A EDUCAÇÃO DA FÉ CONFORME
AS IDADES
Em um primeiro momento devemos nos perguntar:
é possível educar a fé de alguém? Ou educar alguém para a vida de fé?
Aqui temos duas palavras chaves para a nossa ação evangelizadora de catequista:
Educação e Fé. Vamos buscar entender o que significam:
Educação
É
muito interessante percebermos que a palavra Educação esta ligada com pedagogo,
discípulo, instrução, pois fazem parte de um mesmo campo lexical. Todas têm algo
em comum. Há traços sêmicos envolvendo cada um destes vocábulos. Educação vem do
verbo educar. Podemos dizer que educação veio do verbo latim educare. Nele, temos o prevérbio e- e o verbo – ducare, dúcere. No itálico, donde proveio o latim, dúcere se prende à raiz indo-europeia DUK-,
grau zero da raiz DEUK-, cuja acepção primitiva era levar, conduzir, guiar. Educare, no latim, era um verbo que tinha
o sentido de “criar (uma criança), nutrir, fazer crescer. Etimologicamente, poderíamos
afirmar que educação, do verbo educar, significa “trazer à luz a ideia”.
Fé
Por
fé podemos entender genericamente a partir do Latim como fides, e do Grego pistia,
sendo traduzida como a firme convicção de que algo é verdade, sem qualquer tipo
de prova ou critério objetivo de verificação, pela absoluta confiança que depositamos
nesta ideia ou fonte de transmissão. Em hebraico he’ emîn da raiz aman, indica que
crer significa “sentir-se seguro”, “confiar em”, “apoiar-se em”.
Na
Sagrada Escritura a fé é entendida como adesão total. Ela envolve a pessoa toda,
“a fé se apresenta como entrega religiosa de toda a pessoa e não simplesmente adesão
intelectual ou obediência moral. Ela responde à natureza dinâmica, vital e pessoal
da Palavra de Deus” .
Podemos
perceber, no entanto que a fé de uma pessoa que abraçou a vida cristã, que viveu
um processo de conversão não se reduz a uma adesão a verdade dogmáticas apenas;
é base de um apelo pessoal de Deus; um acontecimento que concerne à pessoa toda
e lhe permite entrar no universo da aliança; é um encontro primeiro pessoal e depois
comunitário com Jesus Cristo, reconhecido como o Deus que vem, que salva e que reúne.
Educação da fé
Na
catequese é preciso pensar em uma educação da fé que seja libertadora. Que ajude
o catequizando a pensar sobre a vida, a realidade, a cultura, ou seja, uma educação
da fé que ajude a pensar problematizando o conhecimento, promovendo assim a autonomia
e a formação da consciência crítica. O catequista também não pode ter a pretensão
de apenas ser o educador, mas ao mesmo tempo alguém que ajuda o catequizando a fazer
a experiência de fé e, ao mesmo tempo também educa na fé. A educação da fé não acontece
sozinho e isolado, mas em comunhão.
Devemos
compreender, acima de tudo, que a fé é dom e graça de Deus. Não podemos limitar
apenas ao nível humano, mas constitui uma atitude de fundo que dá sentido e orienta
toda a vida. “A fé é um dom de Deus. Pode nascer do íntimo do coração humano somente
como fruto da graça prévia e adjuvante e como resposta, completamente livre, à moção
do Espírito Santo, que move o coração e o dirige a Deus, dando-lhe suavidade no
consentir e crer na verdade”. (DGC, n. 55)
A
educação da fé na catequese tem a missão de ajudar no processo de humanização do
homem e da mulher sonhando a busca da transformação social. Nesse sentido, ressaltamos
a importância e a necessidade da catequese para as diferentes idades que “é a exigência
essencial para a comunidade cristã. Por um lado, de fato, a fé participa do desenvolvimento
da pessoa; por outro lado, cada fase da vida é exposta ao desafio da descristianização
e deve, acima de tudo, aceitar como um desafio, as tarefas sempre novas da vocação
cristã”. (DGC, n. 171; DNC, n. 180)
Adaptar-se as capacidades
Enunciando
a regra pedagógica do adaptar-se a capacidade cognitiva e afetiva da pessoa, pensamos
quase sempre na forma de como deve ser o encontro de catequese, ou na metodologia
que iremos adotar. No entanto, a adaptação primeira que devemos levar em consideração
e a mais importante em vista do desenvolvimento da pessoa a partir da catequese
com crianças até a catequese com adultos e pessoa idosa deve ter em vista o conteúdo
entendido como mensagem que se quer anunciar.
Por
isso, uma renovação da metodologia só será fecunda se mediante um conteúdo renovado,
adaptando-os a psicopedagogia de cada idade. Nos dias atuais, há uma necessidade
real de uma catequese continuada. Deve levar em conta toda a vida da pessoa, no
entanto ainda encontramos uma catequese fragmentada em uma busca apenas dos sacramentos.
É preciso, urgentemente, tirar da mensagem da catequese esse ranço da história,
que pensa em catequizar como doutrinar, queremos pessoas convictas de uma mensagem
e apaixonadas por Jesus Cristo.
É
preciso pensar nos catequizandos como interlocutores de uma mensagem e não como
“depósitos” de doutrinas e sacramentos. Temos que buscar para todas as fases da
vida uma catequese que una vida e fé. Que parta da existência e da experiência e
seja alimentada, iluminada pela sagrada escritura, tradição e o magistério.
A catequese conforme as idades
A
catequese, conforme as idades, não pode perder a originalidade da educação da fé.
Falamos em adaptar, isso significa não perder a essencialidade da mensagem evangélica,
não deixar de lado valores evangélicos que devem ser dialogados com os interlocutores
da catequese.
Por
isso, vale lembrar as indicações do Diretório Geral da Catequese, que nos apresenta
uma síntese para que a adaptação do conteúdo-mensagem não perca de vista a originalidade
evangélica levando em conta a realidade onde os interlocutores estão inseridos.
O
Catecismo da Igreja Católica indica quais são os aspectos que devem ser levados
em consideração no momento de adaptar ou contextualizar a síntese orgânica da fé
que todo Catecismo local deve oferecer. Essa síntese da fé deve realizar as adaptações
que são exigidas pelas diferenças de culturas, de idades, da vida espiritual, de
situações sociais e eclesiais daqueles a quem a catequese é dirigida. Também o Concílio
do Vaticano II afirma com ênfase a necessidade de adaptar a mensagem evangélica.
Essa maneira apropriada de proclamar a palavra revelada deve permanecer como lei
de toda a evangelização.
Aspectos sobre situações reais do Catecismo da Igreja Católica
- Um Catecismo local
deve apresentar a síntese da fé em referência à cultura concreta em que se
encontram os catecúmenos e os catequizandos. Incorporará, portanto, todas aquelas
expressões originais de vida. De celebração e de pensamento que são cristãos
e que nasceram da própria tradição cultural, sendo fruto do trabalho e da inculturação
da Igreja local.
- Um Catecismo local
fiel à mensagem e fiel à pessoa humana apresenta o mistério cristão de modo
significativo e próximo à psicologia e à mentalidade da idade do destinatário
concreto e, consequentemente, em clara referência às experiências fundamentais
da sua vida.
- É preciso cuidar, de
modo especial, da forma concreta de viver o fato religioso em uma determinada
sociedade. Não é a mesma coisa fazer um Catecismo para um ambiente caracterizado
pela indiferença religiosa e fazê-lo para outro, cujo contexto é profundamente
religioso. A relação fé-ciência deve ser tratada com muito cuidado em cada
Catecismo.
- A problemática social
circunstante, ao menos no que diz respeito aos elementos estruturais mais profundos
(econômicos, políticos, familiares…), é um fator muito importante para contextualizar
o Catecismo. Inspirando-se na doutrina social da Igreja, o Catecismo saberá
oferecer critérios, motivações e linhas de ação que iluminem a presença cristã
em meio a tal problemática.
- Finalmente, a situação
eclesial concreta que a Igreja particular vive é, sobretudo, o contexto obrigatório
ao qual o Catecismo deve referir-se. Obviamente, não as situações conjunturais
às quais se provê mediante outros documentos magisteriais, mas sim a situação
permanente, que postula uma evangelização com acentos mais específicos e determinados.
(DGC, n.133)
Portanto,
percebemos aqui que existe uma grande abertura do magistério da Igreja para a adaptação
e adequação do conteúdo-mensagem da catequese segundo as diversas realidades das
idades e contextos eclesiais.
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