sábado, 29 de novembro de 2025

BEM-VIND0 AO BLOG SBSABENDO BEM DE 30 DE NOVEMBRO DE 2025- INICIO DO ANO NOVO LITÚRGICO: ADVENTO ANO A

 



Sabendo Bem

A linguagem da cruz é loucura para os que se perdem, mas, para os que foram salvos, para nós, é uma força divina. (I Coríntios 1, 18).

DOMINGO,  30 de novembro  DE 2025     

 

PRIMEIRO DOMINGO DO ADVENTO ANO A

 

 

Ano Jubilar 2025 - Peregrinos de esperança

 

VIGIAI, POIS O SENHOR VIRÁ!

 

SEJA BEM-VINDO!

DOMINGO, 30 DE NOVEMBRO  DE 2025

 

 

 


01- ESTOU DE VOLTA!

 

 

01- ESTOU DE VOLTA!

 

Dia 13 de novembro aconteceu a cirurgia de catarata depois de um tempo de espera. Após apenas cinco minutos eu saí enxergando. Era dia dos Santos Agostinianos. Além de invocá-los eu invoquei Nossa Senhora sob vários títulos: Nossa Senhora da Saúde, Nossa Senhora de Lourdes, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora das Graças e Nossa Senhora da Luz e também Santa Luzia, a protetora dos olhos. Embora ainda esteja em tratamento, perguntei na quinta-feira e a médica me liberou usar computador. Ainda não posso pegar peso, não molhar o olho com água e sim apenas com dois colírios especiais por um mês. Agradeço a toda equipe de oftalmo do Hospital CEMA.

Retorno hoje no início do Ano Litúrgico com o Tempo do Advento e você leitor perceberá algumas pequenas mudanças.

 

. Neste domingo, o Senhor fala ao nosso coração, chamando-nos a sair do comodismo de uma "vida morna". O Advento abre as portas deste belo itinerário litúrgico, na qual somos envolvidos por uma grande expectativa pela vinda de Jesus. A coroa do Advento, constituída de quatro velas, reforçam a importância de uma comunidade que caminha na vigilância, com o desejo de conversão, na esperança e com alegria ao encontro da grande Luz, que é Jesus Cristo.

 

 BÊNÇÃO DA COROA DO ADVENTO E ACENDIMENTO DA VELA

 

D. Neste tempo do Advento, somos chamados a compreender o amor de Deus que se entrelaça com nossa humanidade. A coroa do Advento que será abençoada neste momento deve nos recordar a cada domingo que caminhamos com esperança. A encarnação do Verbo de Deus ilumina nossa vida e dá sentido à nossa história. D. A nossa proteção está no Nome do Senhor. T. Que fez o céu e a terra. D. Ó Deus, a terra se alegra nestes dias, e vossa Igreja exulta diante do vosso Filho que vem como luz esplendorosa para iluminar os que vivem nas trevas da ignorância, da dor e do pecado. Abençoai esta Coroa em honra do Advento do Cristo, vosso Filho, para que ao olharmos a sua chama ardente, vejamos o sinal de Jesus que vem ao nosso encontro, como Luz do Mundo para nos salvar. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

 

- O dirigente asperge a coroa com água benta.

 

C. Neste primeiro Domingo do Advento acendemos a 1ª vela: a de cor VERDE. Ela é para nós sinal da esperança e da vida. Deus quer que vivamos e cresçamos em sua promessa como os patriarcas Abraão, Isaac e Jacó. A chama nos aponta para o mistério da Encarnação do Senhor, Luz Verdadeira; Luz do mundo! Cantemos.

- Uma pessoa entra e acende a primeira vela da Coroa. Enquanto canta-se o refrão e a 1ª estrofe do canto: Uma vela se acende.

 

Este Blog apresenta o seguinte conteúdo: as cores do mês de dezembro, .o Tempo Litúrgico do Advento, as Leituras do Primeiro Domingo do Advento, a Liturgia do Primeiro Domingo do Advento, Refletindo o Primeiro Domingo do Advento, Sugestões de Cantos para o Advento, as Leituras durante a Semana de 01 a 06 de Dezembro, Campanha para a Evangelização 2025, 1.º de Dezembro, dia mundial de combate a Aids, O Significado da Imaculada Conceição em o pecado em Santo Agostinho, Dias de Leiturase SB SABENDO BEM EM 30 DE NOVEMBRO DE 2025 INFORMA.

 

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02- MÊS DE DEZEMBRO

 

 

02- MÊS DE DEZEMBRO

 

 

O mês de dezembro também tem mais de uma cor, o vermelho e o laranja. O Dezembro Vermelho ressalta a importância da prevenção contra a AIDS, e o Dezembro Laranja traz o debate sobre o combate ao câncer de pele.

Dezembro Vermelho - Aids

Como o Dia Internacional da Luta contra a AIDS é celebrado em 1 de dezembro, as campanhas de conscientização e esclarecimentos sobre a doença são realizadas nesse mês.

Embora o número de casos mundialmente apresente diminuição, no Brasil houve um aumento de 21% nos casos de infecções no período entre 2010 e 2018.

(Veja abaixo uma Reflexão sobre o dia mundial de luta contra a Aids.)

Dezembro laranja - Câncer de pele

O mês de dezembro utiliza a cor laranja na campanha promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia para prevenção contra o câncer de pele desde 2014.

Esse tipo de câncer é o que mais afeta pessoas no Brasil e no mundo, sendo registrado só no país 180 mil novos casos por ano. A principal causa do tumor é o excesso de exposição ao sol, especialmente em pessoas acima dos 40 anos.

 

 

 

 

 

 

 

 

03- TEMPO LITÚRGICO DO ADVENTO ANO A

 

03- TEMPO LITÚRGICO DO ADVENTO ANO A

 

 

Advento, ponto de partida do Ano Litúrgico

 

O Tempo do Advento é o ponto de partida do Ano Litúrgico: a espera do Messias. Os fiéis se preparam pela conversão para a celebração dessa vinda: “Revestido de nossa fragilidade, ele veio a primeira vez… revestido de sua glória, ele virá uma segunda vez” (Prefácio do Advento I).

ANO A
o novo povo de Deus

O ano A leva, no conjunto, a marca do evangelista Mateus. Este evangelho foi redigido, provavelmente, depois da destruição do templo em 70 d.C., com o intuito de oferecer às comunidades judeu-cristãs da região siro-palestinense uma didaqué, instrução da fé, para sustentar sua vocação a serem o novo Israel. Acentua a figura de Jesus como Mestre, que nos faz conhecer a vontade de Deus como Pai dele e Pai nosso, além da dimensão comunitária e eclesial do Reino e da vida cristã.

1. Tempo do Advento

No Advento, primeira fase do período natalino, destacam-se as “utopias messiânicas” de Is (caps. 2, 11 e 35), relacionadas com a esperança da justiça que vem de Deus, não do jogo oportunista do poder. Os evangelhos, tomados de Mt, têm como teor fundamental essa justiça que vem de Deus e que se realiza no projeto divino de salvação, inaugurado nos tempos antigos e atestado pelas Escrituras, bem como na atuação ética do homem, guiada pela vontade de Deus. Assim, as primeiras leituras (tomadas de Is) aparecem como projeção escatológica daquilo que deve acontecer no homem mediante a conversão (cf. sobretudo o 2° dom.). Da interação de “utopia” e conversão brotam a alegria e a esperança por causa da vinda do Cristo (3° dom.). No 4° domingo, ponto culminante, tanto a leitura de Is quanto o correspondente evangelho de Mt apontam para uma salvação personalizada: a salvação que vem de Deus não é uma utopia “em geral”, mas a própria presença de Deus, manifestada em seu Filho e envolvendo os que pela conversão a ele aderem. Esta primeira fase do ciclo natalino se estica assim entre Is e Mt: leva-nos a celebrar, com Mt, o cumprimento da esperança messiânica expressa em Is. Culmina na figura do Emanuel, Deus-conosco, que nos traz a justiça de Deus e exige nossa participação na mesma (Is 7,10ss; Mt 1,18ss).


(1) Konings, J., Liturgia Dominical, Vozes, Petrópolis, 2004, p.351
(2) Idem.

 

https://franciscanos.org.br/vidacrista/especiais/tempo-do-advento-ano-a/#gsc.tab=0

 

 

 

04- LEITURAS DO PRIMEIRO DOMINGO DO ADVENTO

 

 

 

04-  LEITURAS DO PRIMEIRO DOMINGO DO ADVENTO

 

 Com os ouvidos vigilantes e atentos, acolhamos o Senhor que vem até nós com sua Palavra de salvação.

 

 PRIMEIRA LEITURA (Is 2,1-5)

 

Leitura do Livro do Profeta Isaías.

