O Brasil é o único país do mundo que comemora a data no segundo domingo de agosto.
O almoço de domingo do Dia dos Pais já é uma tradição no Brasil – mas somos o único país do mundo a comemorar a data no segundo domingo de agosto. Claro, todos os países do mundo possuem um dia para celebrar os pais, mas, assim como o dia das mães, essa comemoração não tem uma data fixa internacionalmente – e surgiu por diferentes razões ao redor do mundo.
Por aqui, essa comemoração só foi instituída no calendário a partir de 1953, por ideia do publicitário Sylvio Bhering. O então diretor do jornal O Globo, aproveitando uma população predominantemente católica, lançou a campanha para que fosse comemorado o dia dos pais em 16 de agosto, dia de São Joaquim – pai de Maria e avô de Jesus. Segundo o jornal, a data tinha o objetivo de “fortalecer os laços familiares e celebrar o chefe da família”.
A iniciativa pegou, e, nos anos seguintes, a data se estendeu para além do Rio de Janeiro (onde o jornal circulava principalmente), sendo celebrada por todo o Brasil. Acontece que, alguns anos depois, a comemoração ter uma data fixa acabou não sendo vantajoso nem para o comércio, nem para as famílias – que não poderiam fazer um mega almoço de comemoração em um dia útil qualquer.
O dia das mães, por sua vez, é sempre comemorado no segundo domingo de maio, devido a uma sugestão da idealizadora da data nos EUA Anna Jarvis, que alegou estar seguindo um pedido pessoal de sua falecida mãe. Por uma analogia a essa data, o dia dos pais manteve seu mês original agosto, mas passou a ser comemorar também no segundo domingo do mês.
Fonte:
https://super.abril.com.br/sociedade/qual-e-a-origem-do-dia-dos-pais/
Nenhum comentário:
Postar um comentário