sexta-feira, 20 de setembro de 2024

X-SANTOS DA QUARTA SEMANA DE SETEMBRO

 

X-SANTOS  DA QUARTA SEMANA DE SETEMBRO

23 DE SETEMBRO: SANTO PADRE PIO DE PIETRELCINA

Nascido no dia 25 de maio de 1887 em Pietrelcina na Itália, aos 15 anos Padre Pio ingressou na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, sendo ordenado em 1910. Recebeu os estigmas, sinais da Paixão de Jesus Cristo, em seu próprio corpo. Entregando-se inteiramente ao Ministério da Confissão, buscava por meio desse sacramento aliviar os sofrimentos de seus fiéis e libertá-los das garras do demônio. Foi beatificado no dia 2 de maio de 1999 pelo Papa João Paulo II e canonizado no dia 16 de Junho de 2002.

24 DE SETEMBRO: SANTO GERARDO SAGREDO

Nasceu no ano de 980 em Veneza. Ingressou na Ordem Beneditina, na qual se tornou abade. Voltando de uma viagem à Terra Santa, passou pela Hungria e a pedido do rei, Santo Estevão, assumiu a missão de evangelizar aquela nação. Se tornou Bispo e conseguiu acabar com a idolatria pagã na região. Com a morte do monarca, começaram as perseguições dos que queriam restabelecer o regime pagão. O Santo Bispo morreu em 1046 ferido por uma lança. É festejado como o “Apóstolo da Hungria”.

25 DE SETEMBRO: SANTA AURÉLIA E SANTA NEOMÍSIA

Nascidas no século XIV na Ásia Menor, essas irmãs eram muito unidas na caridade para com os pobres e enfermos. Após concluir uma peregrinação pela Terra Santa, decidiram esticar até Roma. Na volta foram surpreendidas por sarracenos muçulmanos que as identificaram como cristãs e as agrediram quase até à morte, sendo salvas por um forte temporal. Estabelecendo-se na Itália retomaram a vida de caridade, oração e penitência, em benefício dos pobres, velhos e doentes. O culto a santa Aurélia é um dos mais antigos da tradição romana.

26 DE SETEMBRO: SÃO COSME E SÃO DAMIÃO

Esses irmãos gêmeos nascidos no Oriente no Século IV ficaram conhecidos por serem excelentes médicos. Após se converterem aos cristianismo se tornaram missionários, utilizando de seus conhecimentos científicos e o poder da oração para operar verdadeiras curas de corpo e alma. Foram presos por ordem do imperador Diocleciano, sob a acusação de feitiçaria e uso de meios diabólicos para alcançar suas curas. Após negarem a adorar deuses falsos, foram martirizados. São os padroeiros dos farmacêuticos, médicos e das universidades de medicina.

27 DE SETEMBRO: SÃO VICENTE DE PAULO

 

Nascido na França em abril de 1581. São Vicente de Paulo iniciou uma reforma no clero, realizando inúmeras obras assistenciais, lutando contra o jansenismo que pregava um rigorismo irracional esfriando a Fé do povo. Além de seus trabalhos sociais São Vicente fundou a “Congregação da Missão” (lazaristas), e junto de Santa Luísa de Marillac edificou as “Filhas da Caridade” (irmãs vicentinas).

28 DE SETEMBRO: SÃO WENCESLAU

Aos 13 anos de idade herdou o Ducado da Boêmia, pela morte de seu pai Vratislau. Na corte, duas influências opostas defrontavam-se: De um lado, a piedosa Ludmila, mãe de Vratislau, que era católica fervorosa e educou no catolicismo o neto Venceslau. De outro, a duquesa Draomira, viúva de Vratislau, regente na menoridade de Venceslau, que era uma fanática pagã. Draomira, não conseguindo ter influência sobre o jovem duque, manifestava clara preferência pelo filho mais jovem, Boleslau, que também era pagão. Draomira mandou estrangular a sogra cristã e passou a perseguir os católicos sem ousar, no entando, tocar em Venceslau. Venceslau, ao completar 18 anos de idade, destituiu Draomira, tomando posse do seu ducado e modificando radicalmente a situação. Favoreceu o catolicismo, chamou de volta os missionários e mandou edificar igrejas.

 29 DE SETEMBRO: ARCANJOS SÃO MIGUEL, SÃO       GABRIEL E SÃO RAFAEL

São Miguel

O nome do Arcanjo Miguel possui um revelador significado em hebraico: “Quem como Deus”. Segundo a Bíblia, ele é um dos sete espíritos assistentes ao Trono do Altíssimo, portanto, um dos grandes príncipes do Céu e ministro de Deus.

São Gabriel

O nome deste Arcanjo, citado duas vezes nas profecias de Daniel, significa “Força de Deus” ou “Deus é a minha proteção”. É muito conhecido devido a sua singular missão de mensageiro, uma vez que foi ele quem anunciou o nascimento de João Batista e, principalmente, anunciou o maior fato histórico: a Encarnação do Filho de Deus.

São Rafael

Um dos sete espíritos que assistem ao Trono de Deus. Rafael aparece no Antigo Testamento no livro de Tobit. Este arcanjo de nome “Deus curou” ou “Medicina de Deus”, restituiu à vista do piedoso Tobit.

30 DE SETEMBRO: SÃO JERÔNIMO

Nasceu na Dalmácia em 340. Ao realizar seus estudos em Roma se converteu e foi batizado. Retirou-se para o deserto e seguiu uma vida eremítica, sendo ordenado sacerdote em 379. Tendo estudado as línguas originais para melhor compreender as Escrituras, traduziu, a pedido do Papa São Dâmaso, a Bíblia para o latim (língua oficial da Igreja na época). Esta tradução recebeu o nome de Vulgata. A Igreja o declarou padroeiro de todos os que se dedicam ao estudo da Bíblia. (EPC)

https://catolicaconect.com.br/quais-sao-os-santos-celebrados-no-mes-de-setembro/

28 de Setembro- Beatos Mártires do Japão  (Agostiniano).

 

Os primeiros missionários agostinianos chegaram ao Japão em 1602. Seu entusiasmo e seus sacrifícios não tardaram em dar fruto. O povo os ouvia com alegria e abundavam as conversões. A vida agostiniana atraίa os nativos, tanto que em poucos anos já havia religiosos, terciários e cinturados de origem japonesa. Mas logo estourou uma violenta perseguição contra os católicos. A prova foi terrível, mas a nascente Igreja japonesa a enfrentou com admirável valentia e fidelidade. Foram centenas de agostinianos e agostinianos recoletos, entre eles religiosos, cinturados e terciários que, entre 1617 e 1637, derramaram seu sangue por Cristo em meio a atrozes tormentos. A liturgia recorda um grupo beatificado por Pio IX em 1867, composto por Hermando de São José e seu catequista, o cinturado Andrés Yoshida, martirizados em 1617; o padre Pedro de Zuñiga, executado em 1622; o frei Juan Shozaburo, os oblatos Miguel Kiuchi Tayemon, Pedro Kuhieye e Tomás Terai; e os terciários Mancio Seizayemon e Lorenzo Hechizo, sacrificados em 1630; e, por fim, os padres Bartolomé Gutiérrez, Vicente de Santo Antonio e Francisco de Jesús, martirizados em Setembro de 1632.

 
Um segundo grupo de mártires está composto pelos recoletos Martίn de São Nicolau, Melchior de Santo Agostinho, queimados a fogo lento no dia 11/12/1632 e beatificados no dia 23/04/1989. Tinham viajado como voluntários da Filipinas ao Japão, a pedido dos padres Francisco de Jesus e Vicente de Santo Antonio, que já estavam presos. 


A memória dos mártires japoneses testemunha a universalidade da vida agostiniana (procedem de quatro paises: Espanha, México, Portugal e Japão) e a comunhão de vida entre sacerdotes, irmãos e seculares agostinianos, assim como a comum herança das diversas famílias agostinianas.

 

https://psarj.com.br/santosagostinianos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário