Por Luiz Alexandre Solano Rossi (*)
- A radicalidade do desafio de Jesus (Continuação...)
Com a frase, “mas eu digo a vocês, que estão me escutando”,
Lucas inicia uma nova seção no discurso (6,27-36). Estamos diante de uma frase
de extrema importância porque, de certa forma, ela ressoa nos versos 18 e 47.
Para Lucas, escutar e transformar parecem como irmãos siameses que não podem
ser separados. O imperativo de Jesus é dirigido a todos quantos ouvem – tanto
no passado quanto no presente − a sua voz. O discípulo tem o dever, portanto,
de estar bem atento à palavra de Deus. E escutar não é fácil, principalmente as
palavras de Jesus, que exigem transformação. Não é possível ouvir Jesus e
continuar do mesmo modo.
“Amai os vossos inimigos” está sintetizado nos versos 27 e 28 e encerram 4
mandamentos de Jesus: amar, fazer o bem, bendizer, orar. Devemos nos lembrar de
que em 6,22 são descritos 4 ultrajes. Nesse sentido, o autor do texto cria um
belo equilíbrio. Encontramos praticidade nas palavras/conselhos. Não é
suficiente ser um ótimo teórico. O primeiro mandamento, por exemplo, amar os
inimigos – não se encontra isolado e de forma absoluta. Afinal, se assim fosse
poderíamos até mesmo perguntar: mas como? De que maneira deveríamos amar? Não
basta saber o que fazer, é necessário saber fazer e, por isso, a práxis da
misericórdia é apresentada da seguinte maneira: fazendo o bem, bendizendo e
orando. Não há dúvida de que o verdadeiro discípulo de Jesus somente se revela
na prática. A intuição de Bovon (1995, p. 445) é espetacular: “quando amamos a
nossos inimigos, eles deixam de ser nossos inimigos”.
Jesus intima seus seguidores a dar testemunho da abertura mais radicalmente
humana e do mais vivo interesse pelos próprios inimigos. Exige, portanto, de
seus discípulos algo que vai muito mais além das relações costumeiras e
cordiais do dia a dia. Exige, por isso, uma benevolência ativa, desinteressada
e extraordinária justamente com as pessoas que se apresentam como seus
oponentes. Afinal, todos esperariam relações e expressões de carinho e de amor
entre membros da mesma família e entre marido e mulher. Jesus nos ajuda a ver
para além das fronteiras que criamos para que outras pessoas não possam entrar
e nos incomodar. Barreiras que impedem outros de viver não são criações apenas
de países ricos na tentativa de impedir todos aqueles que, segundo a
mentalidade e política imperial, são inapropriados e indignos de viver junto.
Barreiras também são construídas por cada ser humano quando ele não é capaz de
misericordiosamente romper com os fantasmas que o assombram. No entanto, a
exigência de Jesus não é abusiva. Ele é o reflexo mais cristalino da realidade
divina: “tudo nele fala de misericórdia. Nele, nada há que seja desprovido de
compaixão” (MV, n. 8).
“Façam o bem a quem odeia vocês”, “bendizei os que os maldizem” são expressões
que causam estremecimento e pavor em nossos corpos. Exigem muito mais do que
pensávamos. Certamente o caminho do discipulado não é tão fácil como
imaginávamos. Um caminho que se apresenta contracultural e que procura mudar
não somente as relações que temos e mantemos uns com os outros, mas, principal
e primeiramente, mudar essencialmente quem somos.
A regra dos essênios em Qunram, por exemplo, aconselhava a bendizer tão somente
os membros da própria comunidade – que eram chamados de filhos da luz – e
maldizer todos aqueles que não faziam parte do grupo ou que ainda haviam
abandonado o grupo – chamados de filhos das trevas. Uma sociedade
dividida, portanto, entre os que eram e os que não eram; entre os que tinham
direito e os que não tinham; uma sociedade dividida entre os de dentro e os de
fora; para uns havia a benção e para os outros – todos os outros – restava
apenas a maldição. Nessa sociedade dominada por fronteiras, o outro será sempre
nosso mortal inimigo. Nesse mundo, a misericórdia estará sempre do lado de fora
dos muros!
As palavras de Jesus devem sempre ser lidas em contraste e inculcam uma atitude
diametralmente oposta. Fitzmeyer (1987, p. 611) afirma que “não basta a
aceitação passiva da maldição pronunciada pelo inimigo; é preciso responder com
uma atuação positiva de benção”. Encontramos eco desse tipo de comportamento
requerido por Jesus em outros textos da Bíblia: Rm 12,14; 1Cor 4,12; 1Pd 2,23.
