domingo, 6 de setembro de 2020

INTRODUÇÃO GERAL À BÍBLIA

Você sabia que a Bíblia é o livro mais traduzido, vendido e lido no mundo inteiro? Descubra os passos iniciais para começar a estudar este precioso livro sagrado.

1) Qual o significado da palavra “Bíblia”?

A palavra “Bíblia” é de origem grega e quer dizer “LIVROS”. São, ao todo, 66 livros: 39 no Antigo Testamento e 27 no Novo Testamento.

 

2) Quem é o autor da Bíblia?

O autor da Bíblia é Deus. Não foi Ele, porém, quem a escreveu. Essa tarefa coube aos homens e mulheres que, movidos pelo Espírito Santo, foram aos poucos escrevendo tudo o que a eles era inspirado que escrevessem.

 

3) Os autores humanos da BÍBLIA apenas “copiaram” o que Deus “ditou” a eles?

Não, os autores humanos da Bíblia receberam a inspiração de Deus e usaram das próprias palavras – e dos próprios conhecimentos – para redigir os textos inspirados. Foram cerca de 40 autores que escreveram os livros da Bíblia ao longo do tempo.

 

4) Como a Bíblia foi escrita?

A BÍBLIA foi composta “A DUAS MÃOS”: por Deus, que a inspirou, e pelos Seus servos, profetas, que a escreveram. Não sabemos quantos são os autores humanos da Bíblia, mas sabemos que são muitos. Daí afirmarmos que a Bíblia foi escrita em “mutirão”.

 

5) Quando a Bíblia foi escrita?

A Bíblia foi escrita entre o ano 1500 antes de Cristo e o ano 100 depois de Cristo, aproximadamente. Ou seja, ela levou cerca de 1600 anos para ficar pronta.

 

6) Onde foi escrito o Antigo Testamento?

O Antigo Testamento foi escrito na Palestina (a terra de Jesus), na Babilônia (onde o povo judeu, num determinado momento de sua história, esteve exilado) e no Egito (para onde muitos judeus foram depois do cativeiro na Babilônia).

 

7) Onde foi escrito o Novo Testamento?

Os livros do Novo Testamento foram escritos na Palestina (a terra de Jesus), na Síria, na Ásia Menor, na Grécia e na Itália (lugares estes onde haviam sido fundadas comunidades cristãs).

 

8) Em que línguas foram escritas a Bíblia?

A Bíblia foi escrita em HEBRAICO, ARAMAICO e GREGO.

 

9) Quantas traduções existem da Bíblia?

A Bíblia já foi traduzida para aproximadamente DOIS MIL IDIOMAS. As cópias mais antigas estão na Biblioteca do Vaticano, no Museu Britânico (Londres, Inglaterra) e no Museu de Jerusalém (Israel).

 

10) No que foi escrita a Bíblia?

Os livros da Bíblia foram escritos em CERÂMICA (tijolos de argila), PAPIRO (tiras de papel feitas a partir da árvore de papiro, originária do Egito) e PERGAMINHO (couro curtido e preparado de carneiro, chamado de pergaminho por ter sido usado pela primeira vez na cidade de Pérgamo, 200 anos antes de Cristo).

 

11) Quem dividiu a Bíblia em capítulos e versículos?

A divisão dos livros da Bíblia em capítulos é da autoria do inglês Estêvão Langton, arcebispo de Cantuária, e foi realizada no ano de 1214. Já a divisão dos capítulos em versículos foi feita, em definitivo, em 1551, pelo tipógrafo Roberto Stefano. Uma curiosidade: a Bíblia tem 1.328 capítulos e 40.030 versículos.

 

12) Quais são as duas grandes partes da Bíblia?

A Bíblia está dividida em duas grandes partes; ANTIGO TESTAMENTO e NOVO TESTAMENTO. O Antigo Testamento começa com o livro de Gênesis e termina com o livro de Malaquias, e o Novo Testamento vai do Evangelho escrito por São Mateus até o livro do Apocalipse de São João.

 

13) Como está dividido o Antigo Testamento?

O Antigo Testamento está assim subdividido: PENTATEUCO (os cinco primeiros livros, do Gênesis ao Deuteronômio; livros HISTÓRICOS; livros POÉTICOS ou SAPIENCIAIS e, livros PROFÉTICOS.

 

14) Como está dividido o Novo Testamento?

O Novo Testamento apresenta a seguinte subdivisão: livros HISTÓRICOS (os 4 Evangelhos mais o livro dos Atos dos apóstolos); CARTAS DOS APÓSTOLOS (21 cartas, de Romanos a Judas) e, livro PROFÉTICO (apenas um, o Apocalipse, o último livro da Bíblia).