 

1 Visão de Isaías, filho de Amós, sobre Judá e Jerusalém. 2 Acontecerá, nos últimos tempos, que o monte da casa do Senhor estará firmemente estabelecido no ponto mais alto das montanhas e dominará as colinas. A ele acorrerão todas as nações, 3 para lá irão numerosos povos e dirão:  “Vamos subir ao monte do Senhor, à casa do Deus de Jacó, para que ele nos mostre seus caminhos e nos ensine a cumprir seus preceitos”; porque de Sião provém a lei e de Jerusalém, a palavra do Senhor. 4 Ele há de julgar as nações e arguir numerosos povos; estes transformarão suas espadas em arados e suas lanças em foices: não pegarão em armas uns contra os outros e não mais travarão combate. 5 Vinde, todos da casa de Jacó, e deixemo-nos guiar pela luz do Senhor.

 

– Palavra do Senhor. T. Graças a Deus.

 

 SALMO 121(122)

 

Que alegria, quando ouvi que me disseram: "Vamos à casa do Senhor!".

1. Que alegria quando ouvi que me disseram: * “Vamos à casa do Senhor!”/ E agora nossos pés já se detêm, * Jerusalém, em tuas portas.

2. Para lá sobem as tribos de Israel, * as tribos do Senhor!” / A sede da justiça lá está * e o trono de Davi.

3. Rogai que viva em paz Jerusalém * e em segurança os que te amam! / Que a paz habite dentro de teus muros, * tranquilidade em teus palácios! 4. Por amor a meus irmãos e meus amigos, * peço: “A paz esteja em ti!” / Pelo amor que tenho à casa do Senhor, * eu te desejo todo bem!

 

SEGUNDA LEITURA (Rm 13,11-14a)

 

Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos.

 

Irmãos, 11vós sabeis em que tempo estamos, pois já é hora de despertar. Com efeito, agora a salvação está mais perto de nós do que quando abraçamos a fé. 12A noite já vai adiantada, o dia vem chegando: despojemo-nos das ações das trevas e vistamos as armas da luz. 13Procedamos honestamente, como em pleno dia: nada de glutonerias e bebedeiras, nem de orgias sexuais e imoralidades, nem de brigas e rivalidades. 14aPelo contrário, revesti-vos do Senhor Jesus Cristo.

 

– Palavra do Senhor. T. Graças a Deus.

 

 ACLAMAÇÃO (Sl 84,8)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

Mostrai-nos, ó Senhor, vossa bondade /e a vossa salvação nos concedei!

 

EVANGELHO (Mt 24,37-44)

 

P. O Senhor esteja convosco. T. Ele está no meio de nós.

P. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus. T. Glória a vós, Senhor.

 

P. Naquele tempo, Jesus disse aos seus discípulos: 37“A vinda do Filho do Homem será como no tempo de Noé. 38Pois nos dias antes do dilúvio, todos comiam e bebiam, casavam-se e davam-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca. 39E eles nada perceberam até que veio o dilúvio e arrastou a todos. Assim acontecerá também na vinda do Filho do Homem. 40Dois homens estarão trabalhando no campo: um será levado e o outro será deixado. 41Duas mulheres estarão moendo no moinho: uma será levada e a outra será deixada. 42Portanto, ficai atentos, porque não sabeis em que dia virá o Senhor. 43Compreendei bem isso: se o dono da casa soubesse a que horas viria o ladrão, certamente vigiaria e não deixaria que a sua casa fosse arrombada. 44Por isso, também vós ficai preparados! Porque na hora em que menos pensais, o Filho do Homem virá”.

 

– Palavra da salvação. T. Glória a vós, Senhor.

 

https://arquisp.org.br/wp-content/uploads/2025/07/Ano-50A-01-1o-DOMINGO-DO-ADVENTO.pdf

05- LITURGIA DO PRIMEIRO DOMINGO DO ADVENTO

 

 

 

05-  LITURGIA DO PRIMEIRO DOMINGO DO ADVENTO

 

- Iniciamos o tempo do Advento na expectativa e na esperança de que a intervenção de Deus na história nos traga tempos melhores. O Advento é o tempo de vigilância e preparação para a chegada do menino Jesus. Somos convidados a olhar esta realidade como a hora em que Deus se aproxima radicalmente de nossa humanidade, porque sabe que cada instante de nossa vida contém a sede de eternidade. A liturgia nos convida à vigilância, a ficarmos preparados e a lermos os sinais do tempo que contemplam a vinda do Senhor nos acontecimentos da história da salvação que se une à nossa.

 

- Também hoje, começamos o novo Ano Litúrgico, que não pode ser somente um calendário, mas deve ser um modo de viver; uma atitude vital que precisa tocar toda nossa existência. Iniciar um novo Ano Litúrgico, viver o Advento, preparar-se para o Natal do Senhor, todas essas etapas são atitudes de quem entendeu a mensagem de Jesus e se deixa inspirar por ela para buscar uma vida interior e exterior de acordo com os valores do Reino.

 

- Com a primeira leitura, o Senhor nos mostra o seu caminho, nos ensina o seu preceito, assim descobrimos que do encontro com Deus e com a sua Palavra resulta a harmonia, o progresso, o entendimento entre os povos, a vida em abundância, a paz universal. É preciso reacender o espírito do Advento em nossos corações, pois uma vez adormecidos ou sonhando com conquistas superficiais, com coisas passageiras, não assumimos a existência com a devida seriedade. A paz transformadora, a mudança de vida e a harmonia entre os povos se torna realidade quando assumimos como regra de vida e colocamos em prática. Esses são os apelos que ressoarão em nosso interior durante a travessia do Advento: "vigiai", "estai despertos", "ficai atentos". É preciso estar desperto para assumir a vida com uma consciência lúcida, com liberdade, com coragem e ânimo. Trata-se de viver intensamente para que a vida não transcorra na esterilidade e no vazio. A alegria de ir à casa do Senhor deve ser uma alegria plena, uma verdadeira felicidade. Estar na casa do Senhor deve nos tornar conscientes de que a salvação está mais perto de nós, por isso, devemos sair cada vez mais revestidos da luz, capazes de proceder honestamente. Somos iluminados para sair em missão e levar a luz de Cristo ao mundo inteiro. Se permanecemos adormecidos, não acontecerá nada, o mundo continuará marcado por dores e sofrimentos.

 

- Assim, o percurso do Advento vem despertar aquela "virtude teologal" tão ausente no atual contexto social: a esperança. Ela é o recurso secreto do ser humano itinerante. Se estamos abertos ao Reino, estamos sujeitos à mudança. A esperança é a guia que nos orienta na mudança. Por isso, a Igreja nos convida a reafirmar em nós a alegria do Jubileu da Esperança: Cristo não decepciona!

 

 - Com a espera da vinda do Salvador descobrimos que, esperar é ousar, renascer, recomeçar. A fé e a esperança são âncoras no sentido da existência cristã. Movidos por essa esperança, podemos dar sabor à nossa vida. Ter esperança é buscar incessantemente, lutar por aquilo que não tem lugar agora, mas, acredita-se que terá um dia a vida plena e feliz.

 

 - A esperança tem suas raízes na eternidade, mas ela se alimenta de pequenas coisas, cresce na realidade. Ela floresce nos pequenos gestos e aponta para um sentido novo. No início do Advento, o Senhor nos diz: ficai atentos porque não sabeis nem o dia, nem a hora. Mas ele nos garante a sua vinda, por isso a palavra de Deus nos chama a "estar preparados para dar razão da nossa esperança' (1Pd 3,15).

 

https://diocesedesaomateus.org.br/wpcontent/uploads/2025/10/30_11_25.pdf

06- REFLETINDO SOBRE O PRIMEIRO DOMINGO DO ADVENTO Artigos 30 de novembro – 1º DOMINGO DO ADVENTO – ANO A (IP) Por Ir. Dra. Izabel Patuzzo (IP)* Prof. Ms. Celso Loraschi (CL)** Ir. Dra. Zuleica Aparecida Silvano (ZAS)*** Preparai-vos, pois o Senhor está para chegar!

 

 

 

06-  REFLETINDO SOBRE O PRIMEIRO DOMINGO DO ADVENTO

Artigos

30 de novembro – 1º DOMINGO DO ADVENTO – ANO A (IP)

Por Ir. Dra. Izabel Patuzzo (IP)* Prof. Ms. Celso Loraschi (CL)** Ir. Dra. Zuleica Aparecida Silvano (ZAS)***

 

Preparai-vos, pois o Senhor está para chegar!

I. INTRODUÇÃO GERAL

O 1º domingo do Advento marca o início de novo ano litúrgico para a Igreja. O Advento é, para nós, um tempo de graça que nos ajuda a bem preparar o Natal. A celebração da vinda do Senhor deve ser preparada, em primeiro lugar, em nosso coração. Dois elementos centrais de nossa fé caracterizam este tempo de espera: o nascimento do Salvador, que se encarna na realidade humana, e sua vinda final gloriosa, no fim dos tempos. Os temas-chave da época do Advento são a espera vigilante, a preparação dos caminhos do Senhor e a conversão, como busca da justiça e do amor.

Na primeira leitura, o profeta Isaías convida toda a comunidade dos fiéis, todas as raças e nações, a se dirigirem para a montanha, o lugar do encontro com o Senhor. E desse encontro com Ele e com sua Palavra nasce um novo mundo de concórdia, harmonia e paz. O Senhor faz de todas as nações um só povo, reunido ao seu redor.

Pode ser desafiador ficar acordado a noite toda, seja cuidando de um parente doente, seja esperando um ente querido voltar de viagem. A segunda leitura e o Evangelho mencionam o tema do ficar acordado, aguardando o Senhor Jesus voltar em sua glória. No Evangelho de Mateus, Jesus diz a seus ouvintes que fiquem despertos, pois não sabem o dia em que o Senhor virá. Ele recorda que, nos dias de Noé, as pessoas cuidavam de seus negócios até que veio o dilúvio e não perceberam os sinais da catástrofe. Portanto, adverte seus discípulos de que eles devem estar preparados para a vinda do Filho do Homem.

II. COMENTÁRIO DOS TEXTOS BÍBLICOS

 

1.    I leitura (Is 2,1-5)

 

O texto de Isaías é um oráculo que se encontra também no livro do profeta Miqueias, o que indica que era uma fórmula conhecida nos círculos proféticos. O profeta anuncia que nova ordem está para surgir. A escolha de Sião como morada do Senhor Deus, como lugar de proteção especial, tem como objetivo ressaltar que a peregrinação das nações não é para confrontos e destruição, como muitas vezes acontecia. O motivo da grande assembleia é destruir as armas de violência e construir a paz.

A mensagem central do texto é a busca da instrução na Lei do Senhor. O verdadeiro significado da Torá é traduzir em ações concretas a retidão e a justiça; trata-se de um comportamento ético-moral de quem busca trilhar os caminhos do Senhor. O anúncio profético se projeta para uma realidade futura. A diferença entre o presente e o futuro ideal aqui descrito é que, no presente, a Torá está sendo rejeitada até mesmo pelo povo escolhido, enquanto, no futuro, todos irão pautar sua vida na acolhida dos ensinamentos do Senhor. A paz aqui descrita exige renunciar a todas as guerras, ao pensamento de conquista, à subjugação de um povo por outro, e acolher, em sua inteireza, as normas prescritas pelo Senhor.

A visão do profeta é sobre o monte onde está o templo do Senhor. Lá é sua morada, e o desejo do Senhor é fazer todos os povos convergirem para ele. Ele proporcionará esse encontro de paz entre todos os povos e raças. Assim, já não haverá divisões nem inimizades. À medida que todos se reúnem ao redor do Senhor, escutam sua Palavra e aprendem seus caminhos, as intrigas, divisões, guerras, hostilidades e conflitos vão se desfazendo. Desse encontro harmonioso com Deus e entre as nações resulta o progresso, o entendimento entre os povos, a cooperação, a abundância e a paz.

2. II leitura (Rm 13,11-14a)

 

O apóstolo Paulo provavelmente compôs a carta aos Romanos durante sua terceira viagem missionária, quando estava em Corinto. Ele estava se preparando para partir para Jerusalém a fim de levar a coleta que havia feito nas comunidades da Ásia Menor em benefício da comunidade mãe, que passava por privações.

A mensagem do texto é uma exortação escatológica dirigida aos cristãos de Roma; eles devem perceber que já estão vivendo um tempo de graça. Aqueles que abraçaram a fé em Jesus Cristo são chamados a expressar, por meio de suas ações, sua identidade cristã e adotar uma conduta de discípulos do Senhor. Portanto, esse é o tempo para que os cristãos vivam a própria fé, agindo por meio da caridade. É hora de acordar, porque a salvação está próxima. Ao dizer que a noite avançou, Paulo está sugerindo que não há muito tempo a separar os cristãos de seu destino final, que é a comunhão com Cristo. A leitura proposta para este domingo exorta os cristãos da comunidade de Roma a expressar o amor mútuo e permanecerem vigilantes até a vinda do Senhor, quando ele concluirá a história da salvação, no fim dos tempos.

Paulo, assim como seus contemporâneos, certamente acreditava que a segunda vinda de Jesus Cristo seria em um futuro não tão distante. Ele viria para concluir a história da salvação. Havia grupos religiosos que faziam especulações em torno dessas expectativas, mas o apóstolo não estava interessado em quando isso iria acontecer, e sim no modo como os cristãos deveriam aguardar a segunda vinda do Senhor; quais eram as consequências e o testemunho que deveriam dar no tempo dessa espera.

3. Evangelho (Mt 24,37-44)

 

O Evangelho deste domingo é uma parte dos últimos discursos de Jesus antes da sua paixão e morte, em Jerusalém. O tema central dessa seção é a vinda do Filho do Homem, um dos títulos atribuídos ao Messias enviado por Deus. Sua chegada deve ser precedida por uma série de atitudes que indicam a vigilância daqueles que aguardam o Senhor.

Mateus contempla a realidade de sua comunidade, que provavelmente já havia presenciado a destruição do templo de Jerusalém. Preocupado com os sinais de abandono, de acomodação e de esfriamento no testemunho, ele sente a necessidade de renovar o compromisso de fé. É preciso reconstruir a esperança dos membros de sua comunidade, fazendo uma retrospectiva da história da salvação. O discurso de Jesus toma como exemplo o que aconteceu no tempo de Noé. Muitas pessoas tiraram conclusões erradas e ignoraram os sinais que precederam a inundação, porque estavam preocupadas somente com as coisas passageiras e foram completamente descuidadas com as coisas que dizem respeito a Deus.

O evangelista explicita que essa ignorância estúpida e culposa levou à destruição total de todos aqueles que não foram atentos aos sinais dos tempos. Tomando fatos conhecidos da história, o evangelista exorta a comunidade a permanecer vigilante e a reconhecer os sinais que precedem a chegada de Deus. Essa exortação se fundamenta na profunda convicção de que a vinda de Jesus Cristo é certa, ainda que não aconteça em breve. Porém, enquanto tal momento não chega, é preciso estarmos preparados para esse grande evento, vivendo de acordo com os ensinamentos do Mestre e Senhor, pois ninguém sabe nem o dia nem a hora em que tudo isso sucederá. O verdadeiro discípulo está sempre atento e vigilante, preparado para acolher o Senhor.

III. PISTAS PARA REFLEXÃO

 

O tempo do Advento é um convite para estarmos vigilantes, preparados para acolher todas as oportunidades de salvação que Deus nos oferece continuamente. Sua vinda ao nosso encontro nos desafia a compartilhar algo com os irmãos e irmãs empobrecidos, renunciando à avareza e ao egoísmo.

As leituras nos apresentam algumas atitudes que impedem o ser humano de acolher o Senhor que vem. Fazem pensar naqueles que orientam toda a sua vida para a busca de satisfação pessoal e prazeres efêmeros, que vivem obcecados pelo trabalho desenfreado e fundamentam sua felicidade nos bens materiais. Ou, então, naqueles que desistem de lutar por uma vida mais digna, que vivem sem perspectiva de um futuro melhor. As leituras falam do adormecer, do acomodar-se, sem prestar atenção nas realidades mais essenciais. São uma advertência para toda gente que ignora os sofrimentos dos irmãos e irmãs, sob a justificativa de que as mazelas sociais são um problema das políticas públicas e que não somos responsáveis pelo sofrimento alheio.

Neste tempo de preparação para a celebração do nascimento do Senhor, a Igreja nos convida a recentrar nossa vida, focando no essencial, naquilo que é mais importante, reordenando nossas escolhas e prestando atenção nas oportunidades que o Senhor, no dia a dia, nos oferece como a melhor forma de nos preparar para sua vinda.

Ir. Dra. Izabel Patuzzo (IP)* Prof. Ms. Celso Loraschi (CL)** Ir. Dra. Zuleica Aparecida Silvano (ZAS)***

 

*da Congregação Missionárias da Imaculada, pime. Mestra em Aconselhamento Social pela South Australian University e em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Doutora em Teologia Bíblica pela PUC-SP.


**mestre em Teologia Dogmática, com concentração em Estudos Bíblicos, pela Faculdade Nossa Senhora da Assunção (SP),
é autor do roteiro do Evangelho de Todos os Fiéis Defuntos e do roteiro da festa da Dedicação da Basílica do Latrão.


***religiosa paulina, mestra em Ciências Bíblicas (Exegese) pelo Pontifício Instituto Bíblico (Roma) e doutora em Teologia Bíblica pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (Faje), é autora do roteiro da festa da Sagrada Família.

https://www.vidapastoral.com.br/roteiros/30-de-novembro-1o-domingo-do-advento-ano-a-ip/