sábado, 25 de setembro de 2021

SEJA BEM-VINDO!

DOMINGO, 26 DE SETEMBRO DE 2021

SER PROFETAS DO REINO À LUZ DA PALAVRA DE DEUS.

26.º DOMINGO DO TEMPO COMUM- ANO B

ANO DE SÃO JOSÉ - DIA NACIONAL DA BÍBLIA

OLÁ: PRA COMEÇO DE CONVERSA...

1- LITURGIA DO 26.º DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO B

O mês de setembro é tradicionalmente conhecido como o mês da Bíblia, uma homenagem a São Jerônimo, cuja festa é celebrada dia 30. Entrar no mundo da Bíblia é perceber que Deus quer estabelecer uma relação de amor conosco. As narrativas contam histórias de pessoas do cotidiano, evidenciando virtudes, mas também limites e pecados.

A Sagrada Escritura promove um encontro entre a história dos personagens e a nossa história. Portanto, é uma porta de entrada para descobrir Deus e para se descobrir em Deus. A Bíblia em si não exige perfeição nenhuma, mas propõe um caminho de santificação. É fácil reconhecer-se na história da Bíblia, pois a Palavra de Deus vem ao nosso encontro. Estejamos abertos ao seu chamado!

Evangelho: Tema principal destes "ditos" de Jesus aparece na primeira parte do texto. Refere-se à necessidade da comunidade cristã de ser aberta, acolhedora, tolerante, capaz de aceitar como sinais de Deus os gestos libertadores que acontecem no mundo. É bom que a Salvação trazida por Jesus se estenda além da Igreja estabelecida e ajude as pessoas a viverem de forma mais humana. Jesus quebra toda tentativa sectária de Seus seguidores. Ele não formou Seu grupo para controlar Sua Salvação messiânica. Ele não é um rabino de uma escola fechada, mas um profeta de uma Salvação aberta a todos. Ele não quer que entre Seus seguidores se fale dos que são nossos e dos que não o são, os "de dentro e os de fora". Quer dizer, Ele não quer que se fale entre os que podem e os que não podem atuar em Seu nome.

Somos convidados a viver como anunciadores da Palavra de Deus em nosso agir. Moisés deseja que todo o povo do Senhor seja profeta. Jesus nos quer profetas dos pequeninos, fazendo o bem a todos e não escandalizando ninguém. A Celebração Eucarística, expressando a fé por meio de um conjunto de ações simbólicas, recebidas da tradição, é uma referência importante, é uma identidade na qual nos reconhecemos como Igreja, nação de profetas. Celebrando, hoje, o Dia da Bíblia, agradecemos o Dom da Palavra de Deus.

Este último Domingo de setembro é conhecido como Dia da Bíblia para recordar a importância da Palavra de Deus em nossas vidas. Na celebração de hoje, a Palavra irá lembrar-nos que ninguém pode aprisionar o Espírito de Deus: nem uma pessoa, nem um movimento, nem uma Igreja. O Espírito de Deus é livre e sopra onde quer.

2- “Todos vós sois UM SÓ em Cristo Jesus” (Gl 3,28d) – ontem e hoje

 Joel Antônio Ferreira

 

O hino afirma que “todos” foram “batizados” e “vestidos”. A identidade se inicia, pela fé, com o batismo. Este aproxima gentios, mulheres, escravos, livres, homens, judeus, porque “todos vós sois filhos de Deus, pela fé em Cristo Jesus”, e “todos vós sois UM só em Cristo Jesus”. Acabaram os privilégios. Na ekklesía se realizam as experiências da liberdade e da igualdade entre os irmãos. Tudo e todos se transformam por causa da “unidade” (UM SÓ) em Jesus Cristo.

 

As pequenas comunidades cristãs rompiam com as discriminações e intolerâncias. Todos os “filhos de Deus” eram chamados à experiência do amor (Gl 5,13-14). O hino batismal é um apelo à unidade, e toda a carta aos Gálatas é uma conclamação à comunhão.

 

Olhando o contexto vital atual e o Mês da Bíblia, perguntemo-nos: que barreiras alguns cristãos constroem hoje, provocando a desunião? Seria bom que cada leitor/a olhasse os muitos dados positivos da unidade eclesiológica entre nós.

 

https://www.vidapastoral.com.br/edicao/o-hino-batismal-gl-326-28-chave-para-a-leitura-da-carta-aos-galatas/

 

 

3- NOTÍCIAS DE SP, DO BRASIL E DA IGREJA

Ø  COVID-19: Número de casos e óbitos tem a maior queda do ano, aponta Fiocruz.

Ø  Butantã entregou último lote de CoronaVac: 100 milhões no total.

Ø  No dia 15/09, Pfizer entregou 2 milhões de doses ao Brasil.

Ø  São Paulo vacinou adolescentes mesmo após o Ministério da Saúde voltar atrás.

Ø  SP: “Coibir a vacinação integral dos jovens é menosprezar a pandemia”.

Ø  O Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que vacina de jovens foi aplicada de forma ‘intempestiva’.

Ø  O Governador de São Paulo, João Dória disse que vai manter vacinação de adolescentes sem comorbidade.

Ø  Pfizer é segura e eficaz para crianças de 5 a 11 anos, disseram fabricantes.

Ø  Governo de MG mudou de posição e liberou vacina a adolescentes.

