sábado, 5 de outubro de 2024

V- CAMPANHA MISSIONÁRIA E SUGESTÕES DE CANTOS

 

 

 

 

V-   CAMPANHA MISSIONÁRIA

 

As Pontifícias Obras Missionárias (POM) deram início à sua tão aguardada Campanha Missionária deste ano, atividade que tem o objetivo de fortalecer os laços de solidariedade e promover a animação missionária. O lançamento oficial ocorre nesta sexta, 15 de março, em uma cerimônia especial realizada na sede das POM, reunindo bispos referenciais da missão, lideranças do Conselho Missionário Nacional (COMINA) e instituições parceiras.

Para inspirar as atividades da Campanha Missionária, foi lançada a arte oficial que vai animar o mês missionário em toda a Igreja no Brasil e que terá o lema “Ide, convidai a todos para o banquete”, frase inspirada no texto de Mateus 22,9 e escolhida pelo Papa Francisco. O tema será “Com a força do Espírito, testemunhas de Cristo”, nos fazendo permanecer em comunhão com a Igreja da América que se prepara para viver o 6º Congresso Missionário Americano, o CAM6, em novembro deste ano, em Porto Rico.

Acesse o site oficial da Campanha Missionária 2024

 

 

5.’- Dia Mundial das Missões

 

Uma das iniciativas mais emblemáticas das Pontifícias Obras Missionárias é o Dia Mundial das Missões, que neste ano acontece nos dias 19 e 20 de outubro. No Brasil, foi assumida a Campanha Missionária durante o mês de outubro e que tem como objetivo principal conscientizar os fiéis sobre a importância da missão na Igreja e angariar recursos para apoiar os esforços missionários em diferentes partes do mundo.

Através da Campanha Missionária e de outras iniciativas, as Pontifícias Obras Missionárias reafirmam o compromisso da Igreja Católica com a missão evangelizadora, inspirando os fiéis a se engajarem ativamente na difusão do Evangelho e na construção de um mundo mais justo, solidário e fraterno.

Durante esse mês especial, são organizadas diversas atividades nas paróquias, escolas e comunidades católicas, incluindo celebrações, formações, novenas e experiências missionárias, lembrando a solidariedade com os povos em situação de vulnerabilidade.

Além de sensibilizar os fiéis, a campanha também tem um importante aspecto de arrecadação de fundos. As doações recebidas durante esse período são destinadas ao Fundo Mundial de Solidariedade em Roma, que apoia projetos de evangelização, educação, saúde, desenvolvimento comunitário e assistência social em áreas de missão ao redor do mundo.

No Brasil, a Campanha Missionária é uma atividade que, desde 1972, ajuda a fortalecer a identidade missionária da Igreja. É uma iniciativa que acontece em comunhão com o Conselho Missionário Nacional (COMINA) e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

5.2-Nova marca da CM

 

A Campanha Missionária tem um nova identidade visual, marcando os seus 50 anos de jornada para promover a animação missionária em todo o mundo. A nova logomarca destaca a cruz, símbolo de nossa existência, e a sigla “CM” em um globo terrestre estilizado, rodeado por pontos que se entrelaçam em um gesto de solidariedade que ocupa o centro do design. Este ícone reflete a visão da Campanha Missionária de criar uma comunidade global que se expande para todos os cantos do mundo.

Ao lançar a nova marca da Campanha Missionária, as Pontifícias Obras Missionárias (POM) pretende reafirmar o trabalho de tantas pessoas envolvidas com a missão além-fronteiras, assim como trazer mais identidade para esta ação que faz parte da essência da vida cristã. Este é um símbolo do compromisso contínuo da Campanha Missionária em construir um mundo mais justo e compassivo.

Com informaçõesPOM 

 

https://www.cnbb.org.br/pontificias-obras-missionarias-lancam-arte-oficial-da-campanha-missionaria-2024/

 

VI-Outubro Rosa– Mês de Conscientização Sobre o Câncer de Mama

Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure.

A data, celebrada anualmente, tem o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

Desde 2020, com a pandemia COVID-19, os grupos que atuam em câncer de mama tiveram que repensar suas campanhas do Outubro Rosa e aumentar sua presença virtual. Por meio de intervenções, campanhas e mensagens inovadoras, eles mostraram que a promoção da saúde pública pode assumir várias formas e gerar um forte impacto no acesso à saúde. Qual a melhor forma de adaptar uma campanha? Por que a parceria com outros grupos pode aumentar o alcance das mensagens compartilhadas? Como avaliar o impacto de uma campanha virtual?

Para tentar responder essas questões, em 21/9/2021, a Union for International Cancer Control (UICC) compartilhou estudos de caso de diferentes grupos e regiões para inspirar ideias e compartilhar lições aprendidas nas campanhas de 2020 para aproveitar ao máximo a campanha do Mês de Conscientização do Câncer de Mama deste ano.

No Brasil, em 2018, a 
Lei nº 13.733 instituiu o Mês de conscientização sobre o câncer de mama – outubro rosa, período em que devem ser desenvolvidas as seguintes atividades, entre outras:

I – iluminação de prédios públicos com luzes de cor rosa;
II – promoção de palestras, eventos e atividades educativas;
III – veiculação de campanhas de mídia e disponibilização à população de informações em banners , em folders e em outros materiais ilustrativos e exemplificativos sobre a prevenção ao câncer, que contemplem a generalidade do tema.

O Instituto Nacional de Câncer (INCA), participa do movimento desde 2010 e promove eventos técnicos, debates e apresentações sobre o assunto, assim como produz materiais e outros recursos educativos para disseminar informações sobre fatores protetores e detecção precoce do câncer de mama.

Este ano, o INCA adotou o slogan: Eu cuido da minha saúde todos os dias. E você?

O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. Cerca de 2,3 milhões de casos novos foram estimados para o ano de 2020 em todo o mundo, o que representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas nas mulheres. As taxas de incidência variam entre as diferentes regiões do planeta, com as maiores taxas nos países desenvolvidos.

Para o Brasil, a estimativa foi de 66.280 casos novos de câncer de mama em 2021, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres.

Esse tipo de câncer também ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil, com taxa de mortalidade ajustada por idade, pela população mundial, para 2019, de 14,23/100 mil. As maiores taxas de incidência e de mortalidade estão nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.

Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região das axilas.

Fontes:

Instituto Nacional de Câncer (INCA)
Union for International Cancer Control (UICC)

https://bvsms.saude.gov.br/outubro-rosa-mes-de-conscientizacao-sobre-o-cancer-de-mama-2/

 

VII-Sugestões de Cantos para o Mês Missionário • Outubro

 

1. Entrada1: VENHAM TRABALHAR NA MINHA VINHA
Entrada2: AGORA É TEMPO DE SER IGREJA
Entrada3: E PELO MUNDO EU VOU
Entrada4: MISSÃO DA IGREJA
2. Aclamação1: NO EVANGELHO DA VIDA
Aclamação2: COMO SÃO BELOS
Aclamação3: ALELUIA, IDE PELO MUNDO
Aclamação4: ALELUIA, VAI E ANUNCIA
3. Oferendas1: BENDITO SEJAIS POR TODOS OS DONS
Oferendas2: MUITOS GRÃOS DE TRIGO
Oferendas3: A FÉ É COMPROMISSO
Oferendas4: VAMOS PREPARAR A CEIA
4. Comunhão1: É COMUNHÃO, É COMUNHÃO
Comunhão2: É BOM ESTARMOS JUNTOS
Comunhão3: CANTAR A BELEZA DA VIDA
Comunhão4: VEM, EU MOSTRAREI
5. Final1: É MISSÃO DE TODOS NÓS
Final2: E PELO MUNDO EU VOU
Final3: IDE POR TODO O UNIVERSO
Final4: NOSSA MISSÃO

https://cantosparamissas.wordpress.com/2015/10/01/cantos-para-o-mes-das-missoes-outubro-cifras-e-musicas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário