CATEQUESE
ESPIRITUALIDADE
PASCAL: A FORÇA DO KERIGMA
Dom
Antonio de Assis Ribeiro
Bispo Auxiliar de Belém do Pará
(PA)
A palavra grega
“kerigma” significa “proclamação” e “anúncio”. Vem do termo “Kerix” que
significa mensageiro, aquele
que “leva e traz notícias”. Aplicado ao cristianismo é aquele que leva e traz a
mensagem de “Jesus Cristo” (que o anuncia). À diferença do mensageiro comum,
aquele que anuncia a “Boa Notícia” cristã, se compromete com ela. Por isso, não
somente a leva, mas a carrega consigo, é movido e animado por ela.
A
ressurreição de Jesus é provocadora de uma verdadeira maratona missionária e os
primeiros protagonistas desse anúncio são as mulheres, Pedro e João.
O Kerigma é uma síntese
Recordemos o que diz o
Evangelho de João. “No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao túmulo de
Jesus bem de madrugada, quando ainda estava escuro. Ela viu que a pedra tinha
sido retirada do túmulo. Então saiu
correndo e
foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo que Jesus amava. E disse para
eles: «Tiraram do túmulo o Senhor, e não sabemos onde o colocaram.» Então Pedro
e o outro discípulo saíram e foram ao túmulo. Os dois corriam juntos. Mas o outro discípulo correu mais depressa do que Pedro, e chegou
primeiro ao túmulo” (Jo 20,1-4). Após o encontro de Maria
Madalena com o Ressuscitado, ele lhe confere a missão do anúncio e testemunho
da sua Ressurreição aos discípulos (cf.
Mt 28,10; Jo 20,18).
Com
a reconstituição da comunidade dos apóstolos após a ressurreição de Jesus e
consolidada no dia de Pentecostes, os discípulos começaram o anúncio da vida,
paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Ainda não havia escritos, o que
se anunciava e era o básico sobre a pessoa de Jesus Cristo. A comunidade
primitiva compôs uma síntese, o Kerigma, para ser anunciada por todos os lados.
Muito mais do que dados fragmentados, tratava-se de um plano de formação para
os novos discípulos que aos poucos era aprofundado, assimilado e dava firmeza
para a comunidade primitiva porque era uma síntese que continha os elementos
essenciais para quem aceitava se tornar discípulos de Jesus.
O
Kerigma é uma profissão de fé da comunidade primitiva, que está alicerçada no
testemunho de quem conheceu, conviveu e foi testemunha ocular do drama padecido
por Jesus Cristo pela salvação da humanidade. Portanto, não é um anúncio frio
de um fato ultrapassado. Somos hoje desafiados a dar vida para esse anúncio a
partir da nossa experiência de fé em Jesus de Nazaré, já que não somos suas
testemunhas oculares.
Kerigma e conversão
O
Kerigma não é um resumo da biografia de Jesus, nem mesmo é uma mensagem
genérica sobre Ele. Trata-se de uma formulação que integra alguns aspectos
essenciais da vida de Jesus e, ao mesmo tempo, uma vez assimilados, tornava-se
uma mensagem.
O
conteúdo do Kerigma coloca em evidência a divindade de Jesus Cristo (Deus
encarnado), sua santidade baseada a promoção do bem, a rejeição por ele
sofrida, sua morte violenta (foi crucificado), seu sepultamento, sua
ressurreição. E os apóstolos confirmavam tudo dizendo: “e disso somos testemunhas”
(At 3, 15).
O
anúncio em geral era proferido com grande entusiasmo que tocava profundamente o
coração dos ouvintes e gerava questionamento pessoal, conversão, pediam o
batismo e os convertidos passavam a fazer parte da comunidade dos discípulos de
Jesus.
Merece
destaque o discurso de Pedro no dia de Pentecostes. A apresentação da história
de Jesus de Nazaré, de forma meditada e forte, estimulou os ouvintes a uma
tomada de decisão. Muitos do povo após ouvirem a pregação ficaram de coração
aflito e perguntaram a Pedro e aos outros discípulos o que deviam fazer. Pedro
lhes respondeu dizendo que deviam se arrepender e serem batizados em nome de
Jesus Cristo para obterem o perdão dos pecados (cf. At 2,37-41). Essa narração
confirma o que diz São Paulo que a fé depende, da pregação, e a pregação é o
anúncio da palavra de Cristo (cf. Rm 10,17; 1Cor 15,14).
Alguns textos Kerigmáticos
1Cor 15,3-8: “Por primeiro, eu lhes transmiti
aquilo que eu mesmo recebi, isto é: Cristo morreu por nossos pecados, conforme
as Escrituras; ele foi sepultado, ressuscitou ao terceiro dia, conforme as
Escrituras; apareceu a Pedro e depois aos Doze. Em seguida, apareceu a mais de
quinhentos irmãos de uma só vez; a maioria deles ainda vive, e alguns já
morreram. Depois apareceu a Tiago e, em seguida, a todos os apóstolos”.
At 2,22-25: “Homens de Israel, escutem estas
palavras: Jesus de Nazaré foi um homem que Deus confirmou entre vocês,
realizando por meio dele os milagres, prodígios e sinais que vocês bem
conhecem. E Deus, com sua vontade e presciência, permitiu que Jesus lhes fosse
entregue, e vocês, através de ímpios, o mataram, pregando-o numa cruz. Deus,
porém, ressuscitou Jesus, libertando-o das cadeias da morte, porque não era
possível que ela o dominasse”.
At 3,15: “O Deus de nossos antepassados
glorificou o seu servo Jesus. Vocês o entregaram e o rejeitaram diante de
Pilatos, que estava decidido a soltá-lo. Vocês, porém, renegaram o Santo e o
Justo, e pediram clemência para um assassino. Vocês mataram o Autor da vida,
mas Deus o ressuscitou dos mortos. E disso nós somos testemunhas”.
At 4,10-12: “É pelo nome de Jesus Cristo, de
Nazaré, aquele que vocês crucificaram e que Deus ressuscitou dos mortos, é pelo
seu nome, e por nenhum outro, que este homem está curado diante de vocês. Jesus
é a pedra que vocês, construtores, rejeitaram, que se tornou a pedra angular.
Não existe salvação em nenhum outro, pois debaixo do céu não existe outro nome
dado aos homens, pelo qual possamos ser salvos.»
At 5,30-32: “O Deus de nossos antepassados
ressuscitou a Jesus, que vocês mataram, suspendendo-o numa cruz. Mas Deus com a
sua direita o exaltou, tornando-o Chefe supremo e Salvador, para dar ao povo a
oportunidade de se arrepender e receber o perdão dos pecados. E nós somos
testemunhas dessas coisas, nós e o Espírito Santo, que Deus concedeu àqueles
que lhe obedecem.»
O
Kerigma nos apresenta a interdependência e inseparabilidade dos principais
mistérios da nossa fé: o mistério da encarnação, vida, sofrimento, morte e
Ressurreição de Jesus Cristo. O Kerigma nos fala da importância de nos
exercitarmos na capacidade de síntese em relação aos mistérios da nossa fé, sem
fragmentá-los para que o seu anúncio seja consistente e não caiamos em nenhuma
forma de reducionismo e nem de seletividade no anúncio.
PARA REFLEXÃO PESSOAL:
Qual
é o conteúdo do Kerigma?
Qual
é a importância do Kerigma hoje?
Qual
dos textos bíblicos nos apresenta a mais síntese densa sobre Jesus Cristo?
https://www.cnbb.org.br/espiritualidade-pascal-a-forca-do-kerigma/
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