 

15) O que são os livros APÓCRIFOS?

Os apócrifos são livros que não foram escritos sob inspiração de Deus e, por isso, não pertencem ao cânon da Bíblia.

 

16) Quantos livros tem a Bíblia Protestante?

A Bíblia Protestante tem 66 livros, 7 a menos que a Bíblia Católica. Os livros de Baruc, Tobias, Judite, Sabedoria, Eclesiástico, 1º e 2º Macabeus e acréscimos aos livros de Ester e Daniel fazem parte da Bíblia Católica mas não da Bíblia Protestante. Razões teológicas e históricas levaram os judeus – e depois os protestantes – a considerar esses livros como livros apócrifos.

 

17) É certo brigar com pessoas de outras religiões por causa da Bíblia?
Não, não é certo. A Bíblia é instrumento de aproximação e união, e não arma de agressão.

 

18) Quem é o centro da Bíblia?

O centro da Bíblia é Jesus. Tudo nela aponta para o Filho de Deus feito homem. O Antigo Testamento prepara a sua vinda; o Novo Testamento a realiza e indica Sua volta e o começo da vida eterna.

 

19) Quem pode interpretar a Bíblia?

O Espírito Santo é quem ajuda o leitor nessa interpretação. Por esta razão, é necessário orar antes de ler a Bíblia e pedir que o Espírito Santo ilumine a mente para que se possa compreender e aplicar corretamente os seus ensinos no viver diário. O cristão que estuda a Bíblia diariamente e que a utiliza como sua própria intérprete, mediante a ação do Espírito Santo, será capaz de compreendê-la corretamente. Ao participar dos cultos de sua igreja vai, com o tempo, entendendo o sentido e o significado dos ensinamentos da Palavra de Deus; assim ele aprende a interpretar a Bíblia.

 

20) É bom e aconselhável decorar trechos da Bíblia?

Sim, é bom memorizar ou decorar trechos da Bíblia, pois facilita a prática dos mesmos em nossa vida.

 

21) Com que atitude deve-se ler a Bíblia?

A Bíblia deve ser lida com humildade de coração. É aos pequenos e simples que Deus revela a sua sabedoria. Portanto as Escrituras devem ser lidas como a Palavra de Deus.

 

22) Como procurar e encontrar uma citação bíblica?

As citações bíblicas têm sempre a seguinte ordem: Título do Livro (abreviado), Capítulo e Versículo.


Exemplo: Jo 10,10. Esta citação lê-se assim: Evangelho de São João, capítulo dez, versículo dez.

 

A vírgula ( , ) indica um pulo entre os versículos. Neste caso, lê-se o número que vem antes e depois do ponto.


O traço ( – ) indica que devemos ler de um versículo até o outro.
Exemplo: Jo 17,20-26 = Evangelho de São João, capítulo dezessete, versículos de vinte a vinte e seis. O traço pode também indicar uma sequência de capítulos.
Exemplo: Jo 17,20-18,12 = Evangelho de São João, do capítulo dezessete, versículo vinte, até o capítulo dezoito, versículo doze.

 

O ponto e a vírgula ( ; ) separam uma citação de outra, ou um livro de outro livro.
Exemplo: Jo 1,5; 16,14 = lê-se o versículo cinco do capítulo um e o versículo quatorze do capítulo dezesseis.

 

Outro exemplo: Jo 1,5; Mt 1,22: neste caso, deve-se procurar as duas citações pedidas, uma no Evangelho de São João e a outra no Evangelho de São Mateus.

Às vezes encontramos um a, ou b, ou ainda um c depois da citação do versículo.
Exemplo: Jo 1,18a = lê-se a primeira parte do versículo dezoito. Quando a letra que vem logo após a citação do versículo é a b, deve-se ler a segunda parte desse versículo e, quando é a letra c, lê-se a terceira parte do versículo. Isso acontece porque um versículo pode ser formado por uma, duas ou até três frases.

 

Quando o livro tem um só capítulo, omite-se a indicação do capítulo, e cita-se só o versículo.


Exemplo: Jd 3 = Carta de São Judas, versículo três. Quando o livro tem mais de um capítulo, o número que vem logo após a indicação do livro é a do capítulo.
Exemplo: Jo 2 = deve-se ler todo o capítulo dois do Evangelho de São João.

Fonte: https://biblia.com.br/perguntas-biblicas/introducao-geral-a-biblia/

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário