupo que é fiel até o fim (27,55-56.61) e
são as primeiras as receberem a boa notícia da ressurreição de Jesus e serão as
primeiras anunciadoras de que Jesus está vivo (28,1- 10);
- Porém, a infância de Jesus é contada na ótica de José e não de
Maria, como em Lucas.
8. Evangelho das Bem-aventuranças (Mt 5,1-12):
- São 7 ou nove, depende de como são contadas;
- A recompensa na primeira (aos pobres) e na sétima (aos
perseguidos pela justiça) a promessa é no presente “deles é o reino dos céus”.
As demais são no futuro: herdarão a terra; serão saciados...;
- Diferente de Lucas, os “Ai de vós” não vêm em seguida aos
“felizes / bem-aventurados vós”. Eles aparecem no capítulo 23;
- Deus quer o povo feliz! E essa felicidade começa logo para
quem entra no Reino;
- Pessoas pobres, doentes, endemoninhadas, famintas, cegas,
desempregadas, crianças, mulheres, multidões... Este é o povo que Jesus
encontra e são as privilegiadas no anúncio do Reino.
9. Mateus utiliza muitos números:
Mateus usa muito os números, sobretudo 3, 5, 7 e 10. Ex.: narra
3 tentações de Jesus; 3 “quando...” (6,2.5.16); 3 súplicas no monte das
Oliveiras; temos 3 negações de Pedro; 3 séries de 14 (7 x 2) gerações na
genealogia de Jesus. Encontramos 7 discursos de Jesus, 7 parábolas sobre o
Reino;
- O Evangelho está organizado em 5 livrinhos (igual ao
Pentateuco, no AT);
- Devemos perdoar não 7 vezes, mas setenta vezes sete, isto é,
infinitamente;
- Encontramos em Mateus 10 milagres (igual às 10 pragas ou aos
10 Mandamentos no AT).
10. Jesus é o novo Moisés:
- A matança dos meninos (2,13-18) recorda um fato semelhante com
Moisés (Ex 1,15-22);
- Jesus é maior que Moisés, pois Ele cumpre toda a Lei (5,17) e
lhe dá uma nova interpretação (5,21-48; 19,3-9.16-21);
- Várias vezes Jesus sobe à montanha. Esta era o lugar
privilegiado para o encontro com Deus. Jesus sobe à Montanha (5,1), assim como
Moisés foi ao Sinai. O sermão na Montanha (5-7) e o envio dos Apóstolos pelo
mundo (28,16-20) lembram as tábuas da Lei dadas a Moisés no Monte Sinai.
11. Jesus é o FILHO de Davi: O Novo Davi
- Menciona Davi ligado a Jesus muitas vezes: 1,1.6.17; 9,27;
12,3.23; 15,22; 20,30.31; 21,9.15; 22,42.43.45;
- Jesus é chamado FILHO DE DAVI 7 vezes: - Três vezes pelos dois cegos (9:27; 20,30.31) e mais uma vez
pela mulher Cananéia (15:22) todos pedindo compaixão; duas vezes pela multidão
que se admira (12,23) e na entrada para Jerusalém (21,9); uma vez pelos meninos
(21,15);
- E finalmente à pergunta de Jesus os fariseus também reconhecem
que o Cristo é o Filho de Davi (22:42);
- Davi foi o Rei considerado ideal porque conseguiu unir as 12
tribos de Israel tornando-os o Povo de Israel. Jesus é o Novo Davi para unir
todos os povos, tornando-os O NOVO POVO DE DEUS.
12. O verbo “ver”:
- Jesus “viu” os primeiros Apóstolos (4,18.21); “viu” Mateus
(9,9); “viu” as multidões (5,1; 8,18; 9,36); “viu” a sogra de Pedro de cama
(8,14); “viu” a mulher doente (8,22); etc...
13. É o Evangelho da Igreja:
- Duas vezes aparece a palavra ekklesía: Igreja / Assembleia
(16,18; 18,17);
- Mateus procura corrigir certos problemas da comunidade: o
perdão aos que erram, o bom comportamento (parábola do semeador, todo o
capítulo 18, a questão da autoridade, o perdão etc.);
- Ele quer demonstrar que os cristãos são o novo Povo de Deus e
a Igreja é o verdadeiro Israel;
- O batismo substitui a circuncisão. É o novo sinal de pertença
ao povo de Deus;
- Foi o Evangelho mais usado na Igreja primitiva. Seu estilo é
de Catequese.
BIBLIOGRAFIA:
CNBB. Ele está no meio de nós. São Paulo: Paulus, 1998.
MOSCONI, L. O Evangelho de Mateus. São Leopoldo:
CEBI, 1990.
STORNIOLO, I. Como ler o Evangelho de Mateus. São
Paulo: Paulus, 1990.
* Introdução ao Evangelho de Mateus na Bíblia de Jerusalém, Edição Pastoral e Bíblia do
Peregrino.
Frei Ildo Perondi
Prof. no curso de Teologia da PUC-PR.