Os mandamentos dos versos 29 e 30 desconstroem e deslegitimam a velha regra de
Talião (Ex 21,24; Lv 24,30; Dt 19,21). Já o verso 30 – “a todo que lhe pede,
dá” – é uma verdadeira chamada à renúncia ao próprio interesse, e não admite
restrições (Fitzmeyer, p. 613). Perante a necessidade de uma pessoa, o
discípulo de Jesus não pode adotar uma atitude de reserva interessada. Mesmo
num texto muito antigo como esse é possível verificar como ele lança luzes
sobre a nossa realidade. Afinal, como viver o princípio da misericórdia numa
sociedade que nos ensina a consumir e a acumular cada vez mais? Parece que a
expressão “renúncia” não costuma fazer parte do vocabulário do cristão. No
melhor dos cenários, iremos dar a partir do momento em que tivermos o
suficiente. Mas como corremos cada vez mais atrás do que é supérfluo, o
suficiente jamais se apresenta e, com isso, jamais temos alguma coisa para
renunciar.
Nos versos 31 e 35, estamos diante de uma fórmula de reciprocidade. “Tratem as
pessoas como vocês gostariam que elas tratem vocês” é uma formulação de Lucas
da chamada regra de ouro (cf. Mt 7,12). Mas não podemos pensar em mera
reciprocidade. O amar a si mesmo não deve ser a única e suprema pauta de
comportamento para o discípulo; esse é de fato o conteúdo implícito da máxima.
Assim, a tríplice manifestação do serviço traduzida nas palavras “amai, ajudai
e emprestai” resume o serviço que supera os limites de uma resposta de
contornos apenas recíproca.
O itinerário chega ao seu ápice no verso 36. A fórmula de Lucas, diferentemente
daquela de Mateus (5,48: “sejam perfeitos”), radicaliza a máxima ao colocá-la
no imperativo, ou seja, um mandato, ao mesmo tempo em que a expressa em termos
de misericórdia. Lucas provavelmente traz uma ressonância de Lv 19,2: “Sede
santos, porque eu, o Senhor, vosso Deus, sou Santo”. Propõe-se uma imitação de
Deus e, precisamente, de uma qualidade que, no Antigo Testamento, se atribui
frequentemente a Deus. E, de acordo com Fitzmeyer (1995, p. 617), em todo o
Antigo Testamento jamais se aplica o adjetivo “perfeito” ou seu sinônimo
“imperfeito”; porém, se diz que Ele é misericordioso (Ex 34,6; Dt 4,31; Jl
2,13; Jn 4,2).
O verso 36 se apresenta como aquele que anula as armas da
violência, pois resume a eficácia da misericórdia. Trata-se do final de um
itinerário. Vejamos:
Amar |
Inimigos |
Fazer
o bem |
Odiar |
Falar
bem |
Falar
mal |
Rezar |
Caluniar |
Oferecer
a face |
Bater
na face |
Entregar
a túnica |
Tirar
o manto |
Dar
algo |
Pedir
algo |
Não
pedir de volta |
Pegar
o que não é seu |
Numa única expressão, é possível perceber a necessidade de
quebrar com a espiral de violência a partir de gestos concretos que anulem e
inviabilizem a cultura da violência. Um texto que mostra um ideal a ser
alcançado, ou seja, as relações do cotidiano precisam ser permeadas de
misericórdia. E a fonte dessa misericórdia se encontra unicamente em Deus e,
por isso, precisamos imitá-lo. Por causa dele, a misericórdia será sempre maior
do que qualquer pecado e, consequentemente, ninguém terá condições de colocar
um limite ao amor de Deus que perdoa. Devemos pensar sempre que os limites se
encontram no ser humano que deseja construir fronteiras que o separem de todos
quantos ele considera pecador, impuro e inconveniente. Todavia, essas
fronteiras são criadas pelo próprio ser humano, e não por Deus. Limites são
artificiais e o amor misericordioso, divino.
A que distância nos encontramos da misericórdia? Possivelmente
ela se tornou um produto raro em nossos dias. A convocação do ano da
misericórdia, pelo Santo Padre, pode muito bem ser uma confirmação desse
distanciamento. Quando nos afastamos demasiadamente daquilo que deveria fazer
parte da nossa vida – “misericórdia é a lei fundamental que mora no coração de
cada pessoa” (MV, n. 2) −, é necessário que alguém indique a direção a seguir a
fim de retomar o caminho. A impressão primeira que fica é que nos tornamos uma
igreja e discípulos de Jesus com muita teoria e pouca prática. Se Jesus Cristo
é o rosto da misericórdia e revelador da misericórdia do Pai, qual a distância
que nos encontramos de Jesus? E, não menos importante, qual a distância em que
nos encontramos uns dos outros? Principalmente daqueles mais fragilizados?
Misericórdia exige atitude. É sempre algo mais do que o discurso. Na verdade,
as pessoas já não querem mais nossas palavras; elas desejam pessoas que sejam
sinal eficaz do agir de Deus. Pelos frutos seremos conhecidos, e não pelos
nossos belos discursos. Somente se em nossa prática refletirmos a ação de Deus
é que poderemos ser considerados eficazes. Muitos discursos possuem uma bela
estrutura, mas não apresentam conteúdo. Claro está que a misericórdia não é
algo que se inicia e finaliza em Deus; não é algo exclusivo de Deus e limitado
a apenas sua ação. Não somente Deus age de forma misericordiosa. A misericórdia
há de se tornar o critério por excelência para indicar quem são os verdadeiros
filhos de Deus, assim como também o critério de credibilidade da nossa fé. E
segundo Stoger (1979, p. 198), “é misericordioso aquele que se deixa afetar
pela miséria do homem, aquele que está aberto à necessidade alheia e presta
ajuda onde se encontra alguém oprimido por um peso”.
A misericórdia de Deus é expressa em gestos concretos e sempre prevalece sobre
um possível ideário de destruição. Portanto, não é uma ideia abstrata. A
misericórdia se insere no cotidiano e, a partir do cotidiano, revela a face de
Deus. Por isso, o refrão do Salmo 136 – “eterna é a sua misericórdia” – que acompanha
a narração da história da revelação de Deus na vida do povo do Antigo
Testamento, é um convite para integrarmos a misericórdia de Deus também em
nossa história.
Conclusão
Dom Oscar Romero disse, em 04/12/1977, de forma acertada: “uma
religião de missa dominical, mas de semanas injustas, não agrada ao Deus da
vida. Uma religião de muita reza, mas de hipocrisias no coração, não é cristã.
Uma igreja que instala só para estar bem, para ter muito dinheiro, muita
comodidade, porém que não ouve os clamores das injustiças, não é verdadeira
igreja de nosso Divino Redentor”. Uma fé que se estabelece de forma pública e
que procura, exatamente por isso, se afirmar como uma contracultura (sociedade
alternativa) a um ambiente marcado por relações econômicas e políticas
predatórias. Mutualidade e relações não predatórias configurariam uma nova
forma de ordenamento social, bem como de vivência da fé. A injustiça não é
sagrada. Os fragilizados passam a ser percebidos como resíduos e, com isso,
perdem até mesmo sua condição humana. Se vivemos uma cultura da indiferença e
nos tornamos incapazes de nos compadecer e de ouvir os clamores dos pobres, se
o drama deles já não extrai lágrima de nossos olhos, se evitamos caminhar na
mesma rua que eles, jamais podemos nos esquecer de que Deus ouve o clamor dos
pobres.
Mas, entre a simultaneidade de conversões, isto é, interna e externa, quais
poderiam ser os sinais eficazes da misericórdia de Deus?
– Uma ação pastoral permeada de ternura;
– Consciência de ser instrumento de perdão;
– Atitude proativa para não se deixar cair na indiferença;
– Atenção às necessidades das pessoas;
– Uma compreensão de que Jesus jamais olhou primeiramente para o
pecado das pessoas, e sim para o seu sofrimento.
Bibliografia
BONINO, J. M. The Struggle of the Poor
and Church. Ecumenical Review.
Vol. XXVII, n. 1, p. 44, jan. 1975.
BOVON, F. El
Evangelio segun Lucas. Lc 1-9. Vol. 1. Salamanca: Sigueme, 1995
FITZMEYER, J. A. El
Evangelio segun Lucas. Vol. II. Traduccion y Comentario. Capítulos
1-8,21. Madri: Cristiandad, 1987.
PAPA FRANCISCO. Misericordiae
Vultus. O rosto da misericórdia. Bula de proclamação do jubileu extraordinário
da misericórdia. São Paulo: Paulinas, 2015.
SICRE, J. L. Justiça
social nos profetas. São Paulo: Paulinas, 1990.
STOGER, A. El
Evangelio segun Lucas. Vol. 1. Barcelona: Herder, 1979.
Luiz Alexandre Solano Rossi
Doutor em Ciências da Religião pela UMESP e pós-doutor em História Antiga pela UNICAMP e em Teologia pelo Fuller Theological Seminary. É professor no mestrado e doutorado em Teologia da PUCPR e coordenador da graduação em Teologia da PUCPR. E-mail: luizalexandrerossi@yahoo.com.br
https://www.vidapastoral.com.br/artigos/a-eficacia-da-misericordia/
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