quinta-feira, 23 de novembro de 2023

NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS – 27 DE NOVEMBRO

 

NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS – 27 DE NOVEMBRO

Escrito por Redação CashMe

Este é apenas um dos títulos atribuídos à Virgem Maria pela Igreja Católica, uma vez que ela também é reconhecida por Nossa Senhora da Medalha Milagrosa e Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças. 

Ainda neste período de 1830, Nossa Senhora das Graças pede para que a Santa Catarina faça uma pequena medalha que pudesse representar o momento de sua aparição. Assim, todas as pessoas que a usassem receberam as suas graças.

O contexto religioso atrai muita curiosidade em se saber quem foram as entidades divinas das religiões. Saiba mais curiosidades sobre o Dia de Nossa Senhora das Graças continuando a leitura. 

Índice

o    1.1 Revelação

o    2.1 Vestimentas

Como surgiu o Dia de Nossa Senhora das Graças

Os devotos de Nossa Senhora das Graças prestam homenagens à santa anualmente em 27 de novembro. Sendo essa a sua primeira aparição em julho de 1830, para Santa Catarina Labouré quando ainda era uma noviça.

A jovem foi acordada por uma forte luz e uma voz delicada e agradável. Seu pedido foi para que Santa Catarina ajudasse o país e o mundo como pudesse devido aos momentos difíceis que viriam. 

No dia 27 de novembro, fez sua segunda aparição novamente na capela do convento em que Catarina estava. Ali, Nossa Senhora das Graças fez um novo pedido: a criação de pequenas medalhas com sua imagem de braços abertos e popularizar o uso do penduricalho. 

Deste modo, as pessoas que o usassem seriam protegidas e teriam suas graças alcançadas. No total, foram fabricadas 2.000 unidades da peça com a ajuda do padre Jean Aladel. 

Foi somente a partir de sua segunda aparição que Nossa Senhora das Graças ganhou este título. Como forma de homenageá-la, foi escolhido o dia 27 de novembro como data oficial do Dia de Nossa Senhora das Graças.

Revelação

Durante a aparição, Nossa Senhora das Graças revelou sua imagem. Usava um vestido de seda branco, com a cabeça coberta por um manto azul que chegava até seus pés. 

As 2.000 unidades da medalha foram cunhadas de acordo com o que Santa Catarina testemunhou. Por tal motivo, a revelação da medalha milagrosa está tão conectada a Nossa Senhora das Graças.

Por que Nossa Senhora das Graças tem uma cobra nos pés

Provavelmente, este pequeno detalhe pode ter passado despercebido por qualquer pessoa. Seja devoto ou não. Debaixo dos pés de Nossa Senhora das Graças há uma cobra sendo pisoteada por ela. A serpente simboliza o demônio vencido pela “Nova Eva”, obediente e pura. 

Conforme prometido por Deus no livro do Gênesis 3, 15,  Virgem Maria esmaga a cabeça de uma serpente, dizendo “sim” para Deus e gerando Jesus. Essa imagem ilustra a ideia de aproximação com a Virgem Maria, uma vez que quem vence as tentações do mal e é sincero de coração, se aproxima cada vez mais de Deus.

Vestimentas

A vestimenta e outros símbolos de Nossa Senhora das Graças também podem ser notados em sua imagem. A túnica e o véu brancos simbolizam a pureza da Virgem Maria. O véu que cobre seus cabelos é usado pelas mulheres judias como sinal de recato e pureza. 

O céu é representado pelo cinto azul da Virgem Maria e está ligado à túnica branca. A representação religiosa indica que para chegar ao céu é necessário ser puro de coração e devoto. 

O manto possui a mesma cor do cinto, indica que há um ser humano no céu ao lado de Deus e Jesus Cristo, intercedendo pela humanidade. 

Já a coroa de doze estrelas é um dos símbolos mais impactantes nas imagens, mostrando que a Virgem Maria é rainha do céu e da terra e, também, os doze apóstolos. 

O globo terrestre significa o poder de intercessão para salvar o mundo. Para isso, é fundamental que os devotos peçam isso com frequência. Por fim, os raios referenciam o símbolo das graças dadas aos que pedem para que ela interceda por eles.

A Medalha Milagrosa

A medalha milagrosa se tornou um dos maiores símbolos de devoção. No Dia de Nossa Senhora das Graças é bastante comum encontrar a venda do adorno e uso de devotos durante uma novena ou uma missa.

O medalhão foi criado a partir da imagem de Virgem Maria para Santa Catarina, em Paris. O que apoia a veracidade deste fato é a inscrição, fazendo referência à Virgem Maria, muito antes de ter menções sobre ela nas orações.

Em 1832, um surto epidêmico de cólera infesta Paris e leva à morte mais de 22 mil pessoas. No mesmo período, o Padre. Aladel tinha solicitado cunhar o primeiro lote de 2.000 medalhas, destinadas à congregação de São Vicente. 

As irmãs começam a distribuir medalhas ao povo. Então, curas milagrosas começaram a acontecer. Um grande número de pessoas foram livradas da morte. Junto com as curas, verdadeiras conversões e diversos relatos mostram que houve a proteção de Deus para aqueles que usavam a Medalha Milagrosa.

Assim, surgem os devotos da Medalha Milagrosa. Em 1834, mais de 500 mil medalhas foram cunhadas oficialmente e no ano seguinte já eram mais de um milhão.Em 1876, quando a Santa Catarina Labouré faleceu, mais de um bilhão de medalhas haviam sido cunhadas no mundo.

Conclusão

O estudo da teologia é uma forma interessante de apresentar ao mundo uma visão de como era retratado os santos e a religião, assim como entender a vida de São Francisco de Assis. O Dia de Nossa Senhora das Graças é, provavelmente, uma data da qual muitos devotos fazem orações e pedem para que ela interceda pelo povo. 

A sua imagem tem simbologias impressionantes, que poucos sabiam sobre o seus significados e, este artigo, pode ajudar a levar este conhecimento para outras pessoas. 

https://www.cashme.com.br/blog/dia-de-nossa-senhora-das-gracas/

 

27 de Novembro – Dia de Nossa Senhora das Graças | Espaço ...

Nossa Senhora das Graças - 27 de Novembro

A devoção a Nossa Senhora das Graças teve início em 1830, com as aparições da Virgem Maria à piedosa e humilde Santa Catarina Labouré, na época freira do convento das Filhas da Caridade. Ao todo, foram três aparições que aconteceram no convento das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, em Paris, na França.

A primeira aparição aconteceu na noite do dia 18 para o dia 19 de julho de 1830, onde Nossa Senhora revela a Santa Catarina grandes calamidades e perseguições que aconteceriam na França.

A segunda aparição aconteceu no dia 27 de novembro de 1830. A Santíssima Virgem aparece vestida de seda branca, um véu branco desce até a barra de seu vestido. Seus pés estão apoiados sobre a metade de um globo e esmagam uma serpente. Suas mãos estão erguidas à altura do peito e seguram um globo de ouro com uma cruz em cima. Seus olhos estão voltados para o céu. Nossa Senhora apareceu-lhe mostrando nos dedos anéis incrustados de belíssimas pedras preciosas, “lançando raios para todos os lados, cada qual mais belo que o outro”. Logo após, formou-se em torno da Virgem um quadro oval no alto, na qual estavam escritas em letras de ouro: “Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós”. Esta foi a prova do Céu de que Nossa Senhora é imaculada e concebida sem o pecado original.

A Virgem mandou que fossem cunhadas medalhas, conforme as visões concedidas a Santa Catarina. A devoção a Nossa Senhora das Graças e a “Medalha Milagrosa”, como ficou popularmente conhecida entre os povos, espalhou-se rapidamente, bem como os milagres e prodígios, conforme prometeu a Virgem Maria àqueles que usarem devotamente a sua medalha: “Todos os que a usarem, trazendo-a ao pescoço, receberão grandes graças”. Com a aprovação eclesiástica, as medalhas foram confeccionadas e distribuídas, inicialmente na França, e mais tarde pelo mundo todo.

Após alguns instantes, o quadro se vira. Sobre o reverso, Catarina vê a letra “M” com uma cruz sobreposta e embaixo dois corações: o da esquerda cercado de espinhos e o da direita transpassado por uma espada. Doze estrelas distribuídas em forma oval cercam esse conjunto.

Em dezembro de 1830, a Virgem Maria aparece pela terceira vez, apresentando a Santa Catarina os mesmos raios luminosos, dessa vez junto ao tabernáculo, e lhe confirma sua missão de cunhar a medalha.

Desde o ano 1830, a invocação “Ó Maria, concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós” é pronunciada várias vezes por cristãos no mundo todo. Em 8 de dezembro de 1854, Pio IX proclama o dogma da Imaculada Conceição.

Em 1894, papa Leão XIII concede a todas as Dioceses da França a festa na Manifestação da Virgem Imaculada, chamada de “Medalha Milagrosa”, a ser celebrada no dia 27 de novembro. Em julho de 1897, papa Leão XIII, por meio de seu legado, coroou solenemente a imagem da Medalha Milagrosa.

A devoção a Nossa Senhora das Graças e a Medalha Milagrosa está presente no mundo inteiro devido à propagação da devoção realizada pelos Padres Lazaristas, pelas Filhas da Caridade e por toda a Família Vicentina.

Nossa Senhora das Graças, rogai por nós!

https://www.nossasagradafamilia.com.br/santos-de-novembro/nossa-senhora-das-gracas

Nenhum comentário:

Postar um comentário