sábado, 8 de janeiro de 2022

SEJA BEM-VINDO!

DOMINGO, 09 DE JANEIRO DE 2022

Jesus recebeu o batismo. E, enquanto rezava, o céu se abriu. (Lc 3,21).

BATISMO DO SENHOR -  ANO C

OLÁ: PRA COMEÇO DE CONVERSA...

1- Liturgia do Batismo do Senhor- ANO C

Celebramos hoje a Festa do Batismo do Senhor, para abrirmos, em grande, a porta do Tempo Comum. Mais uma vez, Jesus não Se manifesta ao mundo de um modo aparatoso e extraordinário. Ele manifestou-Se, extremamente humilde, no Presépio de Belém. Ele passou 30 anos despercebido na família de Nazaré. Ele continua, agora, igual a Si mesmo, escondido entre o povo, por entre a fila dos pecadores. Desce às águas do Jordão e deixa-Se batizar por João. Com a Festa do Batismo, Jesus inicia a Sua vida pública e nós recordamos mais uma vez que, em virtude do Batismo, nos tornámos todos discípulos missionários. 

Jesus ao ser batizado por João Batista mostra a sua humildade e total entrega à sua ação missionária. Ungido pelo Espírito Santo, no momento do Batismo, sua origem é revelada por Deus Pai que surge e declara "Este é o meu Filho Amado!". Às margens do Rio Jordão, João Batista prega a conversão dos pecadores como meio para se receber o reino de Deus que está próximo. Jesus entra na água, como todo o povo, para ser batizado. Para os judeus, o batismo era um rito penitencial; por isso, aproximavam-se dele confessando seus pecados. Entretanto, o que Jesus recebe não é só um batismo de penitência; a manifestação do Pai e do Espírito Santo dão-lhe um significado preciso: Jesus é proclamado "filho bem-amado" e sobre ele desce o Espírito que o investe da missão de profeta - anúncio da mensagem da salvação, sacerdote - o único sacrifício agradável ao Pai; rei - messias esperado como Salvador.

A Festa do Batismo do Senhor, celebrada no domingo depois da Epifania, encerra o ciclo das Festas da Manifestação do Senhor, o ciclo de Natal. Comemoramos o Batismo de Jesus por São João Batista nas águas do rio Jordão. Sem ter necessidade do batismo de penitência de João em preparação à vinda do Messias, Jesus quis submeter-se a esse rito tal, como se submetera às demais observâncias legais que também não O obrigavam, mas que adquire o caráter de manifestação, pois nesse momento a Trindade se manifesta.

SB SABENDO BEM DESTE DOMINGO E DESTA SEMANA


01- OLÁ PRA COMEÇO DE CONVERSA

      1. Liturgia da Festa do Batismo do Senhor no Natal Ano C;

02- LEITURAS DA MISSA DA FESTA DO BATISMO DO SENHOR NO NATAL;

03- LITURGIA DA SEMANA E DATAS COMEMORATIVAS;

04- REFLEXÃO DOMINICAL I: MISTÉRIO DO BATISMO;

05- REFLEXÃO DOMINICAL II: FESTA DO BATISMO DO SENHOR;

06- SACRAMENTO DO BATISMO;

07- OS SETE SACRAMENTOS;

08- O BATISMO DO SENHOR;

09- A POLÍTICA EM ARISTÓTELES;

10- EM FOCO: CAMINHOS PARA UM BRASIL MELHOR;

11- SANTO AGOSTINHO E O SEU BATISMO;

12- SUGESTÃO DE LEITURA

      1. A Política (Aristóteles);

      2. A Fé explicada (Leo J. Trese).

Caro(a) Leitor(a) amigo(a):

O meu abraço fraterno e uma ótima semana a todos!

ACESSE SEMPRE O BLOG: sbsabendobem.blogspot.com e divulgue aos seus amigos, conhecidos e contatos nas redes sociais. Comente, faça sugestões. Agradeço!

Escreva para: sbsabendobem@gmail.com

# USO MÁSCARA PORQUE AMO A VIDA!

JANEIRO BRANCO: QUEM CUIDA DA MENTE, CUIDA DA VIDA





Nenhum comentário:

Postar um comentário