domingo, 5 de julho de 2020

SANTO AGOSTINHO E A EDUCAÇÃO

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO DE SANTO AGOSTINHO

 


Por Rubem Queiroz Cobra (*)

 

Em capítulos de alguns de seus livros Santo Agostinho aborda temas filosóficos da educação e também recomenda um método pedagógico que acredita o mais eficaz para o ensino dos jovens.

 

No Sobre o mestre (De Magistro) e no seu Sobre a Doutrina Cristã (De doctrina christiana) encontramos o objetivo último que Santo Agostinho dá para a educação: voltar-se o Homem para Deus. Mas como os seres humanos são um mistério para si mesmos, Deus é entendido como inteiramente misterioso. Assim, a busca incessante de Deus é sempre uma busca de um objetivo inatingível pelo buscador. Ele considerava o ensino como mera preparação para a compreensão, e esta seria uma iluminação do "professor íntimo", que é Cristo. Ensinar, diz ele, é o maior de todos os atos de caridade.


Método pedagógico

 

Agostinho tinha farta experiência de ensino. Havia sido professor em Milão e Roma por vários anos e dedicado anos a especular sobre a origem do conhecimento e como atingir o verdadeiro saber. O método de Agostinho não é o socrático, que usa o diálogo como alguém que não sabe nada, e que procura descobrir a verdade caminhando junto com o aluno nesse sentido. Ao contrário, ele acreditava mais em transmitir o conhecimento para os alunos como aquele que sabe a verdade para os que não sabem nada. Assim, ele estabeleceu uma metodologia cristã, que influenciou estudiosos e educadores ao longo da história do Ocidente.

 

Ser professor nesse contexto era um ato de amor. Este amor era necessário, pois sabia das dificuldades de estudo, e a resistência ativa dos jovens para a aprendizagem. Ele também considerou o idioma um obstáculo para a aprendizagem, uma vez que a mente se move mais rápido do que as palavras que o professor pronuncia, e as palavras, por sua vez, não expressam adequadamente o que o professor pretende.

 

O professor, ao ensinar estudantes que têm alguma cultura, precisa começar por questioná-los sobre o que já sabem, a fim de não repetir o que já conhecem e sim levá-los com rapidez às matérias que ainda não tenham dominado. Ao ensinar o aluno superficialmente educado, o professor precisava insistir na diferença entre terem de memória as palavras e ter efetiva compreensão. Com relação ao aluno sem educação, Agostinho incentivou o professor a ser simples, clara, direta e paciente. Este tipo de ensinamento muita repetição necessária, e pode induzir o tédio no professor, mas Agostinho pensei que este tédio seria superado por uma simpatia com o aluno. Este tipo de simpatia induz alegria no professor e alegria no aluno.

 

De um modo geral o ensino deve ser feito no que Agostinho chamou o "método moderado". Esse estilo de ensino exige que o professor não sobrecarregue o aluno com muito material, mas aborde um tema de cada vez, para revelar ao aluno o que está escondido nele, para resolver dificuldades, e antecipar outras questões que possam surgir. Considera importante até mesmo o modo de falar do professor, que deve ter em ritmo equilibrado, usando frases bem elaboradas em equilíbrio com frases simples, com o propósito de encantar os alunos e atraí-los para a beleza do material.

 

Agostinho influenciou diretamente o estadista e escritor romano Flavius Magnus Aurelius Cassiodorus (c. 490-c.583), que propôs o aprendizado progressivo a partir da leitura e interpretação dos salmos, conjuntamente com o ensino profano das artes liberais, buscando, como Santo Agostinho, criar no estudante uma mentalidade aberta e inteligente, e somente após, quando o aluno tivesse o intelecto treinado para um melhor entendimento, o ensino das matérias mais complexas.

 

O intelectual e mestre anglo-saxão Alcuin (735-804), um eminente educador, sábio e teólogo, não utilizou, no século VIII, as obras de Agostinho sobre o ensino cristão como livros didáticos. Também o humanismo cristão de Erasmo, erudito holandês do século XVI pode ser entendido como uma extensão da obra de Agostinho.

(*) Rubem Queiroz Cobra é Doutor em Geologia e bacharel em Filosofia.

Fontes: Cobra, Rubem Q. - Filosofia da Educação: Santo Agostinho. Site www.cobra.pages.nom.br, INTERNET, Brasília, 2011

Fonte: http://www.cobra.pages.nom.br/ecp-santagostinho.html




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