Ø  Rio de Janeiro identificou primeiro paciente com variante Um do coronavírus.

Ø  Vaca louca: Rússia, China, Arábia Saudita, Irã, Egito e Indonésia vetaram carne do Brasil.

Ø  Comida, gasolina e luz: tudo está mais caro.

Ø  30,2 milhões recebem até um salário mínimo no Brasil, novo recorde.

Ø  Após dois anos da pandemia, escolas deverão ter reajuste acima da inflação.

Ø  Lideranças de Igrejas cristãs assinam declaração pela liberdade religiosa no Brasil

A declaração é uma iniciativa de líderes católicos e evangélicos que estão conectados à Missão Somos Um, nascida em 2008, com o apoio de Dom Orani, sob a coordenação de Izaías Carneiro, fundador da Comunidade Católica Coração Novo, e do pastor Edvaldo Nascimento, membro da Nova Igreja, na Barra da Tijuca.

https://www.vaticannews.va/pt/igreja/news/2021-09/liderancas-de-igrejas-cristas-assinam-declaracao-conjunta.html

Ø  Bispos falam aos parlamentares católicos o que a Igreja espera deles

Com os mais de 80 parlamentares brasileiros, de diferentes partidos políticos e níveis de atuação (municipal, estadual e federal), o 1º Encontro de Parlamentares Católicos a Serviço do Povo Brasileiro foi realizado pela Assessoria Política da CNBB nos dias 16 e 17 de setembro. Os parlamentares falaram o que esperam da Igreja no exercício de sua missão e os bispos falaram sobre o que a Igreja espera do exercício da missão dos parlamentares.

https://www.vaticannews.va/pt/igreja/news/2021-09/1-encontro-parlamentares-catolicos-servico-povo-brasileiro-bispo.html

Ø  Papa: Quer se destacar? Sirva! Torna-nos livres e mais semelhantes a Jesus

"Eu entendo a vida como uma competição para abrir espaço para mim mesmo às custas dos outros ou acho que se sobressair significa servir? E, concretamente: dedico tempo a algum "pequeno", a uma pessoa que não tem meios para retribuir? Eu cuido de alguém que não pode me retribuir ou apenas de meus parentes e amigos?": perguntas a nos fazermos, sugeriu Francisco.

https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2021-09/papa-francisco-angelus-19-setembro-2021.html

Ø  No dia 21 de setembro, às 20, Pascom Brasil realizaou live com o tema: “Celebrar a Palavra de Deus”

No 21 de setembro, às 20h, aconteceu a live do Eixo da Formação com o tema: "Celebrar a Palavra de Deus". A condução foi feita pelo bispo de Juína (MT) e membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Neri José Tondello.

https://www.cnbb.org.br/nesta-terca-feira-dia-21-de-setembro-as-20-pascom-brasil-realiza-live-com-o-tema-celebrar-a-palavra-de-deus/

Ø  Dom Odilo P. Sherer: ‘A Bíblia não é um livro como um outro qualquer’

“Nós queremos ser ouvintes e praticantes assíduos da Palavra de Deus em toda a nossa vida. Por isso, primeiramente, devemos ter a Bíblia em casa, depois lê-la com método, pois a Bíblia não é um livro como um outro qualquer, assim, deve ser lida de uma forma própria, pois, do contrário, não se acaba tirando muito proveito da leitura”, ressaltou o Arcebispo Metropolitano.

http://arquisp.org.br/vicariatoeducacao/noticias/a-biblia-nao-e-um-livro-como-um-outro-qualquer

Ø  A Novena e festa da Padroeira do Brasil 2021 foi preparada para ajudar os devotos de Nossa Senhora Aparecida a participarem presencialmente em suas comunidades ou pelos meios de comunicação. Neste ano o tema da novena, “Com Maria, somos Povo de Deus, unido pela aliança”, convida-nos a refletir sobre a Aliança de Deus com seu Povo, desde os grandes patriarcas até chegar a Jesus, que é plenitude do projeto de Deus.

https://www.editorasantuario.com.br/livros/novena-e-festa-da-padroeira-do-  brasil-2021

Ø  Frei Sidney Pereira professa votos solenes na Ordem dos Agostinianos Recoletos.

A profissão religiosa aconteceu no dia 18 de setembro, na Paróquia Nossa Senhora da Consolação, em Cachoeiro de Itapemirim (ES). (Leia a notícia completa abaixo).

SB SABENDO BEM DESTE DOMINGO E DESTA SEMANA:

 

01- OLÁ! PRA COMEÇO DE CONVERSA:

1. Liturgia do 26.º Domingo do Tempo Comum-Ano B(D.T.C.-B);

2. “Todos vós sereis UM só em Cristo Jesus”(Gl 3,28d)- ontem e hoje;

3. Notícias de SP, do Brasil e da Igreja

02- LEITURAS DA MISSA DO 26.º D.T.C.-B;

03- LITURGIA DA SEMANA E DATAS COMEMORATIVAS;

04- REFLEXÃO DOMINICAL I: A LEI DO SENHOR;

05- REFLEXÃO DOMINICAL II: CIÚME INVEJOSO;

06- A SAGRADA ESCRITURA;

07- MENSAGEM DO PADRE CLÓVIS DE JESUS BOVO, CSR, SOBRE A BÍBLIA;

08- O EVANGELHO DE JESUS CRISTO CRUCIFICADO: ENTENDENDO A CARTA AOS GÁLATAS (I);

09- DA PASTORAL BÍBLICA À ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORAL. 50 ANOS DO MÊS DA BÍBLIA NO BRASIL (II);

10- SÃO JERÔNIMO E O TRABALHO DE TRADUÇÃO DA SAGRADA ESCRITURA;

11- FREI SIDNEY PROFESSA VOTOS SOLENES NA ORDEM DOS AGOSTINIANOS RECOLETOS

12-CONHECENDO A PARÓQUIA NOSSA SENHORA DAS MERCÊS(III);

13- SUGESTÃO DE LEITURAS:

1. As Sagradas Escrituras (José Augusto Silva);

2. O Livro da Bíblia (Vários Autores).

DESEJO A TODOS UMA ÓTIMA REFLEXÃO!

Caro(a) Leitor(a) amigo(a):

O meu abraço fraterno e uma ótima semana a todos!

ACESSE SEMPRE O BLOG: sbsabendobem.blogspot.com e divulgue aos seus amigos, conhecidos e contatos nas redes sociais. Comente, faça sugestões. Agradeço!

Escreva para: bonadimansergio@gmail.com

# USO MÁSCARA PORQUE AMO A VIDA!

# VACINA SIM!

Setembro vermelho = Doença do Coração

Setembro verde =Prevenção ao câncer no Intestino

Setembro amatelo  =Prevenção ao Suicídio.

LEITURAS DA MISSA

26º DOMINGO DO TEMPO COMUM- ANO B


1ª Leitura: Nm 11,25-29
Leitura do Livro dos Números.

Naqueles dias, o Senhor desceu na nuvem e falou a Moisés. Retirou um pouco do espírito que Moisés possuía e o deu aos setenta anciãos. Assim que repousou sobre eles o espírito, puseram-se a profetizar, mas não continuaram. Dois homens, porém, tinham ficado no acampamento. Um chamava-se Eldad e o outro Medad. O espírito repousou igualmente sobre os dois, que estavam na lista, mas não tinham ido à Tenda, e eles profetizavam no acampamento. Um jovem correu a avisar Moisés que Eldad e Medad estavam profetizando no acampamento. Josué, filho de Nun, ajudante de Moisés desde a juventude, disse: “Moisés, meu Senhor, manda que eles se calem!” Moisés respondeu: “Tens ciúme por mim? Quem dera que todo o povo do Senhor fosse profeta, e que o Senhor lhe concedesse o seu espírito!”
– Palavra do Senhor. A. Graças a Deus.

Salmo: Sl 18(19)

A lei do Senhor Deus é perfeita, alegria ao coração.(Bis).

A lei do Senhor Deus é perfeita,
conforto para a alma!
O testemunho do Senhor é fiel,
sabedoria dos humildes.

É puro o temor do Senhor,
imutável para sempre.
Os julgamentos do Senhor são corretos
e justos igualmente.

E vosso servo, instruído por elas,
se empenha em guardá-las.
Mas quem pode perceber suas faltas?
Perdoai as que não vejo!

E preservai o vosso servo do orgulho;
não domine sobre mim!
E assim puro, eu serei preservado
dos delitos mais perversos.

2ª Leitura: Tg 5,1-6
Leitura da Carta de São Tiago.

E agora, ricos, chorai e gemei, por causa das desgraças que estão para cair sobre vós. Vossa riqueza está apodrecendo, e vossas roupas estão carcomidas pelas traças. Vosso ouro e vossa prata estão enferrujados, e a ferrugem deles vai servir de testemunho contra vós e devorar vossas carnes, como fogo! Amontoastes tesouros nos últimos dias. Vede: o salário dos trabalhadores que ceifaram os vossos campos, que vós deixastes de pagar, está gritando, e o clamor dos trabalhadores chegou aos ouvidos do Senhor todo-poderoso. Vós vivestes luxuosamente na terra, entregues à boa vida, cevando os vossos corações para o dia da matança. Condenastes o justo e o assassinastes; ele não resiste a vós.
– Palavra do Senhor. A. Graças a Deus.

Evangelho: Mc 9,38-43.45.47-48

Aleluia, Aleluia, Aleluia!
Vossa palavra é verdade, orienta e dá vigor; na verdade santifica vosso povo, ó Senhor!
Aleluia, Aleluia, Aleluia!

P. O Senhor esteja convosco.
A. Ele está no meio de nós.
P. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos.
A. Glória a vós, Senhor!

P. Naquele tempo, João disse a Jesus: “Mestre, vimos um homem expulsar demônios em teu nome. Mas nós o proibimos, porque ele não nos segue”. Jesus disse: “Não o proibais, pois ninguém faz milagres em meu nome para depois falar mal de mim. Quem não é contra nós é a nosso favor. Em verdade eu vos digo: quem vos der a beber um copo de água, porque sois de Cristo, não ficará sem receber a sua recompensa. E, se alguém escandalizar um destes pequeninos que creem, melhor seria que fosse jogado no mar com uma pedra de moinho amarrada ao pescoço. Se tua mão te leva a pecar, corta-a! É melhor entrar na Vida sem uma das mãos, do que, tendo as duas, ir para o inferno, para o fogo que nunca se apaga. Se teu pé te leva a pecar, corta-o! É melhor entrar na Vida sem um dos pés, do que, tendo os dois, ser jogado no inferno. Se teu olho te leva a pecar, arranca-o! É melhor entrar no Reino de Deus com um olho só, do que, tendo os dois, ser jogado no inferno, ‘onde o verme deles não morre, e o fogo não se apaga’”.
P. – Palavra da Salvação. A. Glória a vós, Senhor!

