domingo, 25 de outubro de 2020

SEJA BEM-VINDO!

DOMINGO, 25 DE OUTUBRO DE 2020

OLÁ

O maior de todos os mandamentos


O evangelho nos mostra novamente Jesus sendo interpelado sobre qual dos mandamentos seria o maior. Jesus não hesita em colocar o amor a Deus e ao próximo como base para a vivência humana em Deus. Com essa afirmação, Jesus enfatiza que os mandamentos divinos não podem ser entendidos como um código de leis fora de nós, ao qual temos de nos submeter cegamente. O amor é uma dimensão profundamente antropológica, pois podemos amar e sermos amados. Aí Deus se faz presente e dignifica o ser humano, aprimorando sua capacidade não só de amar e ser amado, mas, sobretudo, de acolher o Supremo Amor.

 

Nesse sentido, Jesus enfatiza que a vivência do amor nos torna plenamente humanos, já que nossas relações são restauradas e elevadas pela prática do amor. Agindo assim, nossa fé sai do plano puramente intimista e se abre para um olhar mais abrangente, provocando em nós a prática da acolhida, do cuidado e da misericórdia.

 

Vejamos o conteúdo do nosso Blog sbsabendobem.blogspot.com:

 

01)  OLÁ da última semana de outubro, destaca o tema do Evangelho do Domingo (Mt 22,35): O maior de todos os Mandamentos;

02)  LEITURA DA MISSA DO 30.º D.T.C E LITURGIA DA SEMANA;

03)  REFLEXÃO DOMINICAL: “O AMOR ÚNICO”;

04)  OS APÓSTOLOS SÃO JUDAS TADEU E SÃO SIMÃO SÃO CELEBRADOS NO DIA 28 DE OUTUBRO;

05)  O PRÊMIO NOBEL DA PAZ CONTRA A FOME;

06)  DESCOBERTA DO VÍRUS DA HEPATITE C EXPLICADO POR DRÁUSIO VARELLA;

07)  REINFECÇÃO POR COVID-19: CASO DE AMERICANO COM SEGUNDA VEZ MAIS GRAVE LEVANTA QUESTÕES SOBRE IMUNIDADE;

08)  VACINA DO BUTANTÃ É DO BRASIL, NÃO DE SÃO PAULO;

09)  PROFESSORES E ALUNOS DE SP RECEBEM CHIPS COM INTERNET;

10)  DESEMPREGO NO BRASIL ATINGE 14 MILHÕES DE PESSOAS;

11)  O ESPÍRITO SANTO E O AMOR FRATERNO EM SANTO AGOSTINHO;

12)  PENSE NISSO!!! SOLIDARIEDADE, ÚNICO REMÉDIO PARA TRANSFORMAR CENÁRIOS TRISTES.

 

Neste fim de mês missionário, peçamos ao Senhor o dom do amor em nossa obra evangelizadora. Não são raras as vezes em que nos preocupamos mais com discursos do que com ações; mais com estruturas do que com atitudes.

 

Reafirmamos nosso desejo de sermos discípulos-missionários que fermentam a história com o fermento bom do amor, que faz crescer a fraternidade e nossa caminhada rumo à Pátria definitiva.


Caro(a) Leitor(a) amigo(a):

O meu abraço fraterno e uma ótima semana a todos!

ACESSE SEMPRE O BLOG: sbsabendobem.blogspot.com e divulgue aos seus amigos, conhecidos e contatos nas redes sociais. Comente, faça sugestões.  Agradeço!

Sérgio Bonadiman


SE TIVER QUE SAIR, USE MÁSCARAS E ÁLCOOL EM GEL.

 

LEITURAS DA MISSA

30º DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO A


LEITURA - Êxodo 22, 20-26 07

LEITURA DO LIVRO DO ÊXODO


Assim diz o Senhor: Não oprimas nem maltrates o estrangeiro, pois vós fostes estrangeiros na terra do Egito. Não façais mal algum à viúva nem ao órfão. Se os maltratardes, gritarão por mim, e eu ouvirei o seu clamor. Minha cólera, então, se inflamará e eu vos matarei à espada; vossas mulheres ficarão viúvas e órfãos os vossos filhos. Se emprestares dinheiro a alguém do meu povo, a um pobre que vive ao teu lado, não sejas um usurário, dele cobrando juros. Se tomares como penhor o manto do teu próximo, deverás devolvê-lo antes do pôr-do-sol. Pois é a única veste que tem para o seu corpo, e coberta que ele tem para dormir. Se clamar por mim, eu o ouvirei, porque sou misericordioso.

