sexta-feira, 4 de agosto de 2023

Agosto: mês das vocações

 

Agosto: mês das vocações

 

Durante todo mês de agosto, a Igreja Católica celebra as vocações no Brasil. É assim todos os anos, quando a cada domingo a Celebração Litúrgica é dedicada à uma vocação específica. Esse ano não será diferente. Você já falou sobre as vocações com o seu catequizando?

https://static.wixstatic.com/media/6f2e73_ae448e6a06ba45bb92159f71ccd7a9aa~mv2.png/v1/fill/w_432,h_243,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/6f2e73_ae448e6a06ba45bb92159f71ccd7a9aa~mv2.png

A primeira e mais importante vocação é à vida cristã, já que todos os os cristãos são vocacionados à santidade. Depois de nos conscientizarmos dessa responsabilidade, podemos e devemos buscar o chamado pessoal: sacerdotal, matrimonial, religioso ou leigo.



1º Domingo de Agosto: Vocação Sacerdotal



O sacerdote é o representante de Cristo dentro da sua comunidade, pastor e pai espiritual. A figura do padre busca pela caridade pastoral, sendo sinal de unidade. É sua responsabilidade contribuir para a edificação e crescimento da comunidade, promovendo e incentivando a vivência atuante e verdadeira do Evangelho.



Essa data também lembra as vocações aos Ministérios Ordenados. No dia 04 de agosto, é celebrado o dia de São João Maria Vianney, o Cura D'Ars e patrono dos padres, e dia 10 de agosto é Dia de São Lourenço, padroeiro dos diáconos.



2º Domingo de Agosto - Vocação Matrimonial & Dia dos Pais

 

No segundo domingo do mês, os brasileiros comemoram o Dia dos Pais. Por isso, a Igreja também celebra a Vocação Matrimonial, ou seja, os vocacionados ao casamento e formação da família.



Antigamente, a data era comemorada no dia 16 de agosto - quando também era celebrado o Dia de São Joaquim, pai de Nossa Senhora. Posteriormente, o segundo domingo foi adotado para a comemoração.



3º Domingo de Agosto - Vocação à vida consagrada

 

A Vocação à Vida Consagrada celebra homens e mulheres que consagram suas vidas a Deus e ao próximo. Eles são testemunhos vivos do Evangelho e as vocações desenvolvem carismas e atividades enriquecedoras para a comunidade.



Todos buscam viver verdadeiramente os votos de castidade, obediência e pobreza, por isso, são sinais vivos do amor de Deus.



A vida consagrada é exemplo de oração, missão e realização das obras de caridade, vivendo a vida cristã plenamente, mesmo em um mundo material.



4º Domingo de Agosto - Vocações Leigas

 

Neste dia, a Igreja celebra todos os leigos que dedicam-se aos trabalhos pastorais e/ou missionários, mesmo com suas famílias e trabalhos. São eles que atuam nos ministérios, como o de música, na liturgia, nas obras de caridade, pastorais e catequese. Ou seja, são grandes colaboradores dos padres.



O leigo é aquele que está consciente do chamado de Deus a participar ativamente da Igreja e da comunidade.



5º Domingo de Agosto - Dia do Catequista



Quando o mês de agosto tem cinco domingos, este último celebra o Dia do Ministério do Catequista. Por vocação e missão, o catequista é aquele que promove a fé na comunidade cristã, através do preparo de crianças, jovens e adultos para o sacramento. Dos encontros de catequese saem os fiéis prontos para dar testemunho de Cristo e do Evangelho.

 

https://www.blogdacatequese.com.br/post/agosto-m%C3%AAs-das-voca%C3%A7%C3%B5es

Nenhum comentário:

Postar um comentário