LITURGIA DA SEMANA E DATAS COMEMORATIVAS


LITURGIA DA SEMANA: DE 27  DE SETEMBRO A 03 DE OUTUBRO

27, 2ªf, S. Vicente de Paulo: Zc 8,1-8; Sl 101(102); Lc 9,46-50;

28, 3ªf, S. Venceslau, S. Lourenço Ruiz e Comps.: Zc 8,20- 23; Sl 86(87); Lc 9,51-56;

29, 4ªf, S. Miguel, S. Gabriel e S. Rafael, Arcanjos: Dn 7,9-10.13- 14 ou Ap 12,7-12a; Sl 137(138); Jo 1,47-51;

30, 5ªf, S. Jerônimo: Ne 8,1-4a.5-6.7b-12; Sl 18(19); Lc 10,1-12;

01/10, 6ªf, Sta. Teresinha do Menino Jesus: Br 1,15-22; Sl 78(79); Lc 10,13- 16;

02/10, Sáb., Santos Anjos da Guarda: Ex 23,20-23; Sl 90(91); Mt 18,1-5.10;

03/10, Dom. 27º do TC-B: Gn 2,18-24; Sl 127(128); Hb 2,9-11; Mc 10,2- 16; ou mais breve 10,2-12 (nova lei do matrimônio).

 

DATAS COMEMORATIVAS: DE 27 DE SETEMBRO A 03 DE OUTUBRO

- 27/09: Dia Nacional da Doação de Órgãos, Dia Nacional dos Vicentinos, Dia Mundial do Turismo, Dia Nacional do Turismólogo e dos Profissionais do Turismo, Dia do Encanador.

- 28/09: Dia da Hidrografia, Dia Mundial da Luta contra a Raiva.

- 29/09: Dia Mundial do Petróleo, Dia do Anunciante, Dia Mundial do Coração.

- 30/09: Dia da Secretária, Dia da Bíblia Católica, Dia do Marítimo Mundial, Dia Nacional do Jornalismo e Dia Mundial do Tradutor.

- 1 de Outubro: Dia Internacional do Vendedor, Dia do Vereador e Dia Nacional e Dia Internacional da Terceira Idade.

- 2 de Outubro: Dia Internacional da Não Violência.

- 3 de Outubro: Dia da Anistia e Dia Internacional do Dentista.

REFLEXÃO DOMINICAL I

A LEI DO SENHOR

- A liturgia deste 26º Domingo do Tempo Comum nos propõe uma reflexão sobre a Lei do Senhor, fonte de vida e alegria ao coração do fiel. Apresenta, na primeira leitura, a necessidade do surgimento de profetas, homens e mulheres, comprometidos com a verdade e a defesa da vida. Já a segunda leitura apresenta a denúncia das injustiças como parte integrante da profissão de fé.

- Nas palavras do Salmo 18(19) vemos retratada a alegria do salmista ao reconhecer a presença de Deus ao longo de sua vida, educando-o e acompanhando-o em todos os seus caminhos. Ele reconhece a força da graça de Deus por meio da Lei que é a guia e a guardiã de Israel ao longo de toda a sua história. De fato, a Lei é em primeiro lugar "Palavra do Senhor", que deve ser escutada e acolhida no coração dos filhos de Israel. Consiste em orientações básicas e seguras que visam promover e preservar a liberdade alcançada, pela ação libertadora do Senhor. Ela deve garantir que Israel não se desvie do caminho proposto na direção da construção de uma terra sem males. Nesta terra, todos têm lugar, evitando assim que os filhos e filhas de Deus retornem ao estado e à situação de escravidão que viviam no Egito. A Lei é sinal claro do cuidado de Deus para com o povo que o libertou e conduziu pelo deserto. Ela reflete a formação da consciência de Israel enquanto povo escolhido por Deus, consagrado como bênção do Senhor para todas as nações.

 - Em todo o percurso histórico de Israel, a figura dos profetas representava sempre a voz de Deus junto ao povo indicando-lhe o caminho por onde deveria seguir. De fato, o profeta, unido ao Senhor, traz no vigor de sua palavra, em suas atitudes e gestos e, principalmente, em seu modo de vida, aquilo que é o desejo de Deus, para ele mesmo e para todo o povo. Sendo assim, a palavra do profeta se torna Palavra de Deus que deve ser acolhida pelo seu povo, como um sinal do amor divino, que corrige os filhos que ama. A primeira leitura traz a palavra de Moisés e o seu desejo de que todo o povo fosse profeta. Ele percebe a necessidade de fundar, sobre as bases da Palavra de Deus, a caminhada para a terra prometida. Por isso, a figura do profeta como a voz de Deus que guia, exorta e conduz o povo é extremamente necessária. O coração do profeta pulsa marcado pela força da unção que recebera e por conhecer as dores do povo machucado.

- A Carta de Tiago exorta à comunidade para a vivência do Evangelho, renunciando todo tipo de exclusão e injustiça. O autor da Carta expressa a realidade da comunidade que fecha os olhos e o coração aos irmãos e às suas necessidades concretas. Ele denuncia a injustiça como fizeram, ao longo da historia de Israel, todos os profetas.

- A vocação de cada batizado é estar unido a Jesus, a fim de que a sua Palavra seja a luz em nossos passos e decisões. De modo que atentos à realidade que nos cerca, sejamos capazes de perceber e denunciar todo tipo de injustiça, principalmente aquela cometida contra os pequenos e pobres.

 Que a liturgia deste Domingo desperte em todos nós o sincero desejo de abraçar a vocação batismal enquanto profetas do Reino. Que o anúncio da proposta de Jesus Cristo ecoe profundamente em todas as Comunidades Eclesiais de Base, pela palavra e pela vida de seus membros.

http://diocesedesaomateus.org.br/wp-content/uploads/2021/08/26_09_21.pdf

REFLEXÃO DOMINICAL II

CIÚME INVEJOSO

“Mestre, vimos alguém que não nos segue expulsando demônios em teu nome, e tentamos impedi-lo porque não nos seguia”. 

Esta reação de João, aparentemente cheia de zelo, manifesta uma atitude muito perigosa para quem decidiu seguir o Messias Jesus, isto é, um ciúme invejoso com aparência de zelo.

Essa perícope evangélica, quando lida no seu contexto mais amplo (Mc 7,24-10,52), nos ajuda a perceber o que estava para além das palavras do discípulo, porta-voz do grupo, indignado com pessoas que, não sendo dos seus, realizavam exorcismos em nome de Jesus, sem a devida permissão. Um pouco antes dessa cena, encontra-se uma narração onde os discípulos passam por um vexame humilhante: um pai que leva o seu filho endemoninhado para que Jesus o liberte, mas os discípulos não conseguem realizar o exorcismo (Mc 9,14-29), levando inclusive Jesus, indignado diante do insucesso, a acusá-los de falta de fé.

Diz a expressão popular: “A inveja é consequência da incapacidade”, e isto tem muito de verdade nessa reação de João. Sem dúvida, tal reação intolerante dos discípulos denuncia um sentimento rancoroso diante do próprio insucesso e incapacidade de realizar aquilo que eles mesmos tinham recebido do próprio Jesus aos serem escolhidos: “E constituiu os doze… Para enviá-los a pregar e terem autoridade para expulsar demônios” (Mc 3,13-15). O poder tinha sido dado, mas lhes faltava a fé.

Diante da consciência da incapacidade de realizar algo desejado, o ser humano pode escolher uma das possibilidades: ou aceitar e empenhar-se no crescimento das suas reais capacidades, ou tentar negar a sua incapacidade, alimentando um sentimento de inveja, cujo intuito é rejeitar, desqualificar e até mesmo impedir a expansão das capacidades alheias. Contudo, pior do que sentir-se incapaz de realizar algumas coisas, é ser incapaz de reconhecer as capacidades do outro. Pessoas assim se compensam assumindo duas posturas fundamentais. Há aquelas que sendo detentoras de alguma autoridade ou poder usam dessas prerrogativas para impedir (proibir) que o outro realize suas capacidades e potencialidades; há também aquelas que, por sua vez não tendo nenhum poder coercitivo para compensar seu mal-estar diante do sentimento de incapacidade, apelam para avaliações sentimentais que desqualificam, menosprezam e desprestigiam as capacidades dos outros.

No caso do evangelho, fica claro que os discípulos apelam para uma espécie de credencial presumida, pensam-se autorizados para tal procedimento, pois apenas, depois do ocorrido, é que comunicam ao Mestre o que fizeram. Tinham acabado de ouvir o ensinamento de Jesus: “Se alguém quer me seguir…” mas ainda teimavam em ocupar o lugar do Mestre, como fica evidente na reação de Pedro quando tenta, passando à frente de Jesus, ditar-lhe a direção que devia tomar (XXIII Domingo Tempo Comum). Ou mesmo quando os discípulos se perguntam quem é o maior dentre eles, excluindo, por conseguinte, Aquele que é o unicamente maior (XXV Domingo Tempo Comum). Na verdade, o chamado é para seguir Jesus e não os discípulos.

Como na nossa existência se apresentam sempre duas possibilidades fundamentais de direcionar a vida, e cabe a nós fazer a escolha, é imprescindível um modo de agir (mão), uma perspectiva de visão (olho) e uma maneira de caminhar (pé) mais coerentes com o ser discípulo do Messias Jesus. Caso contrário, nossa ação será destruidora, nosso olhar será turvo e nosso caminhar, sem direção. Consequentemente, tudo acabará na Geena (grande lixão de Jerusalém onde o fogo não se extingue e o verme não morre: 2Rs 23,10), símbolo da destruição da nossa incapacidade que, por ciúme invejoso, não permite aos outros fazerem desabrochar suas capacidades, e do nosso remorso de termos escandalizados, por falta de fé, os pequeninos, em nome de um falso zelo pelas coisas do Reino.