– Palavra do Senhor.

– Graças à Deus!

 

SALMO RESPONSORIAL – Sl 17(18)


Ref.: Eu vos amo, ó Senhor, sois minha força e salvação!

 

1. Eu vos amo, ó Senhor, sois minha força,

minha rocha, meu refúgio e Salvador!

Ó meu Deus, sois o rochedo que me abriga,

minha força e poderosa salvação.

 

2. Ó meu Deus, sois o rochedo que me abriga,

sois meu escudo e proteção; em vós espero!

Invocarei o meu Senhor; a ele a glória!

E dos meus perseguidores serei salvo!

 

3. Viva o Senhor! Bendito seja o meu Rochedo!

E louvado seja Deus, meu Salvador!

Concedeis ao vosso rei grandes vitórias

e mostrais misericórdia ao vosso Ungido!


 

II LEITURA – 1 Tes 1,5c-10 09

LEITURA DA PRIMEIRA CARTA DE SÃO PAULO AOS TESSALONICENSES


Irmãos: Sabeis de que maneira procedemos entre vós, para o vosso bem. E vós vos tornastes imitadores nossos e do Senhor, acolhendo a Palavra com a alegria do Espírito Santo, apesar de tantas tribulações. Assim vos tornastes modelo para todos os fiéis da Macedônia e da Acaia. Com efeito, a partir de vós, a Palavra do Senhor não se divulgou apenas na Macedônia e na Acaia, mas a vossa fé em Deus propagou- -se por toda parte. Assim, nós já nem precisamos de falar, pois as pessoas mesmas contam como vós nos acolhestes e como vos convertestes, abandonando os falsos deuses, para servir ao Deus vivo e verdadeiro, esperando dos céus o seu Filho, a quem ele ressuscitou dentre os mortos: Jesus, que nos livra do castigo que está por vir.

– Palavra do Senhor.

– Graças à Deus!

 

 

EVANGELHO - Mateus 22,34-40 10

 

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

Ref.: Aleluia, Aleluia, Aleluia, Aleluia. (bis)

Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e a ele nós viremos.

 


PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO MATEUS

 

Naquele tempo, os fariseus ouviram dizer que Jesus tinha feito calar os saduceus. Então eles se reuniram em grupo, e um deles perguntou a Jesus, para experimentá-lo: “Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?” Jesus respondeu: “‘Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento!’ Esse é o maior e o primeiro mandamento. O segundo é semelhante a esse: ‘Amarás ao teu próximo como a ti mesmo’. Toda a Lei e os profetas dependem desses dois mandamentos”.

– Palavra da Salvação.

– Glória a Vós, Senhor!

 

 

LITURGIA DA SEMANA:

26- 2ª Vd - Ef 4,32-5,8; Sl 1; Lc 13,10-17

27- 3ª Vd - Ef 5,21-33; Sl 127(126); Lc 13,18-21

28- 4ª Vm - Ef 2,19-22; Sl 18; Lc 6, 12-22 – São Judas Tadeu

29-  5ª Vd - Ef 6,10-20; Sl 143; Lc 13,31-35

30- 6ª Vd - Fl 1,1-11; Sl 111; Lc 14,1-6

31-  Sb Vd - Fl 1,18b-26; Sl 41; Lc 14,1.7-11

01/11 ( 31º D.T.C). – TODOS OS SANTOS:  Mt 5, 1-12 a

 

 

 

REFLEXÃO DOMINICAL

"O AMOR ÚNICO!"

O Doutor da Lei indaga de Jesus, com segundas intenções, qual entre os 680 mandamentos originados do Decálogo, é o mais importante. Jesus, sempre de maneira sábia surpreende seu interlocutor, pois muda a conversa de direção, saindo do mero legalismo para uma atitude concreta de vida, que supõe naturalmente uma decisão e uma vontade.

 

"Amarás o Senhor teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento". O amor de Deus por nós, manifestado em Jesus de Nazaré, não é um mero sentimentalismo, o nosso amor a Deus também não pode ser um sentimento piegas, senão ele não sobrevive ao tempo, amar do modo como está na lei, envolvendo coração, alma e entendimento, é amar integralmente, de maneira gratuita e incondicional, a cada dia decidindo e direcionando a nossa vontade a esse amor. O amor não pode ser um gesto de gratidão, de pena ou compaixão, e muito menos de retribuição, o outro não precisa me dar razões para o amar, devo amá-lo por decisão e vontade, mesmo que ele não mereça e nunca vá me retribuir: esse é precisamente o amor cristão.

 

E se esse amor fosse só para com Deus estava resolvido, bastasse cumprir as obrigações religiosas, rezar, ir à igreja, dar o dízimo, receber os sacramentos, ouvir a palavra, visitar o Santíssimo etc. Tem cristão que pensa amar a Deus fazendo todas essas coisas.

 

Não são dois amores ou dois modos de amar, mas um só, Amar a Deus e ao próximo, porque Deus se deixa amar no outro e manifesta o seu amor através do outro, é como se o homem fosse o intérprete do amor de Deus, dando-lhe visibilidade. Nas coisas que Deus nos faz sempre há alguém envolvido... Decisão e vontade de amar são fatores determinantes do AMOR, aos irmãos e irmãs da comunidade, na vida conjugal e familiar, que precisa ser renovado a cada dia, a cada momento, pois se não iluminarmos o amor com a luz da Fé, ele será um sentimento, uma nuvem passageira, um amor de vidro, que facilmente se quebra...

 

Amar a Deus de todo o coração, de toda a alma e de todo o entendimento, eis o primeiro e o maior de todos os mandamentos, na resposta que Jesus dá aos fariseus, no evangelho desse domingo. Em meio a relações amorosas tão distorcidas, temos aí o modo de amar, em sua essência. Pertencemos a uma sociedade onde até crimes monstruosos são cometidos em nome do amor.

 

Amar de todo o coração significa uma decisão tomada a favor da outra pessoa, significa uma vontade manifestada em gestos e atitudes, de toda a alma significa que o amor adquire um caráter sagrado, algo que só podia mesmo ser divino, e de todo o entendimento, amor que pauta pela razão, pela compreensão do outro, trata-se de uma entrega total, não por imposição, mas dentro de uma total liberdade.

 

Talvez possamos nos perguntar, será que Deus precisa de um amor assim, da parte do homem?

 

Pois sendo Todo Poderoso e Onipotente, que necessidade tem Deus de querer ser amado desta maneira? O contexto desse mandamento que está no cerne da lei, é que Israel tem muitas opções de divindades, deuses dos povos pagãos, e que acabavam influenciando o Israelita, esse amor da totalidade é apenas a atitude de fé, de quem crê em um único Deus, e que não precisa de nenhum outro, mesmo porque, não há outro Deus senão o Deus da Aliança. Tal como naquele tempo, há em nossos tempos mil opções de pequenos deusinhos que se apresentam diante de nós, querendo submissão e oferecendo-nos em troca algo ilusório.

 

Já o Deus dos cristãos, que mostra o seu rosto em Jesus de Nazaré, pede aos seus seguidores algo muito simples, e ao mesmo tempo revolucionário e inédito: o amor gratuito e incondicional, o amor total da entrega ao outro, respeitando a sua dignidade de Filho de Deus, o amor que sempre sorri e nada cobra o amor paciente, compreensivo, que sabe sempre esperar, perdoar, que suscita no outro, essa vida nova, que orienta, exorta, mostra o caminho, toma pelas mãos, cura, renova, liberta e salva.

 

Entretanto, se compreendermos que Jesus restaurou cada homem, tornando-o Filho de Deus, e dando-lhe a dignidade de ser novamente sua imagem e semelhança, concluímos que Deus está em cada homem, no mais profundo do seu ser existencial, independente da sua fé, da sua condição social ou moral, logo, fica muito claro, porque o segundo mandamento é semelhante ao primeiro e tem o mesmo peso – Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Deus está no outro, e ama a todos, então, se eu deixo de amar o outro, estou indo contra Deus, ao contrário, se eu amo o outro, de todo o coração, isso é, por minha vontade e decisão (mesmo que o outro não mereça) de toda a minha alma, porque o amor destinado ao próximo é também sagrado, porque Deus está nele, e de todo o meu entendimento, não ao sabor das paixões e interesses, mas á luz da razão.

Essa é a única e verdadeira forma de se amar a Deus, a ponto de João afirmar categoricamente “Se alguém disser que ama a Deus, que não vê, e não ama o irmão que está ao seu lado, é mentiroso e enganador”.

 

Portanto, que ninguém mais diga – Não vou a Igreja por causa das pessoas, mas por causa de Jesus, falar essa frase e defendê-la, é próprio de quem tem uma espiritualidade vazia, de quem ainda não entendeu de que todo o ensinamento cristão está concentrado nesta grande verdade.

 

Para compreender esse evangelho, que aliás, é bem simples, vamos conversar com um especialista em trânsito:

 

___O que é uma placa normativa e qual delas é a mais importante?

___Placa normativa é, por exemplo, uma placa que determina a velocidade a ser desenvolvida em um local de muito trânsito, por exemplo. Sobre qual delas é a mais importante, poderíamos dizer que, todas e nenhuma...

 

___Como assim, a resposta está confusa, ou é todas ou é nenhuma...

___Veja bem, se você é um motorista consciente, que tem percepção da realidade que o cerca, sabendo, portanto, que o local é de trânsito intenso, por exemplo, de pessoas, essa consciência vai fazer automaticamente reduzir a velocidade, exista ou não uma placa no local. O motorista que não tem consciência só sabe obedecer a placa, diminui a velocidade por causa dela, é aquele que ao passar pelo radar eletrônico vai devagar, mas depois acelera e tira o atraso... esse é o legalista, o que obedece para não sofrer uma punição, só isso.

 

O que o Doutor da Lei apresenta a Jesus é uma questão legalista, mas a sua resposta ultrapassa o meramente legal, vai além de qualquer norma ou Lei.

 

José da Cruz é Diácono da
Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim – SP
E-mail  jotacruz3051@gmail.com

 

Fonte: http://www.npdbrasil.com.br/religiao/rel_hom_gotas0348.htm#msg01

 

 

SÃO JUDAS TADEU E SÃO SIMÃO

28 de Outubro: OS APÓSTOLOS SÃO JUDAS TADEU E SÃO SIMÃO

 

Judas, apóstolo que é celebrado no dia 28 de outubro, para não ser confundido com Judas Iscariotes, "apóstolo da perdição", o traidor de Jesus, foi chamado nos evangelhos de Judas Tadeu. O nome Judas vem de Judá e significa festejado. Tadeu quer dizer peito aberto, destemido, melhor ainda, magnânimo.

Era natural de Caná da Galiléia, na Palestina, filho de Alfeu, também chamado Cléofas, e de Maria Cléofas, ambos parentes de Jesus. O pai era irmão de são José; a mãe, prima-irmã de Maria Santíssima. Portanto Judas era primo-irmão de Jesus e irmão de Tiago, chamado o Menor, também discípulo de Jesus.

Os escritos cristãos dessa época revelam mesmo esse parentesco, uma vez que Judas Tadeu seria um dos noivos do episódio que relata as bodas de Caná, por isso Jesus, Maria e os apóstolos estariam lá.

Na Bíblia, ele é citado pouco, mas de maneira importante.

No evangelho de Mateus, vemos que Judas Tadeu foi escolhido por Jesus. Enquanto nas escrituras de João ele é narrado mais claramente. Na ceia, Judas Tadeu perguntou a Jesus: "Mestre, por que razão deves manifestar-te a nós e não ao mundo?" Jesus respondeu-lhe que a verdadeira manifestação de Deus está reservada para aqueles que o amam e guardam a sua palavra.

Também faz parte do Novo Testamento a pequena Carta de São Judas, a qual traz os fundamentos para perseverar no amor de Jesus e adverte contra os falsos mestres.

Após ter recebido o dom do Espírito Santo, Judas Tadeu iniciou sua pregação na Galiléia. Realizou inúmeros milagres em sua caminhada pelo Evangelho. Depois, foi para a Samaria e, próximo do ano 50, tomou parte no primeiro Concílio, em Jerusalém. Em seguida, continuou a evangelizar na Mesopotâmia, Síria, Armênia e Pérsia, onde encontrou Simão, e passaram a viajar juntos.

A tradição conta que São Judas Tadeu percorreu as doze províncias do Império Persa, nas quais pregou a Boa Nova do Evangelho e converteu muitos pagãos.

Ao certo, o que sabemos é que o apóstolo Judas Tadeu tornou-se um mártir da fé, isto é, morreu por amor a Jesus Cristo. A sua pregação e o seu testemunho eram tão intensos que os pagãos se convertiam.

Os sacerdotes pagãos, furiosos, mandaram assassinar o apóstolo, a golpes de bastões, lanças e machados. Tudo teria acontecido no dia 28 de outubro de 70.

