domingo, 9 de maio de 2021

Crise reduz poder de compra e muda perfil de consumo da classe média 

Renda disponível para consumo da classe C cai quase 10% em cinco anos e, ao mesmo tempo, gastos básicos pesam mais no bolso por conta do alto índice de inflação e crise econômica do país.

Por Patrícia Basilio

Renda disponível para consumo da classe C caiu quase 10% em cinco anos
Foto: Edson Chagas/ A Gazeta

classe média brasileira encolheu – e tem menos dinheiro para gastar. Nos últimos cinco anos, a renda disponível para consumo da classe C caiu quase 10%, passando de R$ 286 milhões para R$ 259 milhões, segundo levantamento realizado pela consultoria Tendências.

 

O orçamento mais apertado – além das restrições provocadas pela pandemia – levou a mudanças nos hábitos de consumo, que ficaram mais limitados e enxutos: roupas, carro zero, eletrodomésticos e até plano de saúde saíram do radar de muitas famílias de classe média no país.

Além da redução de renda, as famílias também sentiram no bolso a alta dos preços dos alimentos: o índice "Custo de Vida por Classes Sociais" de março aponta que a variação dos custos de alimentação das famílias da Região Metropolitana de São Paulo da classe C, em 12 meses, foi de 12,4%. Para as da classe A, foi de 9,34%, segundo dados da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) divulgados ao G1.

Gastos maiores, consumo menor

Com menos renda disponível e maior peso em gastos básicos, como alimentação e transporte, a grande parte da classe C tem de cortar despesas importantes, mas insustentáveis financeiramente diante do atual quadro econômico de inflação acima do teto da metadólar elevado, alto índice de desemprego e o chamado risco fiscal.

"Houve uma deterioração do poder de compra da classe média. Algumas famílias tiveram de fazer escolhas para pagar as contas, como reduzir a qualidade do plano de saúde, cortar o lazer e cancelar a TV por assinatura. Nem poupança elas estão conseguindo fazer mais", afirmou Guilherme Dietze, assessor econômico da FecomercioSP.

Na avaliação de Márcio Pochmann, professor de economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a pandemia aumentou a polarização entre a classe média alta e a classe média baixa — gerando um lacuna entre a classe média tradicional.

"Com investimento público, a gente poderia reaver parte do poder de compra que perdemos. O país deve recompor parte do setor produtivo das empresas. Desde 2015, não voltamos a crescer", analisou a economia, que já foi presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Isabela Tavares, economista da Tendências Consultoria, acrescenta que 88% da classe C é composta por trabalhadores — profissionais que foram duramente impactados pelo desemprego e pelo agravamento da pandemia em 2021.

No trimestre encerrado em janeiro, por exemplo, o desemprego no Brasil ficou em 14,2%, a maior taxa já registrada para o período desde o início da pesquisa, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

"Com a crise, a massa da classe C deve cair 2,7% em 2021, em relação a 2020. A classe média deve ter recuperação lenta porque todo esse quadro de pandemia deve atrasar a retomada do mercado de trabalho", avaliou a economista.

Impacto no consumo

Na hora reajustar os gastos, Isabela afirma que roupas, carro zero, alimentação fora do lar, viagens, entretenimento e eletrodomésticos acabam sendo eliminados dos gastos da "nova classe média".

De acordo com a Federação Nacional Distribuição Veículos Automotores (Fenabrave), a venda de veículos novos de 2008 para 2020 caiu 23% por conta da pandemia, passando de 2 milhões para 1,6 milhão em 2020. Do primeiro trimestre deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado, a retração é de 6,5% (confira gráfico abaixo).

Com o mercado de veículos novos em baixa e a economia sem previsão para retomada, a classe média está optando por carros usados e seminovos — quando essa aquisição ainda cabe no orçamento.

Fonte: https://g1.globo.com/economia/noticia/2021/04/24/crise-reduz-poder-de-compra-e-muda-perfil-de-consumo-da-classe-media.ghtml


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