Dom André Vital Félix da Silva, SCJ. Bispo da Diocese de Limoeiro do Norte – CE. Mestre em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana.

https://www.arquidioceseolindarecife.org/reflexao-xxvi-domingo-do-tempo-comum-ciume-invejoso-um-falso-zelo-que-escandaliza-mc-938-43-45-47-48/

A SAGRADA ESCRITURA


Por: Frei Laércio Rodrigues da Cruz OAR

O mês de setembro é dedicado a Bíblia, tempo propício para lê-la e praticá-la segundo a vontade de Deus, os exemplos de Jesus Cristo e a inspiração do Espírito Santo.


No último dia do mês da Bíblia, celebraremos a memória de São Jerônimo, presbítero e doutor da Igreja, grande tradutor e exegeta da Bíblia, que enriqueceu toda a Igreja com a sua tradução.


A Igreja o declarou padroeiro de todos os que se dedicam ao estudo da Sagrada Escritura com amor e fervor.


“A Sagrada Escritura é a palavra de Deus enquanto é redigida sob a moção do Espírito Santo” 1, portanto, ela possui um sentido para vida do homem que crê, trazendo o conteúdo revelado: o que no princípio era o Verbo que estava com Deus: Jesus Cristo (Cf. Jo. 1,1).


Os textos da Sagrada Escritura são inspirados pelo Espírito Santo. Eles trazem em si toda a Verdade Revelada, sem sombras de dúvidas ou margens para erros; podem ser até um pouco escuros e confusos, devido ser interpretados por homens e expressos por linguagem humana.


Função do Espírito Santo

Por isso, é função do Espírito Santo nos iluminar, ajudando-nos na interpretação e compreensão da Sagrada Escritura na Igreja, pois “o mesmo Espírito Santo aperfeiçoa continuamente a fé por meio de seus dons” 2.

A Sagrada Escritura é Palavra de Deus, porém, escrita por homens. Deus servindo-se do gênero humano quis se dá e se fazer compreendido por toda a humanidade, perpetuando-se na Sagrada Escritura.

“Muitas vezes e de modos diversos falou Deus, outrora, aos Pais pelos profetas; agora, nesses dias que são os últimos, falou-nos por meio do Filho” 3 (Hb 1,1-2).

“A Sagrada Tradição e a Sagrada Escritura constituem um só sagrado depósito da palavra de Deus confiado à Igreja” 4, por tanto, cabe a ela, guardar e interpretar seu conteúdo, nos oferecendo uma interpretação à luz da fé e do Espírito Santo, pois ela, segundo Bento XI, “funda-se sobre a Palavra de Deus, nasce e vive dela” 5.

 

Santo Agostinho e a Sagrada Escritura

Do encontro de Santo Agostinho com a Sagrada Escritura pode-se dizer que “ele acreditou nas Escrituras, que antes se lhe apresentavam muito diversificadas em si mesmas, e às vezes indelicadas, […].


Para Santo Agostinho, transcender a letra tornou credível a própria letra e permitiu-lhe encontrar finalmente a resposta às profundas inquietações do seu espírito, sedento da verdade” 6.


Devemos tomar muito cuidado quanto à interpretação de textos ou passagens da Sagrada Escritura.


É necessário ler e compreender primeiramente o texto no seu próprio contexto em que foi escrito, para depois fazermos o pretexto, ou seja, como esse texto se justifica e se atualiza hoje em nossa vida e em nossa comunidade.


Há duas possibilidades para uma adequada interpretação da Sagrada Escritura:


A primeira seria por meio de uma leitura orante: leitura, meditação, oração, contemplação e ação, fazendo-a como um alimento necessário para nosso espírito.


A segunda possibilidade seria por meio de uma interpretação profunda de um texto bíblico, permitindo fazer uma interpretação existencial do texto no seu contexto, buscando na própria existência do texto uma mensagem para a vida do homem de hoje.


Assim, à luz do Espírito Santo, não somente a compreenderemos, mas também a viveremos, anunciando-a por meio de nossos atos e palavras, a toda pessoa que encontrarmos e em todo lugar que formos.

 

1 CONSTITUIÇÃO Dogmática Dei Verbum sobre a revelação divina. In: CONCÍLIO VATICANO II. 1962-1965. Vaticano II: constituições, decretos e declarações. Petrópolis: Vozes, 1996, 5.
2 Ibid., 5.
3 BÍBLIA DE JERUSALÉM. São Paulo: Paulus, 2006.
4 CONSTITUIÇÃO Dogmática Dei Verbum sobre a revelação divina. In: CONCÍLIO VATICANO II. 1962-1965. Vaticano II: constituições, decretos e declarações. Petrópolis: Vozes, 1996, 10.
5 Apud Bento XVI. Verbum Domini. Exortação Apostólica Pós-sinodal Verbum Domini. São Paulo: Paulinas, 2011. 3 (A voz do papa, 194).
6 Ibid., 38.

 

http://www.pnslourdes.com.br/formacao/formacao-biblica/#fbescri

CONHECENDO A BÍBLIA


Mensagem do Padre Clóvis de Jesus Bovo, CSR sobre a Bíblia:

I. A Bíblia é:

  • mais uma prova do carinho de Deus para conosco.
  • a carta que Ele nos escreveu
  • nosso apoio nas dificuldades
  • nossa Luz nas encruzilhadas escuras.
  • nosso manual de consulta
  • nosso Pronto Socorro.

II. A santa Bíblia é usada de diversas maneiras e para vários fins:

  • Os pesquisadores e cientistas estudam sua história: como se originou, quem a escreveu, qual sua ligação com a cultura dos seus contemporâneos.
  • Os exegetas estudam seu conteúdo, debruçando-se sobre cada versículo.
  • Alguns interpretadores param no tempo em que foi escrita. Outros a transportam para os tempos de hoje
  • Os poetas se encantam com a beleza do seu estilo, das suas figuras e parábolas.
  • Os insatisfeitos fazem dela uma arma de ataque.
  • Outros citam-na de cor para exibir sabedoria, mas continuam vazios.
  • Para todos nós deve ser a Luz no caminho que conduz à vida plena em Deus.

III. É isso que Jesus ensina no Evangelho:

  • Não só ouvir, mas praticar.
  • Não somente ler e estudar, mas viver sua mensagem.
  • Mesmo quem não sabe ler ou não escuta, pode seguir seus ensinamentos.
  • Jesus encarnou em si a Bíblia. É a Palavra do seu Pai nos mandou.
  • Escutemo-la. Sigamo-la.

01 – Um Livro escrito em mutirão

Hoje qualquer pessoa tem acesso ao Livro mais famoso do mundo: a Bíblia Sagrada. Ela já foi traduzida para todas as línguas (aproximadamente em 1685 idiomas).


A Bíblia foi escrita por partes e em diversas etapas. Começou a ser escrita, mais ou menos, pelo ano 1250 antes de Cristo – no tempo de Moisés – quando o faraó Ramsés II governava o Egito. A última parte da Bíblia foi escrita no final da vida do evangelista e apóstolo São João, por volta do ano 100 depois de Cristo. Portanto, foram necessários 1350 anos para a Bíblia ser escrita.


O Museu Britânico e a Biblioteca do Vaticano guardam as cópias mais antigas da Bíblia.


02 – No que foi escrita a Bíblia?

No tempo que foi escrita a Bíblia não existia papel como hoje, muito menos as máquinas impressoras. A Bíblia foi escrita à mão, e em diversos materiais, como cerâmica, papiro e pergaminho.


CERÂMICA: conhecida como a arte mais antiga da humanidade. O barro servia para fazer desde vasos, até chapas, nas quais se escrevia. Muitos textos bíblicos foram escritos nesses “tijolos”.


PAPIRO: planta originária do Egito. Nascia e crescia espontaneamente às margens do Rio Nilo, chegando até a altura de 4 metros. Do Egito o papiro passou para a Síria, Sicília e Palestina (onde foi escrita a Bíblia). Do papiro era feita uma espécie de folha de papel para nela se escrever. Seu caniço era aberto em tiras e prensado ainda úmido. O papiro era ainda usado na fabricação de barcos e cestos. Dizem que 3.000 a.C os egípcios já escreviam no papiro. Tais folhas eram escritas só de um lado e depois guardadas em rolos. Daí que veio a palavra BÍBLIA. A folha tirada do caule do papiro chamava-se BIBLOS.

BIBLOS Livro (plural de Biblos = BÍBLIA)

BÍBLIA: os livros ou coleção de livros.

PERGAMINHO: feito de couro curtido de carneiro. Começou a ser usado como “papel” na cidade de Pérgamo, pelo rei Éumens II 200 a.C. Pérgamo era uma importante cidade da Ásia Menor. Os egípcios, com inveja da grande importância da biblioteca de Pérgamo, não quiseram mais vender papiro para os moradores daquela cidade.

Por isso, o rei de Pérgamo se viu obrigado a usar outro material para a escrita, que foi a pele de ovelha. O pergaminho se espalhou rapidamente para outras regiões.


Os pergaminhos, assim como as folhas de papiro, não eram “encadernados” num livro como fazemos hoje. Os antigos ligavam umas folhas às outras e faziam “rolos”.


03 – Como a Bíblia está dividida e em que língua foi escrita?

Bíblia divide-se em duas (2) grandes partes: Antigo Testamento (AT) e Novo Testamento (NT).


ANTIGO TESTAMENTO: é formado por 46 livros escritos antes de Cristo. Todo o Antigo Testamento foi escrito em hebraico ou aramaico, menos o Livro da Sabedoria, I e II Macabeus e trechos dos Livros de Daniel e de Ester, que foram escritos em grego.


NOVO TESTAMENTO: formado por 27 livros que contam a vida de Jesus e a formação da Igreja. O Novo Testamento foi escrito em grego, menos o Evangelho de São Mateus que foi escrito em aramaico.


Portanto a Bíblia é formada por 73 livros.

Sendo 46 Livros no AT + 27 Livros no NT


Bíblia = Livros


O hebraico era uma língua do Povo Hebreu ou Povo de Deus. Era especialmente religiosa. O aramaico era uma língua usada no meio diplomático. No tempo de Jesus já não se usava mais o hebraico e sim o aramaico.


Na Bíblia a palavra TESTAMENTO tem o sentido de:


ALIANÇA = ANTIGA ALIANÇA e NOVA ALIANÇA.

Toda a Bíblia gira em torno da Aliança que Deus fez com seu povo.


