sexta-feira, 29 de agosto de 2025

xi- SANTOS DA SEMANA DE 01 A 07 DE SETEMBR

 

xi-        SANTOS DA SEMANA DE  01 A 07 DE SETEMBRO

 

 

Santo do dia 01 de Setembro

Santo Egídio (Gilles), abade (†séc. VI/VII). Deu o nome à cidade de Saint-Gilles-du-Gard, França, onde construiu um mosteiro do qual foi abade.

Santo do dia 02 de Setembro

Beata Ingrid Elofsdotter, viúva (†1282). Após a morte do marido, empregou todos os seus bens em obras de caridade e recebeu o hábito dominicano em Skänninge (Suécia).

Santo do dia 03 de Setembro

São Gregório Magno, Papa e Doutor da Igreja (†604). Beato Bartolomeu Gutiérrez, presbítero, e companheiros, mártires (†1632). Sacerdote da Ordem dos Eremitas de Santo Agostinho, martirizado com mais cinco companheiros, em Nagasaki, Japão.

Santo do dia 04 de Setembro

Santa Rosália, virgem (†séc. XII). Sendo muito jovem foi viver como eremita no Monte Pellegrino, próximo a Palermo, Itália, abandonando sua vida abastada.

Santo do dia 05 de Setembro

Beato Florêncio Dumontet de Cardaillac, presbítero e mártir (†1794). Vigário Geral da Diocese de Limoges, foi preso num sórdido navio em Rochefort durante a Revolução Francesa. Morreu vítima da sua caridade e zelo em assistir os outros prisioneiros doentes.

Santo do dia 6 de Setembro

São Zacarias, Profeta. Predisse o fim do exílio na Babilônia e anunciou a entrada do Rei da Paz em Jerusalém (cf. Zc 9, 9).

Santo do dia 07 de Setembro

Beata Eugênia Picco, virgem (†1921). Religiosa da Congregação das Filhas dos Sagrados Corações de Jesus e de Maria que, após ser professora e mestra de noviças, foi escolhida superiora geral. Morreu de tuberculose óssea em Parma, Itália.

https://www.xl1.com.br/santo-do-dia/santos-do-mes-de-setembro/

 

 

SANTOS AGOSTINIANOS

04 de Setembro

Nossa Sra. Mãe da Consolação, Padroeira da Ordem   

 

A bem-aventurada Virgem Maria é venerada como Mãe da Consolação, porque através dela “Deus mandou ao mundo o Consolador”, Cristo Jesus. A participação nas dores da paixão de seu Filho e nas alegrias de sua ressurreição a põem em condição de consolar a seus filhos em qualquer aflição que se encontrem. Depois da ascensão de Jesus Cristo, em união com os Apóstolos, implorou com ardor e esperou com confiança o Espírito Consolador. Agora, elevada ao céu, “brilha ante o povo peregrino de Deus como sinal de segura esperança e consolação”. (LG 69). 
Desde o século XVII, “Mãe da Consolação” ou “Mãe da Correia” é o título principal com que a Ordem agostiniana honra a Virgem. Em 1439, obteve a faculdade de erigir para os leigos a “confraria da cintura”. Uma antiga lenda, nascida no seio da Ordem, narrava que a Virgem tinha aparecido a Santa Mônica, afligida pela sorte de Agostinho, consolando-a e dando-lhe uma correia, a mesma com que depois se cingiriam Agostinho e seus frades. De ordinário, a iconografia representa a Virgem e o menino no ato de entregar correias, respectivamente, à Santa Mônica e a Santo Agostinho. Em 1945, surgiu na Igreja agostiniana de Bolonha a confraria de “Santa Maria da Consolação”. Em 1575, ambas as confrarias se fundiram em uma única arquiconfraria da Correia, a que os papas enriqueceram com abundância de indulgências. 
A proteção da Mãe da Consolação nos dá serenidade e consolo nas provas para que, também nós, possamos consolar a nossos irmãos

 

https://psarj.com.br/santosagostinianos

 

 

 

 

xii- refletindo com lindolivo soares moura – voltará no próximo domingo, em setembro

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário