quarta-feira, 27 de março de 2024

02. PROCLAMAÇÃO DA PÁSCOA

 

 

02. PROCLAMAÇÃO DA PÁSCOA

- Dentro da igreja, a assembleia em pé, com as velas acesas, acompanha a Proclamação da Páscoa. Um cantor proclama o Exulte... (nº 820; 821 ou 822).

. Exulte de alegria / dos anjos a multidão, / exultemos, também, nós / por tão grande salvação! 2. Do grande Rei a vitória / cantemos o resplendor: / das trevas surgiu a glória, / da morte o Libertador. O Senhor esteja convosco! Ele está no meio de nós. Os corações para o alto! A Deus ressoe nossa voz.

1. No esplendor desta noite, / que viu os hebreus libertos, / nós, os cristãos, bem despertos, / brademos: morreu a morte! Bendito seja Cristo Senhor, / que é do Pai imortal esplendor!

2. No esplendor desta noite / que viu vencer o Cordeiro, / por Cristo salvos, cantemos: / a seu sangue justiceiro!

 3. No esplendor desta noite / que viu ressurgir Jesus / do sepulcro, exultemos: / Pela vitória da Cruz!

 4. Noite mil vezes feliz, / Deus por nós seu Filho deu, / o Filho salva os escra- vos, / quem tanto amor mereceu?...

5. Noite mil vezes feliz, / ó feliz culpa de Adão, / que mereceu tanto amor, / que recebeu tal perdão!

6. Noite mil vezes feliz / aniquilou-se a maldade, / as algemas se quebraram, / despontou a liberdade!

7. Noite mil vezes feliz, / o opressor foi despojado, / os pobres enriquecidos / o céu à terra irmanado! 8. Noite mil vezes feliz, / em Círio de virgem cera, / nova esperança se acende / no seio da tua Igreja! 9. Noite mil vezes feliz, / noite clara como o dia, / na luz de Cristo glorioso / exultemos de alegria.

Terminada a proclamação, todos apagam as velas e sentam-se.

03. LITURGIA DA PALAVRA

C. Meus irmãos e minhas irmãs, tendo iniciado solenemente esta Vigília, ouçamos agora, no silêncio do coração, a Palavra de Deus. Meditemos como Ele salvou outrora o seu povo e, nestes últimos tempos, enviou seu Filho como Redentor. Peçamos que o nosso Deus leve à plenitude da redenção esta obra pascal de salvação.

 PRIMEIRA LEITURA: Gn 1,1.26-31a (forma breve)

L.1 Leitura do Livro do Gênesis.

SALMO RESPONSORIAL: 103 (104)

Refrão: Enviai o vosso Espírito, Senhor, e da terra toda a face renovai. Nº 2.667 (Ano B/Branco)

D. Ó Deus, admirável na criação do ser humano, e mais ainda na sua redenção, dai-nos a sabedoria de resistir às atrações do pecado e chegar à eterna alegria. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

 SEGUNDA LEITURA: Gn 22,1-18 (ou a forma breve)

 L.2 Leitura do Livro do Gênesis.

SALMO RESPONSORIAL: 15 (16)

Refrão: Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio!

 ORAÇÃO (de pé)

D. Ó Deus, Pai de todos os fiéis, vós multiplicais por toda a terra os filhos da vossa promessa, derramando sobre eles a graça da adoção e, pelo sacramento pascal, tornais vosso servo Abraão pai de todos as nações, como lhe tínheis prometido. Concedei, portanto, a todos os povos a graça de responder ao vosso chamado. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

 TERCEIRA LEITURA: Ex 14,15–15,1 L.3

Leitura do Livro do Êxodo.

SALMO RESPONSORIAL: Ex 15

Refrão: Cantemos ao Senhor que fez brilhar a sua glória!

ORAÇÃO (de pé)

D. Ó Deus, vemos brilhar ainda em nossos dias as vossas antigas maravilhas. Como manifestastes outrora o vosso poder, libertando um só povo da perseguição do Faraó, realizais agora a salvação de todas as nações nas águas do Batismo. Concedei a todos os povos da terra tornarem-se filhos de Abraão e participantes da dignidade do povo eleito. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

 QUARTA LEITURA: Is 54,5-14 (opcional)

L.4 Leitura do Livro do Profeta Isaías.

SALMO RESPONSORIAL: 29(30)

Refrão: Eu vos exalto, ó Senhor, porque vós me livrastes!

ORAÇÃO (de pé)

 D. Deus eterno e todo-poderoso, para a glória do vosso nome, multiplicai o que prometestes aos nossos pais por causa da sua fé e aumentai pela adoção divina os filhos da promessa. Possa a Igreja reconhecer que já se realizou em grande parte a promessa da qual os santos Patriarcas jamais duvidaram. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

 QUINTA LEITURA: Is 55,1-11

L.5 Leitura do Livro do Profeta Isaías

SALMO RESPONSORIAL: Is 12

Refrão: Com alegria bebereis do manancial da salvação.

ORAÇÃO (de pé)

D. Deus eterno e todo-poderoso, única esperança do mundo, pela voz dos profetas anunciastes os mistérios que hoje se realizam. Aumentai benigno o fervor do vosso povo, pois nenhum dos vossos filhos poderá progredir na virtude sem o auxílio da vossa graça. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

SEXTA LEITURA: Br 3,9-15.32–4,4 (opcional)

L.6 Leitura do Livro do Profeta Baruc.

SALMO RESPONSORIAL: 18B(19)

Refrão: Senhor, tens palavras de vida eterna.

 ORAÇÃO (de pé)

D. Ó Deus, que fazeis vossa Igreja crescer sempre mais chamando para ela todos os povos, guardai sob a vossa contínua proteção os que purificais na água do Batismo. Por Cristo, nosso Senhor. Amém

. SÉTIMA LEITURA: Ez 36,16-17a.18-28

L.7 Leitura da Profecia de Ezequiel.

SALMO RESPONSORIAL: 41(42)

 Refrão: A minh'alma tem sede de Deus.

ORAÇÃO (de pé)

 D. Ó Deus, força imutável e luz que não se apaga, olhai com bondade o mistério de toda a vossa Igreja e conduzi pelos caminhos da paz a obra da salvação, que concebestes desde toda a eternidade. O mundo todo veja e experimente que se levanta o que estava caído, que o velho se torna novo e tudo volta à integridade primitiva, por Cristo, princípio de todas as coisas. Ele, que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.

 04. HINO DE LOUVOR

 C. Após termos ouvido as leituras do Antigo Testamento, entoaremos o hino de louvor. Deus iluminou esta noite santa com a ressurreição do seu Filho Jesus. Cantemos: Glória a Deus... n° 253

- Tocar sinos; forrar o Altar; trazer flores; descobrir as imagens e acender as luzes.

 05. ORAÇÃO

D. Ó Deus, que iluminais esta noite santa com a glória da ressurreição do Senhor, despertai na vossa Igreja o espírito filial para que, inteiramente renovados, vos sirvamos de todo o coração. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém

. CARTA: Rm 6,3-11

 L.8 Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos.

Irmãos: 3 Será que ignorais que todos nós, batizados em Jesus Cristo, é na sua morte que fomos batizados? 4 Pelo batismo na sua morte, fomos sepultados com ele, para que, como Cristo ressuscitou dos mortos pela glória do Pai, assim também nós levemos uma vida nova. 5 Pois, se fo- mos de certo modo identificados a Jesus Cristo por uma morte semelhante à sua, seremos semelhantes a ele também pela ressurreição. 6 Sabemos que o nosso velho homem foi crucificado com Cristo, para que seja destruído o corpo de pecado, de maneira a não mais servirmos ao pecado. 7 Com efeito, aquele que morreu está livre do pecado. 8 Se, pois, morremos com Cristo, cremos que também vive- remos com ele. 9 Sabemos que Cristo ressuscitado dos mortos não morre mais; a morte já não tem poder sobre ele. 10Pois aquele que morreu, morreu para o pecado uma vez por todas; mas aquele que vive, é para Deus que vive. 11Assim, vós também considerai-vos mortos para o pecado e vivos para Deus, em Jesus Cristo.

 - Palavra do Senhor. T. Graças a Deus.

 SALMO RESPONSORIAL: 117 (118)

- Este Salmo substitui o canto de Aclamação ao Evangelho. Pode-se cantar a versão do Lecionário ou os n° 823 ou 824 do livro de cantos.

Ao Evangelho não se levam velas, mas só o incenso, se tiver.

Refrão: Aleluia, Aleluia, Aleluia.

1. Rendei graças ao Senhor! Que seu amor é sem fim! Diga o povo de Israel: que seu amor é sem fim! Digam os seus sacerdotes: que seu amor é sem fim! Digam todos que o temem: que seu amor é sem fim!

2. Eis o dia do Senhor! Alegres nele exultemos! Que nos salve, implore- mos: alegres nele exultemos! Bem- -vindos à sua casa, alegres nele exul- temos! Nós todos, os seus amados, alegres nele exultemos!

EVANGELHO (Mc 16,1-7)

P. O Senhor esteja convosco. T. Ele está no meio de nós.

P. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos.

T. Glória a vós, Senhor.

1 Quando passou o sábado, Maria Madalena e Maria, a mãe de Tiago, e Salomé, compraram perfumes para ungir o corpo de Jesus. 2 E bem cedo, no primeiro dia da semana, ao nascer do sol, elas foram ao túmulo. 3 E diziam entre si: "Quem rolará para nós a pedra da entrada do túmulo?" 4 Era uma pedra muito grande. Mas, quando olharam, viram que a pedra já tinha sido retirada. 5 Entraram, então, no túmulo e viram um jovem, sentado do lado direito, vestido de branco. 6 Mas o jovem lhes disse: "Não vos assusteis! Vós procurais Jesus de Nazaré, que foi crucificado? Ele ressuscitou. Não está aqui. Vede o lugar onde o puseram. 7 Ide, dizei a seus discípulos e a Pedro que ele irá à vossa frente, na Galileia. Lá vós o vereis, como ele mesmo tinha dito."

 — Palavra da Salvação. T. Glória a vós, Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário