quinta-feira, 31 de outubro de 2024

IV- LITURGIA DA PALAVRA DA COMEMORAÇÃO DE TODOS OS FIÉIS DEFUNTOS- AHO B

 

IV- LITURGIA DA PALAVRA DA COMEMORAÇÃO DE TODOS OS FIÉIS DEFUNTOS- AHO B

 

Ouçamos a Palavra de Deus, que ilumina nossa vida presente e nos dá a firme certeza da ressurreição.

PRIMEIRA LEITURA (Jó 19,1.23-27a | Lec. Dom. p.1200)

 Leitura do Livro de Jó.

1 Jó tomou a palavra e disse: 23Gostaria que minhas palavras fossem escritas e gravadas numa inscrição 24com ponteiro de ferro e com chumbo, cravadas na rocha para sempre! 25Eu sei que o meu redentor está vivo e que, por último, se levantará sobre o pó; 26e depois que tiverem destruído esta minha pele, na minha carne, verei a Deus. 27Eu mesmo o verei, meus olhos o contemplarão, e não os olhos de outros.

- Palavra do Senhor. T. Graças a Deus.

SALMO 27(26) (Lecionário Dominical p.1211)

Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver na terra dos viventes!

1. O Senhor é minha luz e salvação; * de quem eu terei medo? / O Senhor é a proteção da minha vida: * perante quem eu tremerei?

 2. Ao Senhor eu peço apenas uma coisa, * e é só isto que eu desejo: / habitar no santuário do Senhor * por toda a minha vida;

 3. Ó Senhor, ouvi a voz do meu apelo, + atendei por compaixão! * É vossa face que eu procuro. / Não afasteis com ira o vosso servo, * sois vós o meu auxilio! 4. Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver * na terra dos viventes. / Espera no Senhor e tem coragem, * espera no Senhor!

 SEGUNDA LEITURA (1Cor 15, 20-24a.25-28 | Lec. Dom. p.1233

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios.

 Irmãos: 20Cristo ressuscitou dos mortos como primícias dos que morreram. 21Com efeito, por um homem veio a morte e é também por um homem que vem a ressurreição dos mortos. 22Como em Adão todos morrem, assim também em Cristo todos reviverão. 23Porém, cada qual segundo uma ordem determinada: Em primeiro lugar, Cristo, como primícias; depois, os que pertencem a Cristo, por ocasião da sua vinda. 24aA seguir, será o fim, quando ele entregar a realeza a Deus-Pai. 25Pois é preciso que ele reine até que todos os seus inimigos estejam debaixo dos seus pés. 26O último inimigo a ser destruído será a morte. 27Com efeito, "Deus pôs tudo debaixo dos seus pés". Mas quando ele disser: "Tudo está submetido", é claro que estará excluído dessa submissão aquele que submeteu tudo a Cristo. 28E, quando todas as coisas estiverem submetidas a ele, então o próprio Filho se submeterá àquele que lhe submeteu todas as coisas, para que Deus seja tudo em todos. –

Palavra do Senhor. T. Graças a Deus.

ACLAMAÇÃO (Jo 6,39)

Aleluia, aleluia, aleluia

. É esta a vontade de quem me enviou: / que eu não perca nenhum dos que ele me deu, / mas que eu os ressuscite no último dia.

EVANGELHO (Jo 11, 17-27 | Lecionário Dominical, p.1250)

P. O Senhor esteja convosco. T. Ele está no meio de nós.

 P. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João. T. Glória a vós, Senhor.

P. 17Quando Jesus chegou, a Betânia, encontrou Lázaro sepultado havia quatro dias. 18Betânia ficava a uns três quilômetros de Jerusalém. 19Muitos judeus tinham vindo à casa de Marta e Maria para as consolar por causa do irmão. 20Quando Marta soube que Jesus tinha chegado, foi ao encontro dele. Maria ficou sentada em casa. 21Então Marta disse a Jesus: "Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido. 22Mas mesmo assim, eu sei que o que pedires a Deus, ele to concederá". 23Respondeu-lhe Jesus: "Teu irmão ressuscitará". 24Disse Marta: "Eu sei que ele ressuscitará na ressurreição, no último dia". 25Então Jesus disse: "Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, mesmo que morra, viverá. 26 E todo aquele que vive e crê em mim, não morrerá jamais. 27Crês isto?" Respondeu ela: "Sim, Senhor, eu creio firmemente que tu és o Messias, o Filho de Deus, que devia vir ao mundo".

- Palavra da Salvação. T. Glória a vós, Senhor

Nenhum comentário:

Postar um comentário