DOMINGO, 06 DE JUNHO DE 2021
“Quem faz a vontade de Deus,
esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe” (Mc 3,35).
10º DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO B
OLÁ: PRA COMEÇO DE CONVERSA...
Estamos retomando, irmãos e irmãs, o Tempo Comum da liturgia. A cada domingo somos convidados a fazer a experiência de intimidade com o Senhor, como os primeiros discípulos. A palavra de Jesus é sempre viva. Ela ilumina nossa consciência e nos pede uma adesão, cada vez mais firme e concreta, à proposta do Reino de Deus. Ao fazermos o caminho com Jesus, vamos nos configurando à sua vontade, e podemos ser chamados seus irmãos e irmãs. Essa é a nossa dignidade e alegria!
A liturgia deste décimo domingo do tempo comum, do ano litúrgico B, nos faz uma pergunta provocante: Como ser a família de Deus? Como fazer parte da família de Deus diante do projeto que Deus tem para cada um de nós. Somos confrontados, diariamente, com a dialética do bem versus o mal. Deus manifesta-nos o seu amor em seu Filho, Nosso Senhor Jesus cristo, que dialoga com os homens e as mulheres.
Um dos mistérios que mais questiona os nossos contemporâneos é o mistério do mal. Fica uma pergunta: Esse mal que vemos, todos os dias, tornar sombria e deprimente essa “casa” que é o mundo, vem de Deus, ou vem do homem? A Palavra de Deus responde: o mal nunca vem de Deus. Deus criou-nos para a vida e para a felicidade e deu-nos todas as condições para imprimirmos à nossa existência uma dinâmica de vida, de felicidade, de realização plena. O mal resulta das nossas escolhas erradas, do nosso orgulho, do nosso egoísmo e auto-suficiência. Quando o homem escolhe viver orgulhosamente só, ignorando as propostas de Deus e prescindindo do amor, constrói cidades de egoísmo, de injustiça, de prepotência, de sofrimento, de pecado. Fica claro, na primeira leitura, que prescindir de Deus e caminhar longe d’Ele, leva o homem ao confronto e à hostilidade com os outros homens e mulheres. Nasce, então, a injustiça, a exploração, a violência. Os outros homens e mulheres deixam de ser irmãos, para passarem a ser ameaças ao próprio bem-estar, à própria segurança, aos próprios interesses. Prescindir de Deus e dos seus caminhos significa construir uma história de inimizade com o resto da criação. A natureza deixa de ser, então, a casa comum que Deus ofereceu a todos os homens como espaço de vida e de felicidade, para se tornar algo que eu uso e exploro em meu proveito próprio, sem considerar a sua dignidade, beleza e grandeza.
No Evangelho de hoje Jesus anuncia o Evangelho, começa a pregar o Evangelho na cidade de Cafarnaum. Há sérias oposições à pregação de Jesus e ao Reino que ele prega. Jesus se “auto revela”. Jesus prega numa casa, onde estão sentados e instalados os parentes e os mestres da Lei, como se fosse uma Assembléia.
São três diálogos: dois com seus familiares, no princípio e no fim, e outro com os Escribas. Os familiares de Jesus querem leva-lo de Cafarnaum para Nazaré, considerado por eles de louco ou herético, que deveria voltar ao caminho autêntico de judeu.
O Evangelho de hoje apresenta três diálogos de Jesus: dois com os seus familiares, no princípio e no fim, outro com os escribas, no meio. Fitemo-nos, por fim, pelos familiares de Jesus. Diz-se que vão a Cafarnaum para levar Jesus desta casa onde está para a sua casa em Nazaré. Muitas são as razões: muito tempo fora da família, notícias contraditórias sobre a sua atividade, mensagem em contraste com a doutrina oficial dos escribas e fariseus, contato com os pecadores de quem é amigo, não seguimento da tradição dos antigos nem respeito pelo sábado; enfim, Jesus é considerado louco e herético. A intenção principal é reconduzi-lo ao caminho reto de um autêntico judeu. Há os que ficam de fora e os que estão dentro. Imagem atualíssima para nós hoje. Podemos andar por fora, arredios, ficar à porta, até nos chamarmos “católicos não praticantes”. Que significa isso? Faz sentido? Ou se é ou não se é. Aí está de novo a radicalidade da opção por Jesus. Ou ficamos fora, ou estamos dentro da casa, unidos a Jesus, a escutá-l’O e a segui-l’O com todo o nosso ser, com todo o nosso coração.
02- Dia do Sagrado Coração de Jesus: 11/06
O Dia do Sagrado Coração de Jesus é uma data
móvel que se comemora na segunda sexta-feira após o Corpo de Cristo, sendo uma das
três solenidades do Tempo Comum.
Esta devoção terá sido pedida pelo próprio Jesus Cristo, por intermédio de aparições a Santa Margarida Maria Alacoque, no século XVII.
A Solenidade do Sagrado Coração de Jesus nos conduz ao centro da fé cristã, iluminando-a na Teologia do Amor oblativo de Jesus Cristo, cujo lado aberto de Jesus, na Cruz, é o símbolo mais eloqüente. Uma celebração para acolher o convite do Evangelho: olhar para aquele que transpassaram e perceber ali o motivo central da vontade divina: tanto amou a humanidade, a ponto de enviar seu Filho para salvá-la.
Oração ao Sagrado Coração de Jesus
https://www.calendarr.com/portugal/dia-do-sagrado-coracao-de-jesus/
03- IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA: 12/06
CONSAGRAÇÃO
(Antes de iniciar, pedir
a graça que necessita.)
Ó Maria Santíssima, Mãe de Deus e nossa Mãe, agraciada do
Pai, plena de beleza e virtudes. Confiante em vossa maternal bondade e cheio do
desejo de crescer como discípulo de Cristo Senhor, venho ofertar-me inteiramente
ao vosso Imaculado Coração, fonte inesgotável do mais puro amor. Consagro-vos, ó
Senhora, todo meu entendimento, todo meu coração, toda minha vida, minha saúde,
família, amigos e emprego. Dissipai, Senhora, por vossa Imaculada Conceição, toda
maldade, egoísmo, fechamento do meu coração, para que sempre vos ofereça o amor
que mereceis. Concedei-me, Virgem prudentíssima, a Graça de que necessito para que
jamais, vítima de minhas fraquezas, seja afastado da presença de Jesus Cristo, vosso
amado Filho. A quem por vossas preces e méritos me confio. Acolhei-me e defendei-me,
doce e amável coração, agora e na hora da morte. Amém. D. Imaculado Coração de Maria.
Todos: Sede o nosso refúgio. Amém.
04- MÊS DE JUNHO
- Vermelho: O laço vermelho do sexto
mês do ano é indicativo para a importância de doar sangue. Isso se deve ao dia 14/06,
o "Dia Mundial do Doador de Sangue". Junho ainda se colore de Laranja
para a conscientizar sobre a anemia e leucemia.
EIS O SB SABENDO BEM DESTE 10.º DOMINGO DO TEMPO COMUM E DESTA SEMANA:
01- PRA
COMEÇO DE CONVERSA: - LITURGIA DO 10.º DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO B- DIA DO SAGRADO
CORAÇÃO DE JESUS (11/06) E ORAÇÃO AO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS – CONSAGRAÇÃO AO IMACULADO
CORAÇÃO DE MARIA – MÊS DE JUNHO;
02- LEITURAS
DO 10.º D.T.C. ANO B
03-LITURGIA
DA SEMANA E DATAS COMEMORATIVAS;
04- REFLEXÃO
DOMINICAL I: FAZER A VONTADE DE DEUS;
05- REFLEXÃO
DOMINICAL II: UM JEITO DESCONCERTANTE;
06- LITURGIA
DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS: LEITURAS E REFLEXÃO;
07- ATUALIDADE:
5 RAZÕES PARA OS AMBIENTALISTAS USAREM OS PRINCÍPIOS CATÓLICOS;
08- ESTILO
DE VIDA: O SENTIDO DO SOFRIMENTO PARA O CRISTÃO;
09- COMUNHÃO
ESPIRITUAL EM TEMPOS DE PANDEMIA: COMO FAZER A COMUNHÃO ESPIRITUAL E QUAL O VALOR
DESSA FORMA DE RECEBER JESUS: - ORAÇÃO PARA A COMUNHÃO ESPIRITUAL (PAPA FRANCISCO);
10- FORMAÇÃO
- RELACIONAMENTO SAUDÁVEL: 10 DIAS PARA UM BOM NAMORO;
11- SANTO
AGOSTINHO E A EUCARISTIA;
12- PENSE NISSO: LEIA AS MANCHETES ABAIXO E PENSE SOBRE ALGUMAS COISAS QUE ESTÃO ACONTECENDO...
DESEJO
A TODOS UMA ÓTIMA REFLEXÃO!
Caro(a) Leitor(a) amigo(a):
O meu abraço fraterno e uma ótima semana a todos!
ACESSE SEMPRE O BLOG: sbsabendobem.blogspot.com e divulgue aos seus amigos, conhecidos e contatos nas redes sociais. Comente, faça sugestões. Agradeço!
Escreva para: bonadimansergio@gmail.com
# USO MÁSCARA PORQUE AMO A VIDA!
ALERTA PARA A ANEMIA E LEUCEMIA: DOE SANGUE!
Nenhum comentário:
Postar um comentário