domingo, 27 de junho de 2021

SEJA BEM-VINDO!

DOMINGO, 27 DE JUNHO DE 2021

“NÃO TENHAS MEDO. BASTA TER FÉ” (Mc 5,36b)

13º DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO B

OLÁ: PRA COMEÇO DE CONVERSA...

LITURGIA DO 13.º DOMINGO DO TEMPO COMUM

Celebramos, neste Domingo, o amor e a dedicação divina em favor da vida humana. Deus não é o autor e, muito menos, a fonte da morte, porque de Deus só nasce a vida.

O esforço divino em favor da vida humana é demonstrado na atitude de Jesus recuperando a vida. Uma celebração que nos convida a ficar do lado da vida, imitando a "generosidade de Jesus Cristo", socorrendo pela partilha do pão a vida aqueles irmãos e irmãs que passam fome e são ameaçados pela morte.

Deus não quer a morte da vida humana, Deus não nos criou para morrer, mas para sermos imortais. Por isso, na pessoa de Jesus Cristo, ele passa entre nós, estanca as feridas de morte e ressuscita a vida onde a morte colocou suas garras. Nosso compromisso a favor da vida acontece pela partilha e esmola fraterna.

De onde vem a morte?

Se Deus é o autor da vida e se viemos de Deus, que é a fonte da vida, por que existe a morte? Outra pergunta provocadora: será que Deus nos criou para morrer e sermos destinados a nos decompor num buraco cavado na terra? Qual o sentido de uma vida se tudo termina na morte? São provocações, mas também são temas que alimentaram e alimentam a reflexão de Teólogos, Filósofos, místicos... Hoje, nós somos os interrogados e os interrogadores: Deus criou a morte?

Deus não é o autor da morte

A reposta encontra-se na 1ª leitura. O autor inicia a sua descrição com uma afirmação: “Deus não fez a morte!” Depois continua explicando que Deus não quer a morte, Deus não sente prazer com a morte. Esta é a nossa fé quando refletimos sobre a morte. Neste tempo de pandemia, no qual convivemos com a morte e sendo ameaçados pela morte tão de perto, pode ser que colocamos a pergunta: por que Deus permite a morte? O autor da 1ª leitura diz que o veneno da morte foi introduzido no mundo pelo diabo. Todos aqueles que semeiam a morte, portanto, estão do lado do diabo porque continuam semeando o veneno da morte. Estruturas e políticas públicas que provocam mortes são semeadoras do veneno da morte entregue pelo diabo. Como Deus age? A resposta está no Evangelho, em Jesus passando na cidade e libertando quem está ameaçado pela morte. A hemorragia da mulher é sinal de uma vida ameaçada pela morte. Jesus estanca a hemorragia para que mulher pudesse viver. Jesus passa semeando a vida. O seu ponto de chegada é uma menina morta de 12 anos de idade. Jesus a ressuscita porque Deus não quer a morte. O milagre de Jesus comprova o que dizia a 1ª leitura e confirma que fomos criados para a imortalidade.

Discípulos e discípulas a favor da vida

O que foi escrito no Evangelho não tem a finalidade de nos impressionar e nos deixar parados na admiração. Tem a finalidade de provocar uma reação existencial em nós a favor da vida. Lá onde a vida está sendo ameaçada pela morte, ali somos chamados a reagir, como fez Jesus: estancar a causa da morte e permitir que a vida flua. A 2ª leitura relata a iniciativa de uma coleta de dinheiro e alimentos feita por São Paulo para socorrer algumas comunidades cristãs que passavam por uma carestia. Pessoas não tinham o que comer e, por isso, estavam sendo ameaçadas pela morte; podiam morrer de fome. Paulo reage com uma campanha de alimentos. Estamos na mesma situação daquelas comunidades. Ao redor de nós, não muito longe de nós, aqui mesmo na comunidade, a pandemia e a crise econômica produziram fome e ameaça da morte. Podemos testemunhar nossa fé em Jesus Cristo fazendo o que fez Paulo: mobilizando-nos para partilhar nosso pão com quem passa fome e impedir que a morte ceife vidas.

2. ALGUMAS NOTÍCIAS DE SP, DO BRASIL E DA IGREJA NESTE FINAL DE MÊS DE JUNHO


Ø  O Governador de São Paulo João Dória confirma pré-candidatura à Presidência do Brasil.

Ø  Butantã detecta 19 variantes de coronavírus.
Ø  SP amplia a retomada das aulas presenciais. Escolas poderão ter mais alunos a partir de agosto.
Ø  Recorde de Vacinação: no dia 17 de junho foram vacinados no Brasil mais de dois milhões de pessoas num só dia.
Ø  SP supera a marca de 20 milhões de doses já aplicadas.
Ø  Vacinação evitou morte de 43 mil idosos no Brasil.
Ø  Brasil recebeu primeiro lote de vacinas da Pfizer pelo Covax.
Ø  BRASIL REGISTROU PIOR ALTA NA MÉDIA MÓVEL DE CASOS DESDE MARÇO: O País contabilizou 502.817 óbitos e 17.969.806 casos, segundo balanço do consórcio de veículos de imprensa com dados das secretarias de Saúde. São em média 73.564 casos por dia, alta de 25%. No pior momento da pandemia, contágio estava 77 mil casos diários. (Dados de 21/06/2021).

Número de vacinados no Brasil (21/06/2021): Levantamento junto a secretarias de Saúde aponta que 63.187.356 pessoas tomaram a primeira dose e 24.280.894 a segunda, chegando a 87.468.250 milhões de doses aplicadas, segundo dados do consórcio de veículos de imprensa que divulga diariamente os dados de imunização no país.

https://g1.globo.com/bemestar/vacina/noticia/2021/06/20/brasil-aplicou-874-milhoes-de-doses-de-vacina-contra-covid-19.ghtml


Ø  O Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga apóia a volta às aulas mesmo sem a 2.ª dose a professores.
Ø  “O sacerdócio não é privilégio, mas graça recebida em favor do povo de Deus” afirmou o Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, durante Missa do Crisma, na Catedral da Sé, no dia 12 de junho.
Ø  Com o mote “TODA VIDA IMPORTA”, em todo o Brasil os 500 mil mortos pela Covid-19 foram homenageados nas Arquidioceses e Paróquias com Missas.
Ø  Refletindo sobre as 500 mil mortes por Covid-19 no Brasil, disse o Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro Dom Orani João Tempesta: “Toda vida importa”.
Ø  Cardeal Raniero Cantalamessa aos futuros médicos: "A técnica não deve substituir o contato humano".
Ø  Dom Vincenzo Paglia: "Apelo aos teólogos e intelectuais para uma nova aliança sinodal"
Ø  Jesuítas: um tempo especial de renovação para colocar Cristo no centro: “O Ano Inaciano é uma oportunidade de pausar, fazer um balanço e colocar Cristo de volta no centro”. Padre Arturo Sosa, Prepósito-Geral da Companhia de Jesus recorda as iniciativas para o Ano Inaciano que se concluirão em julho deste ano.
Ø  O Papa: acreditar no poder suave e extraordinário da oração: No Ângelus do domingo passado, 20 de junho, o Papa destacou que não devemos deixar de buscar o Senhor, bater na porta do Seu Coração nos nossos momentos de aflição e acreditar no poder suave e extraordinário da oração que faz milagres
Apelo do Papa: em Mianmar sejam respeitados os lugares de refúgio. Depois do Ângelus do domingo (20), o Papa Francisco recordou o apelo do Bispos de Mianmar e do Dia Mundial do Refugiado proclamado pela ONU.

EIS O SB SABENDO BEM DESTE 13.º DOMINGO DO TEMPO COMUM E DESTA SEMANA:

01- PRA COMEÇO DE CONVERSA: LITURGIA DO 13.º DOMINGO DO TEMPO COMUM;

02- LEITURAS DA MISSA DO 13.º DOMINGO DO TEMPO COMUM-ANO B;

03- LITURGIA DA SEMANA E DATAS COMEMORATIVAS;

04- REFLEXÃO DOMINICAL I: QUE BOM! JESUS ME CUROU;

05- REFLEXÃO DOMINICAL II: DEUS AMA A VIDA!

06- RELIGIÃO: EX-PASTOR CONVERTIDO AO CATOLICISMO RESPONDE A 3 POPULARES MITOS PROTESTANTES;

07- SAÚDE MENTAL: COMO MANTER A SAÚDE MENTAL DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19?

08- ATUALIDADE: A EMPATIA E O LUTO QUE REVELOU NOSSA HUMANIDADE;

09- CORONAVÍRUS: HÁ MEDICAMENTOS QUE FUNCIONAM CONTRA A COVID-19?

10- HISTÓRIA INSPIRADORA - LÍDER SERVIDOR: COMO O CAPITÃO KJAER FOI CRUCIAL PARA SALVAR ERIKSEN;

11- RAZÃO E FÉ NO PENSAMENTO DE SANTO AGOSTINHO;

12- PENSE NISSO!!! LIÇÕES DA COVID-19.


DESEJO A TODOS UMA ÓTIMA REFLEXÃO!

Caro(a) Leitor(a) amigo(a):

O meu abraço fraterno e uma ótima semana a todos!

ACESSE SEMPRE O BLOG: sbsabendobem.blogspot.com e divulgue aos seus amigos, conhecidos e contatos nas redes sociais. Comente, faça sugestões. Agradeço!

Escreva para: bonadimansergio@gmail.com

# USO MÁSCARA PORQUE AMO A VIDA!

# VACINA SIM!

ALERTA PARA A ANEMIA E LEUCEMIA: DOE SANGUE!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário