sexta-feira, 5 de setembro de 2025

II- SB SABENDO BEM - PRA COMEÇO DE CONVERSA...

 

II- SB SABENDO BEM   DO XXIII DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO C>  LITURGIA, SETEMBRO, MÊS DA BÍBLIA, CONSCIENTIZAÇÃO DESTE MÊS,ANIVERSARIANTES DO MÊS E HOJE, DATA DA INDPENDÊNCIA DO BRASIL

2.1- OLÁ! PRA COMEÇO DE CONVERSA...

a) Liturgia deste Domingo

Caríssimos irmãos e irmãs, sejam bem-vindos para este encontro com Senhor. Jesus nos convida a segui-lo, não sem antes nos alertar sobre as exigências desta proposta. Que respondamos com generosidade o seu chamado

Durante este mês, a comunidade cristã é convidada a aprofundar sua relação com a Bíblia. Neste ano, seremos motivados pela Carta de São Paulo aos Romanos que retoma o lema do Jubileu: "A esperança não decepciona" (Rm 5,5). Reconheçamos a Bíblia Sagrada como fonte de vida, sabedoria e orientação espiritual. Estejamos em comunhão com todos aqueles que articulam e participam do Grito dos Excluídos e Excluídas que neste dia completa 30 anos. O desejo desta ação é que a vida esteja em primeiro lugar, seja valorizada e protegida, e todas as formas de exclusão sejam denunciadas e abolidas.

Irmãos e irmãs, no Dia do Senhor, nós, os cristãos, nos reunimos em torno do altar para bendizer a Deus por tantas maravilhas que Ele realiza em favor de cada um de nós e de sua Igreja. Fazemos isso, unidos a Cristo Jesus que, em cada Eucaristia, se oferece por nós todos e que nos deixou o mandamento de celebrar a Ceia em sua memória, nos fazendo participar do mistério de sua Páscoa.

b) Parabéns a todos aniversariantes de setembro!

 03- Mar-a  Celita Bonaadiman  e Frei José Lorenzo;04- Adilson e Isabel(Belinha) 06 Sérgio Bonadiman;

 08- Marino Junior Merenda; 14- Bruna Bonadiman; 17- Maria L. Fernanddes.Feliz aniversário a todos os leitores e leitoras deste Blog SB Sabendo Bem! E hoje Parabéns aos verdadeiros Patriotas do Brasi!

2.2- SETEMBRO- MÊS DA BÍBLIA

Neste ano, a CNBB escolheu a Carta aos Romanos como livro bíblico para ser aprofundado no mês de setembro, dedicado a maior proximidade com a Palavra de Deus.

O texto-base para o Mês da Bíblia de 2025 está focado na Carta aos Romanos com o lema “A esperança não decepciona” (Rm 5,5), relacionando-se com o Jubileu da Encarnação de 2025, convocado pelo Papa Francisco.

Segundo a comissão, o material “é essencial para todos os membros da comunidade que se dedicam a revitalizar o Mês da Bíblia, uma iniciativa única do Brasil, onde a comunidade se une em torno da Palavra para mergulhar em sua sabedoria e discernir os caminhos da missão com a criatividade do Espírito Santo”.

Também está disponível na Edições CNBB o livro com encontros bíblicos. O material contém roteiros acessíveis e dinâmicos para proporcionar uma experiência de fé comunitária, “fortalecendo a vivência cristã e renovando a esperança em Cristo”. Esse material pode ser utilizado pelas paróquias, famílias e grupos de estudo.

https://www.cnbb.org.br/subsidio-mes-da-biblia-2025-congresso-animacao-biblica-da-pastoral/

2.3- CONSCIENTIZAÇÃO NO MÊS DE SETEMBRO

O mês de setembro é marcado por campanhas relacionadas à área da saúde, como a valorização da vida (Setembro Amarelo),  doação de órgãos (Setembro Verde) e doenças cardiovasculares (Setembro Vermelho). Essas campanhas têm como objetivo ampliar o conhecimento da população sobre determinadas doenças, desconstruindo mitos, derrubando preconceitos e auxiliando no diagnóstico precoce. 

A cor da campanha

O acesso à informação é uma ferramenta essencial quando se trata de qualquer enfermidade. Os alertas de saúde, identificados por cores, surgiram com o propósito de conscientizar a população sobre o perigo de certas doenças e incentivar a prevenção e o tratamento dessas condições. A cor utilizada em cada campanha é uma forma de divulgar e fixar a mensagem na mente das pessoas. Todas essas iniciativas mensais servem de alerta tanto para a prevenção de doenças quanto para a promoção de debates, conscientização, educação do público e troca de experiências, refletindo no cuidado com a saúde no cotidiano da população.

Setembro Amarelo

O Setembro Amarelo é uma campanha de valorização da vida, com foco na prevenção ao suicídio. De âmbito internacional, a campanha ganhou notoriedade no Brasil em 2013. O dia 10 de setembro é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas as ações se estendem ao longo de todo o mês e, em alguns casos, durante o ano. Atualmente, o Setembro Amarelo® é a maior campanha antisstigma do mundo. O lema deste ano é “Se precisar, peça ajuda!”.

A Assembleia Legislativa de Sergipe adere à campanha há seis anos, em consonância com a Lei nº 8.253, de 2017, de autoria da ex-deputada estadual Ana Lúcia. A  lei determina que, nos últimos 15 dias de setembro, os órgãos de saúde promovam ações para alertar a população sobre a realidade do suicídio no Brasil e no mundo, além de formas de prevenção.

Setembro Verde

A campanha Setembro Verde visa conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos, utilizando meios diversos, incluindo a iluminação de prédios públicos. Em 2020, a Assembleia Legislativa de Sergipe aprovou a Lei nº 8.753de 22 de setembro, que institui a “Semana Estadual de Mobilização de Doadores e de Incentivo à Doação de Órgãos”, realizada anualmente na primeira semana de setembro.

Setembro Vermelho

O Setembro Vermelho foi escolhido como o ‘Mês do Coração’, uma vez que o dia 29 de setembro é celebrado como o Dia Mundial do Coração. A iniciativa foi criada em 2000 pela Federação Mundial do Coração, com apoio das Nações Unidas, para destacar a importância dos cuidados com o coração na saúde geral e chamar a atenção da população para a prevenção das doenças cardiovasculares (DCVs), que são a principal causa de morte no Brasil.

 https://al.se.leg.br/setembro-de-conscientizacao-amarelo-verde-e-vermelho-em-defesa-da-saude/

2.4- A SOBEERANIA PARA UM PAÍS

soberania para um país refere-se à autoridade suprema que um Estado exerce sobre seu território e população, incluindo o poder de legislar, governar e administrar sem a interferência de outros países. Isso implica que a soberania é um princípio fundamental que garante a independência e a autonomia do Estado, permitindo-lhe tomar decisões políticas, jurídicas e econômicas de forma autônoma. A soberania pode ser entendida em diferentes níveis, como a soberania nacional, que se refere ao controle total de um Estado sobre seu território, e a soberania popular, que dá ao povo o controle sobre a estruturação do Estado. 

https://www.bing.com/search?q=O+QUE+SGNIFICA+A+SOBERANIA+PARA+UM+PA%C3%8DS&pc=GD01&form=GDAVST&ptag=3507

Nenhum comentário:

Postar um comentário