1-SEJAM BEM-VINDOS AO SB SABENDO BEM DO 13.º DOMINGO DO TEMPO COMUM- ANO
A
1.1-Bem-vindos
Irmãs e Irmãos!
Queridos irmãos e irmãs, hoje
lembramos os apóstolos Pedro e Paulo, pilares da nossa fé, que com fidelidade
ao Evangelho nos mostram o caminho que todos os batizados devem trilhar.
Neste domingo, a liturgia ressalta a fecundidade
da missão de São Pedro e São Paulo, que foi resposta ao amor gratuito de Cristo
por cada um deles. Louvamos a Deus pelas obras evangelizadoras que realizaram.
Seguindo seus ensinamentos, podemos crescer como discípulos missionários, para
que as maravilhas de Deus continuem a manifestar-se na nossa vida e na nossa
missão. Também, neste dia, celebramos o Dia do Papa. Coloquemo-nos em profunda
comunhão com o Papa Leão, bispo de Roma e pastor de toda a Igreja Católica.
Irmãos e irmãs, hoje toda a Igreja,
triunfante e peregrina, une sua voz para louvar e bendizer o Senhor pela
vocação e pelo ministério dos dois grandes apóstolos, Pedro e Paulo.
Impulsionados por um mesmo e ardente amor por Cristo, eles, cada um a seu modo,
abraçaram o Evangelho e fizeram do Reino de Deus o sentido de suas vidas. Como
colunas da Igreja, fundaram comunidades sustentadas pela ação do Espírito
Santo. Cantemos louvores a Deus por tão grandes testemunhas da fé, e elevemos
nossas preces pelo Papa Leão, que hoje é o sucessor de Pedro e sinal de unidade
de toda a Igreja. (INTRODUÇÃO
DO FOLHETO POVO DE DEUS EM SÃO PAULO).
“Tu és Pedro, e sobre esta pedra
edificarei a minha igreja” (Mt. 16, 18). Pedro não é a rocha por mérito
próprio, mas por causa da fé que professou, afirmando que Jesus era o Messias,
o filho do Deus vivo. Assim, ele recebeu as chaves do Reino de Deus,
conferindo-lhe autoridade para pastorear e governar a Igreja, unindo o céu e a
terra. Somos convidados, assim, a renovar diariamente nossa profissão de fé em
Jesus, como Senhor de nossas vidas, e também a respeitar a Igreja fundada sobre
a fé apostólica. Rezemos de modo especial pela unidade da Igreja e,
principalmente, pelo Papa, sucessor de Pedro, para que governe o povo de Deus
com sabedoria. Cantando, iniciemos nossa celebração!
1.2-
Óbolo de São Pedro: um gesto de comunhão e apoio ao Papa na sua missão
universal
- O Óbolo de São Pedro é
uma oferta voluntária dos fiéis, que se une a muitas outras contribuições ao
redor do mundo, com o objetivo de sustentar as obras de caridade do Papa e suas
atividades pastorais, especialmente nas situações de maior urgência e necessidade.
- Mais do que uma doação
material, o Óbolo representa a participação ativa dos católicos na missão da
Igreja, promovendo a evangelização, a paz e a caridade. Segundo a Santa Sé,
essa iniciativa reforça o compromisso de cada fiel com a missão do Santo Padre
de anunciar o Evangelho e cuidar dos mais necessitados, onde quer que estejam.
- A principal ocasião
para participar do Óbolo de São Pedro é a coleta anual realizada nas igrejas no
dia 29 de junho ou no domingo mais próximo da Solenidade de São Pedro e São
Paulo. Neste momento, todos são convidados a rezar de maneira especial pelo
Papa e a realizar sua oferta durante a Missa em sua paróquia. No entanto, é
possível contribuir ao longo de todo o ano, por meio de diferentes formas: a)
Doações online com cartão de crédito, disponíveis no site oficial:
www.obolodisanpietro.va; b) Transferência bancária, ordem postal ou cheque, de
acordo com as possibilidades de cada fiel; c) Também é possível deixar um
legado ou testamento em favor do Santo Padre.
- Para mais informações
sobre essa forma de contribuição, os interessados podem entrar em contato com o
Escritório do Óbolo de São Pedro pelo telefone: +39 06 6988 4851. FONTE: https://www.cnbb.org.br/obolo-de-sao-pedroum-gesto-de-comunhao-e-apoio-ao-papa-na-suamissao-universal/
Nenhum comentário:
Postar um comentário