Seus restos mortais, guardados primeiro no Oriente Médio e depois na França, agora são venerados em Roma, na Basílica de São Pedro. Considerado pelos cristãos o santo intercessor das causas impossíveis, foi a partir da devoção de santa Gertrudes que essa fama ganhou força no mundo católico. Ela, em sua biografia, relatou que Jesus lhe aconselhou invocar São Judas Tadeu até nos "casos mais desesperados".

Depois disso, aumentou o número de devotos do seu poder de resolver as causas que parecem sem solução. Conta a tradição que não se encontra um devoto que tenha pedido sua ajuda e não tenha sido atendido.

A festa de São Judas Tadeu é celebrada no dia 28 de outubro, tanto na Igreja ocidental como na oriental. No Brasil, é um evento que altera toda a rotina do país, pois são multidões de católicos que querem agradecer e celebrar o querido santo padroeiro nas igrejas.


Simão também chamado zelota e Cananeu é, talvez, o mais desconhecido dos apóstolos. Aliás, mesmo na Bíblia, recebeu apelidos para ser diferenciado de Simão Pedro. Ele é chamado de Simão, "o cananeu", pelos apóstolos Mateus e Marcos. Alguns estudiosos cristãos entendem que este "cananeu" pode ser uma referência a Canaã, a terra de Israel.

Mas quando Lucas, no seu Evangelho, o chama de "o zelote", parece querer indicar que Simão pertencera ao partido judeu radical que tinha o mesmo nome. Os radicais zelotes pregavam a luta armada contra os dominadores.

Sabe-se que Simão, como todos os outros apóstolos dos primeiros tempos do cristianismo, depois do Pentecostes percorreu caminhos pregando o Evangelho sem nada levar consigo. Operou muitos milagres, curou enfermos, leprosos e expulsou espíritos maus.

Outros relatos falam da pregação de Simão também no Egito, Líbia e Mauritânia. Segundo Eusébio, idôneo e célebre historiador, Simão teria sido o sucessor de Tiago na cátedra de Jerusalém, nos anos da trágica destruição da cidade santa.

Uma antiga tradição diz que Simão encontrou-se com o apostolo Judas Tadeu na Pérsia e, desde então, viajaram juntos. Percorreram as doze províncias do Império Persa, deixando o conhecimento histórico e religioso como foi encontrado num antigo livro da época chamado "Atos de Simão e Judas", de autor desconhecido. Nele consta que, no dia 28 de outubro do ano 70, houve o assassinato do apóstolo, preocupados com a eloqüência das pregações que convertiam multidões inteiras. Era apresentado com Nosso Senhor e foi crucificado pelos judeus.

Fonte: http://derradeirasgracas.com/3.%20Os%20Santos%20do%20Dia/Santos%20do%20M%C3%AAs%20de%20Outubro/28.10%20-%20S%C3%A3o%20Judas%20Tadeu%20e%20S%C3%A3o%20Sim%C3%A3o%20Ap%C3%B3stolos%20-%20%20.htm

 

 

PRÊMIO NOBEL DA PAZ

O Prémio Nobel da Paz contra a fome: um sinal importante durante a pandemia.

Um editorial de Andrea Riccardi no Corriere della Sera

A luta contra o desperdício já não pode ser adiada, uma agricultura atenta à biodiversidade deve ser reforçada, e não uma agricultura que envenene a terra. Surpreendentemente, o Prémio Nobel da Paz vai para o Programa Alimentar Mundial da ONU pelo seu empenho na luta contra a fome.

O Prémio Nobel da Paz dado ao Programa Alimentar Mundial é um sinal em tempo de pandemia e de fome crescente. A má-nutrição crónica começou inexoravelmente a crescer novamente desde 2014. A fome é a realidade de milhões de mulheres e homens todos os dias: fome aguda para 135 milhões deles em 2019. Um recorde nos últimos anos, atrás do qual estão os espectros da insegurança, do terrorismo e da guerra: Iémen, Sul do Sudão, Nigéria, Congo, Burkina Faso são terras de fome. E isso não é tudo.

O Relatório Alimentar da ONU fala de quase 690 milhões de pessoas que passaram fome em 2019, mais dez do que no ano anterior, enquanto muitas outras, devido ao aumento dos preços, não têm acesso a uma dieta saudável. Atualmente, no mundo, existem dois biliões de seres humanos com um nível moderado ou severo de insegurança alimentar. Prevê-se que, com o Covid-19, mais 130 milhões de pessoas caiam "nas garras da má-nutrição crónica".