ALIANÇA: é um contrato muito especial. Um pacto de amor entre as pessoas. Um compromisso de fidelidade entre Deus e os homens. No Antigo Testamento essa Aliança foi selada com um sinal visível:


Decálogo = Dez Mandamentos

Aliança foi gravada na pedra e selada com o sangue dos animais.

No Novo Testamento a Nova Aliança é gravada no Espírito e selada com o Sangue de Jesus. A Nova Aliança ao contrário da Antiga Aliança que era feita somente com o Povo de Israel, é uma Aliança Universal, aberta a todos os homens que aceitam a proposta da Salvação trazida por Jesus.


A Antiga Aliança é a promessa; a Nova é a sua realização. Cristo é a plena realização da Antiga e Nova Alianças. Ele é o “Alfa” e o “Ômega” (Alfa e Ômega são a primeira e a última letra do alfabeto grego). Significa que Jesus é o começo e fim de todas as coisas.


04 – “Muitos Livros” num só Livro

Bíblia é um livro de volume único, que reúne muitos assuntos diferentes. A cada um desses assuntos dá-se o nome de Livros. Exemplo: há um trecho da Bíblia que fala da saída do povo de Deus do Egito – Livro do Êxodo (a palavra Êxodo significa saída).


De onde é tirado o nome ou o título do livro: O nome é tirado de diversos lugares e de vários modos:


  • Assunto contido no Livro. Ex: Livro da Sabedoria;
  • Nome do autor do Livro. Ex: I Carta de São Pedro;
  • Nome da comunidade para a qual o Livro foi escrito. Ex: Carta aos Romanos;
  • Nome do personagem central em torno do Livro. Ex: Livro de Josué.

05- Bíblia, o Livro inspirado por Deus.

O principal Autor da Bíblia é DEUS. Os escritores sagrados (homens) registraram suas experiências de fé e de vida, inspirados por Deus. Antes desses Livros serem registrados – TRADIÇÃO ESCRITA – tais experiências eram passadas oralmente de geração em geração – TRADIÇÃO ORAL.


“Toda a Escritura é inspirada por Deus
e útil para ensinar e para convencer, para corrigir
e para educar na justiça, a fim de que o homem
de Deus seja perfeito e preparado para as boas obras”
(2 Tm 3, 16-17)


HAGIÓGRAFO: é aquele que escreve a Palavra de Deus. Ele é inspirado pelo Espírito Santo.


LIVROS INSPIRADOS: Quando falamos em Livros Inspirados, entendemos aqueles Livros que formam a Bíblia Sagrada. São os 73 Livros, reconhecidos oficialmente pela Igreja como tais. São chamados Livros Canônicos. Essa inspiração para escrever Livros da Bíblia já foi encerrada no tempo dos Apóstolos. Agora não se acrescenta mais nenhum Livro.


LIVROS APÓCRIFOS: São os Livros não inspirados. Também não quer dizer que sejam falsos. São até piedosos e edificantes. Seus escritos estão misturados com lendas e muita imaginação. Não fazem parte dos Livros Canônicos.


06 – Modo de falar dos hebreus

Precisamos ter bem claro que os escritores da Bíblia eram pessoas simples, diferentes dos gregos e latinos, que eram desenvolvidos na filosofia e usavam uma linguagem racional. O povo de Deus usava uma linguagem bem concreta, personificando seu pensamento.


Ex: “humanidade” = carne (Gn. 6, 12); Para dizer que a mulher tinha a mesma natureza humana do homem, Adão se expressou com esta linguagem: (Gn 2,23) – “Eis agora aqui, o osso de meus ossos e a carne da minha carne”.


Quem não leva em conta essas coisas próprias da língua do povo que escreveu a Bíblia, não vai entender a Palavra de Deus.


Formas literárias da Bíblia

Para entendermos qualquer Livro da Bíblia, precisamos saber a que gênero literário pertence, ou seja, a forma de literatura usada para escrever. Forma literária é o conjunto de regras e expressões usadas para escrever tal tipo de Livro. Os gêneros literários que se encontram na Bíblia são os seguintes:


  • Tratados Religiosos: Com aparência de narração histórica, apresentam verdades religiosas. Não podem ser entendidos como história propriamente dita. Ex. Gn. 1 a 11.
  • História Popular: é quando mistura um pouco de história verdadeira com elementos de fantasia. Trata-se de um modo de ensinar a religião.
  • Histórias Descritivas: Possui uma finalidade religiosa, mas os personagens e os fatos são todos verdadeiros, documentados pela história.
  • Gênero Didático: São Livros que trazem instruções religiosas ou morais. Fazem recomendações e dão orientações de vida.
  • Gênero Profético: Apresentam a Palavra de Deus através dos profetas, que advertem, repreendem e encorajam o Povo de Israel diante da realidade em que vive.
  • Gênero Apocalíptico: São visões proféticas sobre a sorte do Povo de Deus.
  • Gênero Poético: Apresenta a Palavra de Deus à maneira de poesia, usando, portanto, de maior liberdade e recurso literário.
  • Gênero Jurídico: é a Palavra de Deus apresentada sob a forma de Lei. É um modo de escrever bem diferente daquele usado na poesia.
  • Gênero Epistolar: “Epístola” é uma palavra latina que significa carta. O gênero epistolar traz a Palavra de Deus à maneira de Cartas dirigidas a certas comunidades ou pessoas.

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