Também em Itália (e não é um país de fome) existe uma necessidade insuspeitada de alimentos em várias camadas da população. O PAM, com sede em Roma, fornece assistência alimentar a quase 87 milhões de pessoas em 83 países, em guerras e emergências e depois, uma vez terminada a emergência, está empenhado em restaurar os meios de subsistência. Opera no terreno com 90% do seu pessoal em contacto com a realidade. Distribui 15 mil milhões de rações alimentares, em parte recebidas como doação e em parte - cerca de três biliões - adquiridas perto de onde ocorrem as crises. Na sequência do trabalho para o tratamento da SIDA (AIDS), gerido pela Comunidade de Sant'Egidio em dez países africanos, pude experimentar como a ajuda alimentar do PAM integra eficazmente o próprio tratamento em países como Moçambique, Quénia, Guiné Conacri, Tanzânia, África Central, onde os doentes são frequentemente subnutridos. É crucial, em particular, para crianças desnutridas que frequentam centros nutricionais. A África é o continente mais afetado, com 19% da população desnutrida.

O Prémio Nobel da Paz ao PAM reconhece um trabalho considerável, mas aponta para um problema que não deve ser adiado. Não se pode confiar - escreve o Papa Francisco na Laudato sì - "que os problemas da fome e da miséria no mundo serão resolvidos simplesmente com o crescimento do mercado". É necessário reforçar o PAM e aqueles que lutam contra o desperdício alimentar e levam a cabo intervenções para evitar que grupos humanos inteiros se afundem na fome e na miséria. Mas uma agricultura atenta à biodiversidade deve ser reforçada, não uma agricultura que envenene a terra.

É por isso que é crucial apoiar os agricultores que produzem alimentos nutritivos, para facilitar o seu acesso aos mercados através da redução dos custos de distribuição. O desperdício alimentar é a grande contradição num mundo faminto. A segurança alimentar deve ser alcançada e a nutrição de muitos deve ser melhorada. Em trinta anos, 300 milhões emergiram do pesadelo da fome, embora a população mundial tenha aumentado quase de dois mil biliões. As ações no terreno têm dado resultados positivos. Mas os homens e as mulheres nunca serão donos das suas próprias vidas, criadores do futuro, cidadãos responsáveis, até que se acabe com a fome.

Fonte: https://www.santegidio.org/pageID/30284/langID/pt/itemID/38528/O-Pr%C3%A9mio-Nobel-da-Paz-contra-a-fome-um-sinal-importante-durante-a-pandemia-Um-editorial-de-Andrea-Riccardi-no-Corriere-della-Sera.html

 

PRÊMIO NOBEL DE MEDICINA

Dráuzio Varella explica descoberta do vírus da hepatite C, pesquisa vencedora do Nobel de Medicina

Doutor Dráuzio Varella explica a importância do trabalho desses pesquisadores na compreensão e no combate à hepatite C, essa doença grave e silenciosa.

Por Fantástico
11/10/2020

Dois cientistas americanos e um britânico ganharam esta semana o Prêmio Nobel de Medicina pela descoberta do vírus da hepatite C, há mais de 30 anos.

Michael Houghton, Harvey Alter e Charles Rice souberam no início da semana que o trabalho que começou na década de 1970 e avançou pelos anos 1990 tinha sido premiado. O vírus da hepatite C ataca o fígado, provocando uma inflamação que pode causar cirrose e câncer

A hepatite também pode ser provocada pelos vírus A e B. Antes da descoberta do vírus da hepatite C, os casos eram conhecidos como hepatite "não A, não B".

O doutor Dráuzio Varella explica a importância do trabalho desses pesquisadores e mostra que o tratamento da doença evoluiu muito na última década e, hoje, a maioria dos pacientes consegue se curar.

Fonte: https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2020/10/11/drauzio-varella-explica-descoberta-do-virus-da-hepatite-c-pesquisa-vencedora-do-nobel-de-medicina.ghtml

 

COVID 19 REINFECÇÃO

Reinfecção por covid-19: caso de americano com 2ª vez mais grave levanta questões sobre imunidade

Casos de reinfecção têm sido raros até agora, mas um estudo publicado na revista científica Lancet Infectious Diseases levantou questões sobre quanta imunidade pode ser constituída para o vírus.


Um homem nos Estados Unidos contraiu o novo coronavírus novamente, com a segunda infecção sendo bem mais grave do que a primeira, segundo os médicos.

O paciente de 25 anos precisou de tratamento hospitalar porque seus pulmões não conseguiam captar oxigênio suficiente para o corpo. Depois de um tempo, ele conseguiu se recuperar novamente.

Casos de reinfecção têm sido raros até agora, mas um estudo publicado na revista científica Lancet Infectious Diseases levantou questões sobre quanta imunidade pode ser constituída para o vírus.

Antes da covid-19, esse paciente de 25 anos não tinha comorbidades ou problemas de imunidade que o tornassem particularmente vulnerável para a doença.

O caso dele se desenvolveu assim:

- 25 de março - Primeira manifestação de sintomas, incluindo dor de garganta, tosse, dor de cabeça, náusea e diarreia
- 18 de abril - Ele testa positivo pela primeira vez
- 27 de abril - Sintomas iniciais somem de vez
- 9 e 26 de maio - Ele testa negativo para o vírus em duas ocasiões
- 28 de maio - Paciente desenvolve sintomas de novo, desta vez incluindo febre, dor de cabeça, tontura, tosse, náusea e diarreia
- 5 de junho - Ele testa positivo pela segunda vez, enquanto enfrenta hipóxia (baixa saturação de oxigênio no sangue) com falta de ar.

Cientistas afirmam que o paciente contraiu o novo coronavírus duas vezes, e descartaram que a infecção original tenha se tornado dormente e depois retornado.

Uma comparação do código genético do vírus em cada uma das ondas de sintomas se mostraram diferentes demais para terem sido causados pela mesma infecção.

"Nossos achados apontam que a infecção anterior pode não necessariamente proteger contra futuras infecções", afirma Mark Pandori, médico da Universidade de Nevada.

"A possibilidade de reinfecções pode acarretar implicações significativas para o nosso entendimento da imunidade contra a covid-19."

Ele afirmou que mesmo pessoas que se recuperaram deveriam continuar a seguir as orientações de autoridades e especialistas em torno de distanciamento social, máscaras de proteção e higiene constante das mãos.

Enquanto isso, cientistas continuam intrigados com a complexa questão do novo coronavírus e a imunidade contra ele.

Alguém de fato se torna imune? E as pessoas que desenvolveram sintomas brandos da doença? Quanto tempo essa proteção dura?

Essas são algumas das mais importantes questões para entendermos como o vírus vai afetar as pessoas a longo prazo, e pode ter implicações para as vacinas e as ideias de imunidade coletiva (a grosso modo, quando tantas pessoas já contraíram o vírus que ele passa a ter tanta dificuldade de se espalhar que perde força com o tempo).

Até agora, as reinfecções parecem ser raras. Há apenas alguns poucos registros dentre os mais de 37 milhões de casos confirmados no mundo desde o início da pandemia, em dezembro de 2019.

Os registros de reinfecção em Hong Kong, Bélgica e Holanda apontaram casos que não se tornaram mais graves da segunda vez. Outro no Equador se tornou mais grave, como o dos Estados Unidos, mas o paciente não precisou ser internado no hospital.

Entretanto, ainda é muito cedo em termos de pandemia para termos respostas conclusivas, e a história de outros tipos de coronavírus aponta que a proteção do corpo deve diminuir mesmo.

Respostas mais claras devem surgir agora que diversos países estão enfrentando uma segunda onda da doença.

Até agora, estima-se que a segunda infecção por covid-19 seria mais branda, à medida que o corpo já teria aprendido a combater a doença da primeira vez.

Mas ainda não está claro porque os pacientes dos Estados Unidos e do Equador, por exemplo, desenvolveram uma forma mais grave da doença.

Uma hipótese é que eles tenham sido expostos a uma carga viral maior.

Outra possibilidade é que a resposta inicial do sistema imunológico pode ter piorado a segunda infecção. Esse tipo de situação já ocorreu com doenças como a dengue, quando a resposta a uma cepa do vírus da dengue pode causar problemas se houver infecção por outra cepa.

Paul Hunter, professor da faculdade de medicina da Universidade de East Anglia, no Reino Unido, afirma que o estudo acerca do caso de reinfecção nos EUA é "bastante preocupante" por causa do pequeno intervalo de tempo entre as duas infecções, e por causa da severidade da segunda.

"Dado o fato de que até agora mais de 37 milhões de pessoas já tiveram a infecção, seria de se esperar que tivéssemos ouvido falar de muitos outros incidentes se essas reinfecções precoces com doença grave fossem comuns."

E completa: "É muito cedo para dizer com certeza quais são as implicações dessas descobertas para qualquer programa de imunização (com vacinas). Mas esses achados reforçam o ponto de que realmente ainda não sabemos o suficiente sobre a resposta imunológica a esta infecção".

Fonte: https://noticias.r7.com/saude/reinfeccao-por-covid-19-caso-de-americano-com-2-vez-mais-grave-levanta-questoes-sobre-imunidade-13102020

 

VACINA COVID-19

'Vacina do Butantan é do Brasil, não de São Paulo', diz secretário de Saúde.

O secretário de Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, afirmou que a Coronavac, vacina contra o coronavírus que será produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a empresa chinesa Sinovac, não pode ser exclusiva para os paulistas. Em entrevista na manhã de hoje ao canal GloboNews, o secretário afirmou que a vacina, se aprovada na última fase de testes e liberada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), precisa ser compartilhada com todo o país.

"Não podemos socializar a vacina apenas para o estado de São Paulo, não é certo, não é democrático. Temos de dividir com todo o país. A vacina do Butantan é do Brasil, não pode ser exclusividade de São Paulo", declarou. Ontem, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, anunciou um cronograma de vacinação contra o coronavírus a partir de abril do ano que vem. O calendário, no entanto, conta apenas com a chamada vacina de Oxford (que no Brasil será produzida pela Fiocruz) e ignora a vacina chinesa.

Questionado sobre o assunto, Gorinchteyn disse que ainda espera ter algum tipo de apoio federal para expandir a capacidade de produção da vacina pelo Butantan. "Estamos tendo relação muito respeitosa com o ministro, o que me permite entender que estamos negociando e acreditamos na possibilidade de uma ajuda federal", afirmou.

Fonte: https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2020/10/15/vacina-coronavc.htm

 

EDUCAÇÃO

SP: professores e alunos da rede estadual receberão chips com internet. 


O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), e o secretário da Educação, Rossieli Soares, disseram hoje que o estado vai fornecer chips com pacote de internet para professores e alunos da rede estadual. Conforme adiantado pelo UOL, o anúncio foi feito em entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes. A distribuição de chips deve começar em novembro – oito meses após o fechamento das escolas, em março, devido à pandemia do novo coronavírus.

Devem ser beneficiados 500 mil estudantes mais vulneráveis inscritos no CadÚnico (Cadastro Único) do governo federal e 250 mil professores. A rede estadual tem cerca de 3,5 milhões de alunos. Os chips serão entregues aos alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e a estudantes de todas as séries do Ensino Médio, em situação de pobreza e extrema pobreza no CadÚnico. Eles terão 3 gigas de internet. Os professores e servidores beneficiados receberão chips com 5 gigas.

O UOL apurou que o governo do estado está fechando propostas com operadoras do setor de telecomunicações para o fornecimento desses chips. O investimento é de R$ 75 milhões. Ao anunciar a medida, o secretário de Educação Rossieli Soares afirmou que, em geral, os alunos têm equipamentos —como celular, por exemplo—, mas não têm o acesso à internet.

No mês de julho, o Centro Paula Souza, autarquia que administra as Etecs (escolas técnicas) e Fatecs (faculdades de tecnologia) do estado, distribuiu chips com pacotes de 20 GB mensais para 22 mil alunos.

Testagem de alunos e professores

Doria também afirmou que, a partir de 14 de outubro, 10 mil alunos e 9.300 servidores de escolas estaduais foram testados para covid-19. O objetivo é identificar a transmissão do novo coronavírus na rede. Segundo o governador, é um "inquérito amostral". "É uma medida de segurança não só para os alunos e servidores da educação, mas também para os pais, pois queremos identificar eventuais casos de coronavírus e possibilitar o isolamento e tratamento", disse o secretário da Saúde, Jean Gorinchteyn.

Reabertura das escolas

Escolas públicas e particulares foram autorizadas pelo estado a reabrir em setembro para o oferecimento de atividades extracurriculares. Em outubro, os colégios passaram a ter a autorização do estado para a realização de atividades letivas presenciais. Para a reabertura, uma série de protocolos deve ser seguida, como o uso obrigatório de máscaras, limite de ocupação das escolas e manutenção do distanciamento nas salas de aula. Cabe a cada município, no entanto, autorizar a reabertura das escolas. Na cidade de São Paulo, por exemplo, nenhuma escola foi autorizada pela Prefeitura a reabrir em setembro. Os colégios puderam voltar a receber alunos de forma presencial apenas em outubro.

Veja mais em: https://educacao.uol.com.br/noticias/2020/10/14/sp-professores-e-alunos-da-rede-estadual-receberao-chips-com-internet.htm